Skip to main content
DiamantesDiamantes Famosos

A História do Diamante Beau Sancy

Nicholas Harlay de Sancy, diplomata francês, é lembrado por ter sido dono de um diamante de 55,23 quilates: o Sancy, um dos diamantes mais admirados da história. No entanto, ele também foi dono de outro famoso diamante: o Beau Sancy ou Little Sancy.

O Beau Sancy, também conhecido como Little Sancy, é um diamante incolor de aproximadamente 35 quilates, lapidação pear double rose, com 110 facetas.

Esse diamante seguiu um caminho diferente de seu irmão maior, o Sancy. Nicholhas de Sancy tentou,  entre 1589 e 1604, vender os diamantes para o Duque de Mântua. A negociação não foi bem sucedida. O diamante maior, Sancy, foi vendido para o rei Jaime I da Inglaterra; o menor, o Beau Sancy, foi comprado por Maria de Médici, esposa de Henrique IV da França. O diamante foi, então, cravado no topo da coroa que Maria de Médici usou no dia de sua coroação em 1610.

Após o assassinato de Henrique IV, Maria de Médici sobe ao trono. Em pouco tempo, seu reinado se torna conturbado e sua história entra em decadência, até seu falecimento em 1642. Após a morte de Maria de Médici, seus bens foram executados, para cobrir diversas dívidas. O diamante Beau Sancy foi vendido para Frederico Henrique, príncipe de Orange.

Em 1689, o neto do príncipe Frederico Henrique ascendeu ao trono da Inglaterra, como Guilherme III, e da Escócia, como Guilherme II. Ele herdou o Beau Sancy, que foi dado à sua esposa Rainha Maria II, como presente de casamento.

Como o casal não teve filhos, o próximo herdeiro do diamante foi o seu neto, Frederico III. Em 1701, ele se tornou o rei da Prússia. O Beau Sancy foi cravado na cora real e se tornou uma das joias mais importantes da realeza da Prússia.

Atualmente, a Casa Real da Prússia ainda é dona do diamante. No entanto, ele irá a leilão no dia 15 de maio de 2012, na Sotheby’s. Ele é o maior destaque do leilão e o valor esperado de venda é US$2 milhões – US$3 milhões.

Foto: Reprodução

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta