Skip to main content
Anéis de Noivado

Quais as Partes de um Anel de Noivado?

O anel de noivado é um costume que começou há muitos anos atrás. Desde o seu primeiro registro histórico, em 1477, essa joia passou por muitas modificações até atingir o design moderno que conhecemos (conheça mais sobre o história dos anéis de noivado).

Atualmente, embora exista uma infinidade de modelos de anéis de noivado, a grande maioria segue uma estrutura básica. O ouro branco 18K é o metal mais usado e os diamantes são as pedras preciosas que andam de mãos dadas com os anéis de noivado.

A anatomia básica de um anel de noivado é muito fácil de ser compreendida. É interessante, entretanto, estar ciente de que o modelo que será apresentado não é soberano: existem exceções. Não se esqueça, ainda, do mais importante: use este conhecimento para ajudá-lo(a) e não para restringi-lo(a). O anel de noivado ideal é aquele que consegue transmitir o carinho que vocês têm um pelo outro.

A joia abaixo apresenta todos elementos básicos de um anel de noivado. Vamos usá-la como referência, para entender as principais partes dos anéis de noivado.

1. Pedra Central

A pedra central é o destaque desse tipo de joia e é praticamente a marca registrada dos anéis de noivado. Assim, o design da grande maioria dos anéis de noivado contemplará um pedra preciosa como destaque. Os diamantes são os mais usados como pedra principal, embora, safiras, rubis, esmeraldas, pérolas e praticamente qualquer outra pedra preciosa possa ser usada.

No entanto, há outros modelos que não possuem pedra em destaque, como o anel de noivado/meia aliança abaixo:

Há, ainda, anéis de noivado que dão destaque a várias pedras ao mesmo tempo:

Assim, a primeira decisão que deve ser tomada ao adquirir um anel de noivado é: “ela gosta mais dos modelos com pedras centrais ou prefere aqueles sem pedras em destaque?”. Em seguida, é necessário escolher entre diamantes ou outras pedras preciosas. Embora seja difícil errar com diamantes, às vezes, o gosto dela ou o contexto do relacionamento de vocês pede por uma pedra diferente.

2. O Aro

O aro é a estrutura do anel confeccionada, geralmente, em ouro 18K, que segura as pedras preciosas. Grande parte dos aros de anéis de noivado são feitos em ouro branco 18K.

Se você, namorado, quer fazer um pedido de casamento surpresa, terá que descobrir as preferências da sua atual namorada. Descobrir que cor de ouro ela gosta mais não é das missões mais difíceis. Observar as joias que ela usa e um bate-papo com a mãe dela devem ser suficientes para resolver essa parte do quebra-cabeça.

O aro possui mais flexibilidade de design do que as pedras preciosas. Assim, o aro pode carregar detalhes que, na entrelinhas, definem o anel de noivado.

3. Pedras Acessórias

Não são todos os anéis de noivado que possuem pedras acessórias, ou seja, pedra preciosas que complementam a pedra principal.

Novamente, os diamantes são os mais usados. Eles trazem mais brilho à joia e podem ser os coadjuvantes que fazem toda a diferença.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta