Skip to main content
AnéisAnéis de Noivado

Tudo o que você precisa saber sobre ajuste de aro de anel

Um dos grandes desafios do noivo durante o planejamento do pedido de casamento é descobrir o tamanho do aro do anel da sua futura noiva, sem que ela desconfie de nada. Embora a grande maioria dos futuros pretendentes não poupe esforços para conseguir essa medida de aro, é bastante comum errar o tamanho do anel. Na maioria dos casos, é possível realizar o ajuste de aro e grande parte das joalherias oferece esse serviço como uma cortesia para seus clientes. No entanto, para minimizar a chance de erro, vale a pena se aprofundar um pouco no assunto.

Quando devo solicitar um ajuste de aro?

Se o anel estiver desconfortável no dedo, isto é, muito apertado ou muito folgado, é recomendado que se ajuste o aro da joia. No entanto, é importante considerar alguns aspectos antes de solicitar o procedimento.

O dedo tende a inchar durante dias quentes e contrair em dias mais gelados. Além dessa pequena variação relacionada ao tempo, algumas mulheres costumam sofrer com a retenção de líquidos durante o período menstrual. Portanto, antes de ajustar o aro do anel, vale observar, durante o período de um mês, como o corpo se comporta para definir um tamanho que se adeque a essas variações.

Algumas noivas também perdem muito peso durante os preparativos para o casamento. Vale aguardar o término deste período antes de decidir pela redução de tamanho de aro.

É possível ajustar o aro de qualquer tipo de anel?

Nem todos os tipos de anéis permitem o ajuste de aro. Primeiramente, é importante que o anel seja feito de ligas de metais que o joalheiro consiga trabalhar, como o ouro, a prata e a platina. Também é necessário que o anel possua um espaço livre na base, pois é ali que ocorre o ajuste.

ajuste-de-aro-base

Anel de Noivado Elysian II | Aliança Hearts

Alianças Eternity, por exemplo, não permitem o ajuste, devido aos diamantes que ocupam toda circunferência do aro.

aliança-de-ouro-amarelo-a8-k-royal-a-ajuste-de-aro

Aliança Royal A

Alguns modelos de alianças e anéis de noivado também não permitem o ajustes grandes por causa do design e da largura do aro. Esse tipo de joia demanda um pouquinho mais de cuidado na escolha. Quando este for o caso, seu joalheiro irá alertá-lo.

Gravações no interior do aro também podem impossibilitar um eventual ajuste de aro. Em caso de alianças, a sugestão é realizar a inscrição após a confirmação do tamanho do aro.

Sua busca pelo anel perfeito acabou

O que você está esperando?

Como o ajuste de aro é feito?

As etapas do ajuste de aro podem variar de acordo com a liga metálica do anel. Geralmente, o joalheiro realiza um corte na base do anel com uma serra bem fina.

ajuste-de-aro-ourives

A partir daí, ele retira ou adiciona uma porção de metal e, em seguida, com ajuda de pequenas pinças, reúne as partes soldando o metal.

Se o anel for de ouro branco, é necessário aplicar um novo banho de ródio após o processo de ajuste. Portanto, ajustes de aros de anéis de ouro branco costumam ser mais complexos do que ajustes em anéis de ouro amarelo.

Após o ajuste, vou perceber alguma marca em meu anel?

Não. Quando o ajuste é bem realizado, é impossível notar qualquer alteração de textura, cor ou forma. O aro deve estar nivelado, bem polido e uniforme em espessura.

Quanto tempo demora?

O ajuste de aro é um procedimento delicado que pode demorar de uma a duas semanas, dependendo do modelo da joia e da fila de ajustes de seu ourives. Isso significa ter de ficar longe do anel por alguns dias.

Até quantos números é possível aumentar ou reduzir?

Seu joalheiro é quem deve determinar quantos números você pode alterar. Portanto, não há uma regra e o julgamento de um profissional do ramo é o mais indicado. Apenas ele pode analisar as particularidades de cada joia.

Feitas essas devidas ressalvas, podemos trabalhar com um intervalo de ajuste, apenas como uma orientação geral. Anéis com o aro liso podem ser ajustados, na maioria dos casos, em até 3 números. Anéis com coroa e pedras acessórias no aro podem ser ajustados em até 2 números, para cima ou para baixo, sem comprometer as proporções, cravação e a estrutura da joia.

O que é melhor para a estrutura da joia, reduzir ou aumentar?

Tanto faz. É necessário apenas que o seu joalheiro tome cuidado redobrado com a redução de aro, pois, em se tratando de anéis de noivado e outros anéis com pedras preciosas no aro, é mais seguro aumentar.

Quando o aro é reduzido, a possibilidade da cravação ficar frouxa e as pedras se soltarem aumenta um pouco. Por isso, seu joalheiro deve ter o cuidado de apertar as garras que fixam as pedras preciosas após uma redução de aro. Por outro lado, quando o aro é aumentado as garras não se afrouxam. Por esta razão, é mais seguro para a estrutura da joia, aumentar o tamanho do aro.

