Skip to main content
Anéis de NoivadoJoias e Curiosidades

O de Anel de Noivado que Napoleão deu à Josefina é Leiolado

O anel de noivado que Napoleão Bonaparte deu à Josefina, em 1796, foi leiloado em Paris por €896.400 no último domingo, 24 de março. O preço de venda surpreendeu diante de expectativas pré-leilão de apenas €20.000. A joia tem aparência muito simples, mas está recheada de histórias.

anel-de-noivado-napoleao

O anel possui duas pedras preciosas, uma safira e um diamante, ambas na lapidação gota, afixadas em um aro de ouro com cravação conhecida como “toi toi”.

É engraçado um anel tão simples carregar a história de poderosas personalidades como Napoleão e Josefina. A grande questão é que, quando Napoleão adquiriu o anel de noivado, ele era apenas um jovem e promissor oficial. Na verdade, a compra deve ter feito um belo estrago em sua conta bancária.

Os dois se apaixonaram em 1795 e se casaram em seguida, em 1796. A lua de mel durou apenas 36 horas, pois Napoleão teve de partir para liderar uma bem-sucedida invasão da Itália. No entanto, enquanto estava fora, ele escrevia pelo menos duas vezes ao dia para sua amada.

Desde que eu te deixei tenho me sentido bastante deprimido

O casamento acabou rapidamente. Napoleão sempre insistiu que Josefina o acompanhasse em suas conquistas, mas ela sempre preferiu ficar em Paris. Enquanto estava em campanhas militares, ele descobriu alguns casos de Josefina e o tom de suas cartas mudou e se tornaram bastante agressivas.

Josefina ficou com o anel de noivado após o rompimento do relacionamento. Mais tarde, ela deu o anel para a sua filha Hortênsia de Beauharnais, a Rainha da Holanda.

Foto: Reprodução

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta