Anéis de formaturaJoias e Curiosidades

Anel formatura de medicina: qual é o verdadeiro símbolo?

Por 21/02/2017 Sem comentários

Qual o verdadeiro símbolo da medicina para ser usado em anéis de formatura? O Caduceu de Hermes ou o Bastão de Esculápio? Os dois símbolos são ligados, de alguma maneira, à medicina e à área da saúde. No entanto, você sabe dizer qual deles é a representação correta do curso de medicina?

bastão-de-esculapio-vs-caduceu-de-hermes-simbolo

É importante entender que os dois símbolos têm raízes na mitologia grega e se originaram há muitos anos atrás. Apesar de similares, carregam significados diferentes e surgiram de mitos distintos.

O Caduceu de Hermes ou Mercúrio

O caduceu de Hermes (ou Mercúrio) é um bastão com origens na mitologia da antiga Grécia. Trata-se de uma figura de um bastão entrelaçado por duas serpentes, cuja parte superior é adornada com asas. A serpente da direita é chamada Od e a da esquerda Ob. Elas representam forças contrárias que podem se associar, mas não se fundir.

hermes-e-seu-caduceu-louvre

Hermes e o caduceu no Louvre – Foto: IWCphoto

Na mitologia grega, Hermes é considerado um deus muito inteligente, porém desonesto e trapaceiro. Por essa razão, seria o protetor dos arautos, negociantes e ladrões. Seu primeiro ato ao nascer foi roubar parte do gado de seu irmão Apolo. Por negar a autoria do crime, Zeus precisou intervir na briga dos irmãos e Hermes acabou confessando o furto. Para se reconciliar com Apolo, Hermes presenteou seu irmão com uma lira que havia produzido com um casco de tartaruga e cordas de tripas de boi. Apolo, em retribuição, deu-lhe o caduceu.

O caduceu era, originalmente, uma haste de ouro com asas em sua extremidade. Segundo a lenda, o caduceu tomou o formato conhecido quando foi lançado por Hermes entre duas serpentes que lutavam. Elas se entrelaçaram na haste como uma atitude amistosa entre forças diferentes. Esta figura representa o equilíbrio e o infinito.

Hoje, o caduceu de Hermes é o símbolo utilizado para representar o comércio. Ele também é usado em emblemas de cursos como contabilidade e pedagogia.

O Bastão de Esculápio ou Asclépio

O bastão de Asclépio (ou Esculápio) é um símbolo derivado da mitologia grega. Ele é relacionado à astrologia, à cura e à regeneração. Trata-se de um bastão envolvido por uma única serpente.

museu-nacional-da-grecia-asclepio-estatua

Estátua de Asclépio no Museu Arqueológico Nacional da Grécia – Foto: Wikimedia Commons

Na mitologia grega, Asclépio era filho do deus Apolo e da ninfa Corônis, uma mortal. Após a morte de sua mãe, ele foi criado pelo centauro Quíron, com quem aprendeu a arte da cura através do uso de plantas medicinais. Segundo a lenda, tornou-se um médico famoso por curar os doentes. Tão exímio que conseguiu ressuscitar os mortos, ultrapassando os limites da medicina. Por essa razão, foi punido por Zeus com um raio, que o transformou na constelação de Ofiúco, para que seu pai, Apolo, não sofresse com a morte do filho. Ofiúco, também é conhecida como Serpentário (aquele que carrega a serpente) na astronomia.

serpentario-urania-mirrors-ofiuco

Constelação de Ofiúco – Imagem: Urania’s Mirror

Asclépio foi muito cultuado na cultura greco-romana como o deus da medicina e é sempre representado segurando seu bastão. Por essa razão, o bastão de Asclépio é considerado o símbolo oficial da medicina, estampando a bandeira da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1946.

De onde vem a confusão entre os símbolos de atividade tão diferentes?

Existem alguns motivos que podem explicar a confusão entre os dois símbolos. Em 1538, as obras de Hipócrates, pai da medicina, foram publicadas em grego pelo tipógrafo suíço Johannes Froben. Neste período, o Caduceu de Hermes era o símbolo da tipografia. Em razão disso, o caduceu foi estampado na página fontal do livro de Hipócrates, que, provavelmente, deu início a essa confusão entre o Caduceu e o Bastão.

Outro fator, que contribuiu para aumentar este engano, é o fato do serviço de saúde das forças armadas americanas utilizarem o Caduceu de Hermes como símbolo.

Conclusão: O Bastão de Asclépio é o verdadeiro símbolo da medicina e da saúde. O Caduceu de Hermes é utilizado, de maneira equivocada, por algumas instituições de saúde como emblema, embora não exista nenhuma relação entre o símbolo e esta área de atuação.

A serpente como simbolo da saúde

simbolo-da-organização-mundial-da-saúde

Símbolo da Organização Mundial da Saúde, Sede da OMS em Genebra na Suiça – Foto: AP Images

Se Asclépio é considerado o deus da medicina, por qual motivo a serpente é considerada como símbolo da saúde? Ainda, segundo o mito de Asclépio, em um dos atendimentos a pacientes em seu templo, uma serpente enrolou-se em seu cajado. Naquele momento, o semideus não poupou esforços para retirá-la, mas a serpente tornava a subir em seu cajado novamente, onde permaneceu para sempre.

De acordo com outro escrito, do poeta romano Higino, existe uma segunda parte do mito em que Asclépio consegue matar a serpente. No entanto, para surpresa do semideus, surge uma segunda cobra transportando uma erva em sua boca. Esta segunda cobra deposita a erva na boca da serpente morta, que instantaneamente revive, recuperando-se por completo. Foi assim que Asclépio aprendeu a ressuscitar pessoas, fazendo o uso desta erva especial, o que acabou despertando a fúria de Zeus.

A serpente também estaria relacionada a uma crença, ainda mais antiga, de que as cobras seriam donas de grande sabedoria, da capacidade de regeneração (a troca de pele) e de curar (através de seu veneno). Elas também são relacionadas à imortalidade e ao ciclo da vida.

Hoje, a serpente é um símbolo que representa diversas áreas da saúde. Ela aparece nos emblemas dos cursos de medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia, veterinária, farmácia e nutrição.

simbolos-area-de-saude 02

Por essa razão, os anéis de formatura das faculdades mencionadas costumam trazer uma serpente inserida em seu design. Veja abaixo, alguns modelos de anéis de formatura para a área da saúde:

anel-de-formatura-medicina-feminino-asclepius-branco-esmeralda

Anel de Formatura de Medicina Asclepius I

anel-de-formatura-medicina-asclepius-amarelo-esmeralda

Anel de Formatura de Medicina Asclepius II

nel-de-formatura-medicina-feminino-serpens-esmeralda-branco

Anel de Formatura de Medicina Serpens I

anel-de-formatura-medicina-feminino-serpens-esmeralda-amarelo

Anel de Formatura de Medicina Serpens II

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

Compartilhe com um amigo