DiamantesJoias e Curiosidades

5 Minerais Mais Raros do que os Diamantes

Por 19/04/2012 7 Comments

Os diamantes são muito valiosos, mas, apesar de sua raridade, há uma confortável oferta dessa pedra preciosa para a confecção de belas joias. No entanto, esse não é o caso de outros minerais, que podem ser muito escassos. Alguns estão em vias de esgotamento.

Painita

A painita foi descoberta em 1950 por Arthur C. D. Pain. Em 2005, o Guiness Book of World Records declarou a painita o mineral mais raro do mundo. Até então, só existiam 25 exemplares no mundo.

No entanto, foram descobertas novas minas de painita, onde foram encontrados milhares de exemplares. Apesar disso, o mineral ainda é um dos mais raros do mundo.

Alexandrita

A Alexandrita é uma gema incrível, já que muda de cor de acordo com luz. Sob a luz do sol ela parece verde, ao passo que sob uma lâmpada incandescente a gema fica avermelhada.

Acredita-se que o filandês Nils Gustaf Nordenskiöld tenha descoberto a alexandrita. Ele batizou a gema em homenagem ao futuro Czar Alexandre II da Rússia.

Tanzanita

Se um dia você for comprar uma joia com tanzanita, provavelmente ouvirá a seguinte frase: “as tanzanitas são mil vezes mais raras do que um diamante”. Talvez isso seja verdade, já que a oferta de tanzanita é muito limitada. Ela só é encontrada em algumas regiões próximas ao Monte Kilimanjaro.

A tanzanita é o apelido de um mineral chamado zoisite azul. A Tiffany & Co teve papel fundamental no batismo da gema. Buscando explorar a raridade da pedra preciosa, a Tiffany & Co começou a fabricar joias com o mineral. No entanto, como zoisite azul não soava muito bem, passou a comercializar a gema como tanzanita, já que, na época, só era encontrada na Tanzânia.

Esmeralda Vermelha

O berilo vermelho ou esmeralda vermelha foi descrito pela primeira vez em 1904. Embora faça parte do mesmo grupo químico da água marinha e da esmeralda, é considerada bem mais rara.

A esmeralda vermelha pode ser encontrada em poucas partes de Utah e do Novo México. É um mineral extremamente difícil de se explorar. Assim, alguns cientistas estimam que a esmeralda vermelha seja 8000 vezes mais rara do que os rubis de melhor qualidade.

Turmalina Paraíba

Em 1989, foi descoberta, em São José da Batalha, Paraiba, a turmalina Paraíba, com uma cor verde ou verde-azulada, bem diferente das variedade conhecidas de turmalina. Hoje, a turmalina paraíba é variedade mais cara de todas e encanta o mundo com seu aspecto neon.

Mais rara do que os diamantes, a turmalina paraíba tem oferta limitada e as jazidas estão em vias de esgotamento. Ela pode ser encontrada em São José da Batalha, no Rio Grande do Norte, Moçambique e Nigéria.

Fotos: Reprodução

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

  • Leonardo

    Me interesso muito por este universo de joias e minerais…gostaria de saber mas do conhecimentos dessas maravilhosas pedras então peso ajuda aos amigos pra me mandar todos os tipos possíveis de conhecimentos que vocês tem para eu poder aprender muito e quem sabe me tornar um respeitado colecionador…obrigado e tenha um bom dia.

    • Augusto

      Os olhos enchem de lagrima cara, á historia e o efeito q cada uma transmite é mt interessante lindo de mais *-*

  • Diego

    Esses minerais são tão raros que um dia, podem acabar

  • wederson tolentino de castro

    adorei essa informaçao

  • Eudete

    Encanta! maravilhosas.

  • robertsonschumekel

    Eu sempre gostei de saber sobre pedras preciosas. Eu tenho algumas pedras que preciso fazer uns testes pra ver se tem valor. Logo mando algumas fotos pra vcs verem e me darem uma sugestão de que fazer com elas. Muito obrigado se for respondido

    • Prezado Roberto,

      Não trabalhamos com avaliação de pedras preciosas. Nossa recomendação é entre em contato com o IBGM, um dos laboratórios mais respeitados do Brasil. Você encontra todas a informações de contato aqui.

      Att.

      Equipe Poésie

Compartilhe com um amigo