Skip to main content
AliançasAnéis de Noivado

Por que usamos aliança e anel de noivado no dedo anular (ou anelar)?

Afinal de contas, por que usamos alianças e anéis de noivado no quarto dedo, isto é, no anular (ou anelar¹)? Há diversas lendas, mitos e fatos que explicam esse costume, mas é difícil encontrar os motivos históricos precisos para o dedo anular ter se tornado o dedo do anel. No entanto, as lendas são belas, cheias de significado e inspiradoras. Conheça algumas delas:

A Bela Lenda Chinesa

O chineses possuem uma bela e convincente explicação para a tradição. Para eles, cada dedo representa um membro da família: os polegares representam os seus pais; o segundo dedo, ou indicador, representa seus irmãos; o dedo médio representa você mesmo; o anular representa o seu companheiro ou companheira; e o dedo mínimo representa seus filhos.

Agora, posicione suas mãos palma com palma e una os dedos pelas pontas, exceto pelos dedos médios, que deverão ser dobrados, de forma que apontem para aquilo que representam, você mesmo, conforme a imagem:

mao-alianca-lenda
Foto: Poésie – Meia Aliança Nuit

Nessa posição, tente separar os polegares. Eles se abrirão com facilidade, pois os seus pais não estão destinados a viver com você pelo resto de sua vida.

Os indicadores também podem se abrir, pois seus irmãos construirão uma vida separa de você. assim que formarem suas próprias famílias.

Os dedos mínimos, que representam seus filhos, também se separam com facilidade, já que seus filhos irão crescer e se casar.

Finalmente, tente separar os dedos anulares, o dedo da aliança e do anel de noivado, que representam seu cônjuge. Você ficará surpreso, pois perceberá que você simplesmente não poderá separá-los, porque marido e mulher estão destinados a estar um ao lado do outro pelo resto de suas vidas.

Assim, usamos alianças e anéis de noivado no dedo anular, pois representam uma união duradoura e inquebrável.

A Lenda da Vena Amoris

Vena Amoris significa a Veia do Amor. Antes do mapeamento do sistema circulatório pela medicina, acreditava-se que existia uma veia que ligava o dedo anular da mão esquerda diretamente ao coração: a Vena Amoris. Assim, como símbolo um de amor, o dedo anular monopolizou a representação do matrimônio e da união entre casais.

vena-amoris

O primeiro registro do termo Vena Amoris aconteceu em 1686, pelo advogado Henry Swinburne, em um tratado sobre contratos matrimoniais. Até meados daquela época, pessoas tinham o costume de usar alianças em outros dedos, como o polegar e o dedo médio, por exemplo.

O costume parece ter se estabelecido na cultura ocidental no século XVII e não se sabe ao certo qual a influência que Vena Amoris teve nessa história toda. Na verdade, tudo é uma grande mistura de lendas, falta de documentação e até um esforço da indústria joalheira de capitalizar em cima de mitos.

Embora as características da Vena Amoris sejam um fato, atualmente, sabemos que todos os dedos da mão possuem veias que os ligam diretamente ao coração.

¹Dedo anelar ou anular, também vulgarmente conhecido como “seu-vizinho”.

Aprofunde-se mais no assunto e leia: Como Usar Alianças e Anéis de Noivado e Você não Está Usando o Anel de Noivado no Dedo Errado?

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

2 Comentários

Deixe uma resposta