Isso não quer dizer que você não pode reduzir o tamanho do aro de seu anel com diamantes. Trata-se apenas de um processo que demanda um pouquinho mais de cuidado.

Quantas vezes é possível alterar o tamanho do aro?

O ideal é que o anel não sofra nenhum ajuste. Contudo, caso seja necessário, seu joalheiro é quem vai fazer esse tipo de avaliação, afinal, cada joia apresenta suas particularidades. De qualquer maneira, é sempre bom evitar fazer mais do que dois ajustes de aro na mesma peça.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

44 Comentários

  • Lucas Henrique disse:

    Consigo alargar uma aliança cravejada com um pedra na máquina ? Alargar 1 numeração

    • Poésie disse:

      Prezado Lucas,

      Aconselhamos que dirija-se a um joalheiro de confiança. Assim, o profissional poderá avaliar a sua aliança e indicar o melhor processo de ajuste.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Pâmela Gabrielle disse:

    Consigo ajustar para menor o diâmetro da aliança diamantada?

    • Poésie J disse:

      Olá Pâmela,

      Recomendamos que procure esta informação com o fabricante da sua aliança. Ele poderá informar melhor se é possível realizar um ajuste de aro ou não em sua peça.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

    • Joelma disse:

      Boa noite. Gostaria de saber o que poderia ser feito no caso, e d meu esposo compramos uma aliança anatômica por dentro e mesmo assim ela estar nos cortando e estar com um ano e 6 meses o que podemos fazer nesse caso?

      • Poésie disse:

        Olá Joelma, tudo bem?

        Recomendamos que procure o joalheiro ou a joalheria que fabricou a joia. Eles certamente poderão avaliar com mais precisão e dar o suporte necessário para você.

        Atenciosamente,

        Equipe Poésie

  • Tatiane disse:

    Bom dia, é possível diminuir um anel de 10k?

    • Poésie disse:

      Olá Tatiane,

      No Brasil, não é comum o uso do ouro 10k. Portanto, recomendamos que procure um ourives de confiança que possa indicar profissionais que trabalham com este tipo de liga.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Dhalia Mendes disse:

    Olá,é possível diminuir um anel de compromisso? É de prata e tem 2 círculos dentro banhados a ouro.

    • Poésie disse:

      Olá Dhalia, tudo bem?

      Aconselhamos que dirija-se a um joalheiro de confiança. Assim, o profissional poderá avaliar a sua aliança e indicar o melhor processo de ajuste.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Fábio Rodrigues disse:

    Bom Dia:
    Possuo um par de alianças ouro branco (no meu caso é ajuste para alargar e de minha esposa e diminuir) de 18k e gostaria que fosse executado ajuste pois esse par de alianças é símbolo de minha união com minha esposa que fizemos à 18 anos atrás.

    • Poésie disse:

      Olá Fábio, tudo bem?

      Em primeiro lugar, gostaríamos de parabenizá-lo pelo aniversário de casamento.

      Em relação ao ajuste de aro, aconselhamos que dirija-se a um joalheiro de confiança. Assim, o profissional poderá avaliar a sua aliança e indicar o melhor processo de ajuste.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Junior disse:

    É possivel reduzir uma aliança feita com Moeda antiga?

    • Poésie disse:

      Prezado Junior,

      Recomendamos que procure o joalheiro ou a joalheria que fabricou a joia. Eles certamente poderão avaliar com mais precisão se a peça pode ou não sofrer um ajuste.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Camila disse:

    ao diminuir o tamanho do anel, sobra algum metal?

    • Poésie J disse:

      Olá Camila, tudo bem?

      Vai depender do tamanho do ajuste e de cada peça. Em casos de peças muito finas e de um ajuste muito pequeno, pode ser que não haja sobras. Por outro lado, em ajustes maiores de peças um pouco mais robustas, pode haver sobras sim.

      Att.

      Equipe Poésie

  • carolina disse:

    Fui em um joalheiro para pedir para diminuir meu anel, e disseram que não era possivel. Ele é metade pedras, e a outra metade da base é lisa, assim como o da foto de exemplo. É verdade isso? ele disse que se for tentar apertar, as pedras irão cair e ainda ficaria uma marca de solda

    • Poésie J disse:

      Caroline,

      Isso depende de muitas variáveis, como tipo de cravação, estilo do anel e o tamanho do ajuste. De fato, joias com pedras cravadas possuem um processo de ajuste mais complexo. Na maioria das vezes, entretanto, é possível realizá-lo.

      Além disso, os ajustes não devem deixar marcas de solda na base.

      Att.

      Equipe Poésie

  • Viviane Soares Nogueira disse:

    Boa tarde, preciso aumentar minha aliança, pois a mesma esta apertada no meu dedo, ela tem o nome do meu marido gravado, e uma pedrinha, gostaria de saber se ao fazer isso, eu perco essa gravação do nome e se prejudicar a pedrinha?

    • Poésie disse:

      Prezada Viviane,

      Em casos como esse, é necessário que um profissional avalie a joia. Sugerimos que entre em contato com a empresa onde a sua aliança foi adquirida ou consulte um joalheiro da sua confiança para verificar a possibilidade de realizar tal ajuste.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Túlio disse:

    oi, boa tarde.

    tem uma aliança de ouro por fora e prata por dentro e possível ajustar?

  • Luca disse:

    Primeiramente parabéns pelo ótimo artigo. Bem escrito e bem completo. Mas me restaram algumas dúvidas.

    Qual a média de preço cobrado para a redução do aro? E para o aumento? Quais critérios influenciam na variação e na determinação do preço?

    Possuo um anel de formatura em Direito que herdei de meu falecido avô e preciso diminuir seu aro para que ele caiba em meu dedo. É possível fazer o procedimento nesse tipo de anel?

    Muito obrigado.

    • Poésie disse:

      Prezado Luca, tudo bem?

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu feedback. Ele é muito importante para continuarmos aprimorando o nosso trabalho.

      Sobre suas dúvidas, o valor de um ajuste pode variar bastante de acordo com o modelo da joia, matéria prima, estado do anel e tamanho do ajuste. Geralmente, aumentar costuma ser mais caro do que diminuir um aro. Portanto, não é possível informar um valor médio, já que além dessas variáveis, o valor de um ajuste ou reparo pode variar bastante de região para região.

      Aqui na Poésie, realizamos ajustes de aro exclusivamente em anéis adquiridos em nossa loja. Recomendamos que leve seu anel até um ourives de confiança, para que ele possa fazer a análise da peça e verificar se é possível realizar um ajuste de aro em sua joia.

      Estamos à disposição.

      Equipe Poésie

  • Sarah Alonso disse:

    Oi consigo alargar1 número aliança anatômica? obrigada

    • Poésie disse:

      Prezada Sarah, tudo bem?

      Geralmente, alianças anatômicas com aros largos não permitem ajustes de aro. No entanto, sugerimos que verifique com seu ourives de confiança, ou com a joalheria que fabricou a aliança, se é possível realizar o ajuste.

      Estamos à disposição.

      Equipe Poésie

  • Ale disse:

    Olá, gostaria de saber se é possível ajuste em anel de aço.

    • Poésie disse:

      Prezado Alexandre,

      Como trabalhamos exclusivamente com ouro 18k não podemos informar com propriedade se é possível realizar o ajuste de aro em anéis de aço. Recomendamos que procure a joalheria em que você adquiriu sua joia para mais informações.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Fabiana Maggini disse:

    Meu marido quebrou o dedo esquedo da aliança no caratê… a aliança não entra mais no dedo… agora ele usa no dedo direito… tem como aumentar a aliança que é modelo da bvlgari ouro branco 4 molas?

    • Poésie J disse:

      Olá Fabiana, tudo bem?

      Você terá que levar a sua aliança no local onde a adquiriu para verificar se é possível realizar este tipo de ajuste.

  • Johnatan disse:

    Quando se aperta uma aliança de ouro 18k amarelo (sem pedra) em torno de 1 ou 2 números, existe perda de peso do material?

    • Poésie disse:

      Olá Johnatan,

      Sim, existe uma ligeira perda de material ao reduzir o tamanho do aro.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Camila disse:

    Se eu diminuir minha aliança ouro 18k
    De 16 para 14
    Sobra algum ouro ?

    • Poésie J disse:

      Camila,

      Vai depender muito do estilo, largura e outras características do seu anel. De qualquer maneira, é comum sobrar um pouco de ouro.

  • Juliana Silva disse:

    Quando solícito aumenta mais 4 aros na minha aliança ela perde ouro ??

  • Sonia disse:

    Olá muito interessante a matéria de vocês gostaria de parabeniza-lós muito explicativo.Engravidei e o tamanho da minha aliança era 11,ouro 18 k aproximadamente 4 gramas de ouro,porém ela não serve mais,já voltei ao meu peso normal praticamente.preciso aumentar um número neste caso eu perco o ouro?e o ouro para fazer o ajuste para um número menor é retirado da minha própria peça?compensa mais vender ou ajustar uma aliança?

    • Poésie disse:

      Prezada Sonia, tudo bem?

      Existem modelos de alianças que não permitem ajuste de aro. Neste caso, recomendamos que procure o fabricante da joia para avaliação.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Daniel Farias disse:

    Bom dia! Vou derreter a minha aliança pra fazer um novo modelo! Quanto vou perder de ouro nesse processo?

  • Maria Eduarda disse:

    Aliança trançada é possível apertar, troquei pela segunda vez o tamanho e não soube! Como ela é trançada estou em dúvida.

  • Rosângela disse:

    Minha aliança é 18k 8 gramas de ouro. Resolvir trocar a gravação manual para laser. Quanto de material irei perder?

Deixe uma resposta