AliançasAnéisAnéis de Noivado

Como usar anéis de noivado e alianças?

Por 18/01/2017 11 Comments

Os anéis de noivado, alianças e anéis de compromisso são joias que simbolizam o carinho e o compromisso de um casal. Com o tempo, cada cultura criou a sua própria etiqueta para o uso desses anéis. Assim, o anel de noivado pode ser usado na mão direita segundo a tradição de um país, mas ele pode pertencer à mão esquerda em uma localidade diferente.

Você sabe qual é a tradição aqui no Brasil? Afinal de contas, como usamos anéis de noivado, alianças e anéis de compromisso?

diferença-anel-de-noivado-alianças-anel-de-compromisso

1. Anel de Noivado

Esse anel representa tanta coisa, e de uma maneira tão intensa, que não é preciso dizer nada para a noiva entender todos os sentimentos do noivo. Mas e aí, em que dedo usar?

anel-de-noivado-alianças-petit-solitaire-ouro-branco-diamantes

Anel de Noivado Petit Solitaire I

A noiva fará inveja a todas as amigas usando o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda, do momento do pedido de casamento até o altar.

Neste caso, quando há apenas o anel de noivado, o noivo fica todo o noivado sem usar nada nas mãos.

No dia do enlace, o anel de noivado ficará preso pela aliança, no anelar da mão esquerda. No entanto, você também pode passar o anel de noivado para o dedo anelar da mão direita e ostentar um anel em cada mão (anel de noivado na mão direita e aliança na mão esquerda).

anel-de-noivado-alianca

*A etiqueta para uso do anel de noivado não muda se o casal decidir também usar alianças durante o noivado.

Atenção: dica importante

Como o anel de noivado pode ou não trocar de mão após o casamento, tome cuidado com o ajuste de tamanho do aro. Existem anéis de noivado com o aro todo cravejado de diamantes ou outras pedras preciosas. Neste caso, não é possível ajustar o tamanho do anel. Como, normalmente, os dedos da mão esquerda e direita não possuem o mesmo tamanho, é interessante comprar o anel de noivado no tamanho do dedo em que será usado definitivamente.

2. Alianças

No Brasil, os anéis de noivado ainda não são tão usados como é a tradição em outros países. No entanto, o costume tem se popularizado a cada ano, apesar do anel de noivado ainda ser um bem luxuoso. Aqui, muitos casais costumam ficar noivos apenas com alianças, que são as mesmas que serão usadas após o casamento.

aliança-antique-amarelo-casamento

Aliança Antique II

Durante todo o noivado, ele e ela usarão as alianças no dedo anelar da mão direita. Após o casamento, as alianças passam para o dedo anelar da mão esquerda.

Também existe um modelo de aliança chamado meia aliança. Trata-se de uma joia com diamantes cravados em apenas metade do anel, como o modelo abaixo:

alianca-versailles-amarela-meia-aliança-diamantes

Aliança Versailles II

Nesse caso, a meia aliança também deve ser usada no dedo anelar da mão direita durante o noivado e passar para o anelar da mão esquerda no dia da cerimônia do casamento.

*A etiqueta para uso das alianças não muda, caso também exista um anel de noivado.

Inscrições

A aliança da noiva, geralmente, tem as iniciais ou o primeiro nome do noivo e na aliança dele ficam gravadas as iniciais dela ou o primeiro nome.

Alguns dias antes do casamento, a noiva entrega sua aliança para o noivo. Ele, então, levará o par de alianças para seu joalheiro de confiança, para que a data do casamento seja gravada e as alianças sejam polidas, afinal de contas, você quer que elas estejam brilhando no dia de seu casamento.

Apesar de essa ser a tradição, alguns noivos mais criativos têm inovado, gravando frases de amor e outros, um pouquinho mais abusados, com frases de humor como “Coloque-me de volta”.

Atenção

Assim como é o caso dos anéis de noivado, cuidado com o tamanho do aro das alianças, devido à pequena diferença de tamanho entre os dedos da mão esquerda e da mão direita.

Dessa maneira, é importante perguntar ao seu joalheiro, no momento da aquisição das alianças, se o modelo que vocês escolheram comporta ajustes de tamanho do aro. Isso é possível para a grande maioria dos modelos do mercado. No entanto, vale a pena você estar ciente se o seu modelo possui alguma restrição. Se esse for o caso, escolha a aliança no tamanho do dedo em que será usada em definitivo.

3. Anéis de Compromisso

Embora não seja um costume amplamente difundido, alguns casais optam por usar anéis de compromisso quando o namoro se torna mais sério, mas o casal ainda não pretende se casar.

As alianças de compromisso são usadas no dedo anular da mão direita.

Inscrições

O casal pode escolher gravar os nomes no interior dos anéis de compromisso. A aliança dela com o primeiro nome dele e vice-versa.

A tradição é importante para vocês?

Nunca se esqueça que os costumes que acabamos de apresentar não são regras inquebráveis, afinal, o que vale mesmo é aquilo que faz sentido para o casal. Portanto, nada impede que anéis de noivado, alianças e anéis de compromisso sejam usados em dedos diferentes.

Curiosidade: anéis de noivado no dedo mínimo?

Recentemente, algumas mulheres começaram a utilizar um anel, que lembra muito um anel de noivado, no dedo mínimo.

anel-de-noivado-dedo-mindinho

via Diply

A ideia por trás desse movimento nas redes sociais é promover o amor próprio. Muitas mulheres sofrem com a baixa autoestima e têm muitas dificuldades com a autoaceitação. Se o anel de noivado representa o compromisso de amar alguém, o anel do dedo mínimo exterioriza o compromisso de amar a si mesma. E o uso do anel no dedo mindinho não exclui o uso do anel de noivado no dedo anelar. Segundo as seguidoras do movimento, não se trata da representação de um amor egoísta ou a exclusão de outras formas de amor, mas o compromisso de se amar, verdadeiramente, antes de tudo.

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

  • Lindas fotos!

  • caroline

    Estou noiva há cerca de três anos, com aliança. O relacionamento esfriou e ele disse que se terminarmos devo devolver a aliança, cujo preço não é significativo, pra nenhum de nós. Porém, achei mesquinho. É normal ter que devolver a aliança?

    • Prezada Caroline,

      Este é um assunto delicado e muito pessoal. Cada casal resolve a questão de uma maneira. A grande questão é não deixar o bom senso de lado, sentar e conversar para que cada um entenda os motivos da outra parte e consigam chegar a um acordo.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Tamyres

    Oi!
    No meu noivado eu ganhei um anel de noivado e uma meia aliança. Uso as duas juntas no dedo anular esquerdo? Há uma regra para o meu caso?

    Att,
    Tamy

  • Fernanda

    Ola adorei as fotos.. Gostaria de saber se quando estou com a aliança de compromisso e vou noivar ela continua na mao direita ou passa para esquerda.Obs a aliança é prata.. E ai quando eu for casar comprarei a aliança de ouro para usar na mao esquerda..

    • Prezada Fernanda,

      As pessoas costumam substituir a aliança de compromisso pela aliança de noivado ou anel de noivado. No entanto, esta é uma escolha muito pessoal. Não há nenhum problema em continuar usando sua aliança de compromisso ao lado do anel de noivado.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Ana Paula

    Ola! No meu noivado ganhei um meia aliança, será que posso usar somente ela na cerimonia e depois ou tenho que usar acompanhada com a aliança?

    • Prezada Ana Paula,

      A maioria das pessoas prefere usar a meia aliança acompanhada da aliança. No entanto, não há problema alguma em usar apenas a meia aliança. Não cansamos de dizer por aqui: costumes e tradição não devem nunca subjugar o seu gosto e seu conforto.

      Att.

      Equipe Poésie

  • Amanda Fonseca

    Quando eu ficar noiva, tenho que necessariamente usar o anel de noivado na mão esquerda ? E se eu usar na mão direita perdi o sentindo de estar noiva ?

    • Poésie

      Prezada Amanda,

      Os costumes descritos neste artigo dizem respeito ao que as pessoas fazem tradicionalmente. No entanto, nada impede que você use o anel na mão com a qual se sente mais confortável.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

Compartilhe com um amigo