Skip to main content
Anéis de formatura

A história dos anéis de formatura

O anel de formatura é a materialização do orgulho pela profissão escolhida. Esta joia é símbolo desse momento especial em sua carreira, que marca o início de uma nova jornada cuja essência é aplicar o conhecimento duramente adquirido através de muito esforço e estudo.

Os anéis de formatura já estão profundamente inseridos nas culturas de vários países. No entanto, você sabe como tudo isso começou?

A história

O costume de usar anéis de formatura é antigo. Um dos primeiros relatos do uso desse tipo de joia é de 1835, na academia militar de West Point, Estados Unidos. Os anéis eram uma forma de identificar a turma de formandos e marcar a passagem deles pela instituição.

Anel de formatura de medicina

Anel de Formatura de Medicina Asclepius II

Tudo começou porque os gestores do curso de formação de oficiais de West Point sentiram a necessidade de criar algo que fizesse os alunos sempre lembrarem dos valores e ideais ensinados em uma das escolas mais prestigiadas da época. Naquele tempo, a West Point era a única academia militar dos Estados Unidos. Por isso, destacava-se com uma instituição de elite.

A ideia caiu rapidamente no gosto dos alunos de outras instituições e cursos, dando início à tradição dos anéis de formatura, que se tornaram o símbolo definitivo do curso e, em alguns casos, da instituição que você se graduou.

Os anéis de formatura nos tempos modernos

Na era da tecnologia, é natural experimentarmos rápidas mudanças culturais e ver muitas tradições perderem o sentido. No entanto, em meio a esse turbilhão social, os anéis de formatura resistem! Vários estudantes buscam consolidar suas memórias e celebrar sua formação com um anel de formatura.

A alegria ao receber um anel de formatura é evidente nas expressões dos formandos. Esse contentamento é resultado de um senso de responsabilidade e altas expectativas de um futuro promissor. Tudo isso dá sentido a essa joia especial, que se tornou um símbolo de conquista e motivação.

Anel de formatura de direito

Anel de Formatura de Direito Juris II

No passado, o anel de formatura trazia um formato padrão para todos os formandos, com uma pedra central e símbolos nas laterais do aro, representando o curso de formação. A tradição continua forte, resistindo à passagem do tempo, porém, o modelo convencional, com o brasão da faculdade e insígnia do curso, perde forças e dá lugar a modelos delicados e atemporais, algo que tem se tornado cada vez mais comum, principalmente para o público feminino.

Pedras preciosas coloridas e anéis de formatura

O universo das pedras preciosas sempre foi repleto de crenças que se solidificaram em diversas culturas. Não se sabe ao certo em que momento as gemas coloridas começaram a ganhar destaque nas joias de formatura, mas uma interpretação mística das gemas é, provavelmente, a grande razão.

Os anéis de formatura para os cursos da área das ciências biológicas, por exemplo, costumam ter como pedra central uma esmeralda, pois o verde é muito relacionada à cura. Um outro exemplo é a escolha do rubi como pedra símbolo do curso de direito. O tom vermelho vibrante da gema representa a paixão, o entusiasmo e a força, qualidades essenciais aos formandos em direito. Além disso, acredita-se que o rubi seja uma pedra que ajuda o portador a melhorar sua oratória.

A seguir, veja as principais pedras usadas nos anéis de formatura atualmente.

Rubi: Direito, Oficial Bombeiro, Jornalismo e Oficial de Justiça.

anel-de-formatura-de-direito-temis-ouro-amarelo-rubi

Anel de Formatura de Direito Têmis II

Esmeralda: Medicina, Biomedicina, Bioquímica, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

anel-de-formatura-medicina-serpens-ouro-amarelo-esmeralda

Anel de Formatura de Medicina Serpens II

Safira: Administração (todas as graduações), Agronomia, Análise de Sistemas, Arquitetura, Ciências da Computação, Ciências Políticas, Engenharia (todas as especialidades), Filosofia, Física, Fonoaudiologia, Matemática, Música, Pedagogia, Processamento de dados, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais.

anel-de-formatura-de-administracao-strategy-ouro-branco-safira

Anel de Formatura em Administração Strategy I

anel-de-formatura-arquitetura-ouro-branco-safira

Anel de Formatura de Arquitetura Mies I

Granada: Odontologia.

anel-de-formatura-asclepius-odontologia-ouro-amarelo-granada

Anel de Formatura de Odontologia Asclepius II

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta