Skip to main content
Diamantes

Aprenda Sobre Diamantes 4 C’s – Classificação de Peso (Quilates)

O quilate é a medida internacional de peso utilizada para diamantes e outras gemas. Geralmente, é representado pela sigla ct, uma vez que carat é quilate em inglês.

O termo quilate surgiu das sementes da alfarrobeira, uma árvore tradicional dos climas tropicais. Antigamente, suas sementes serviam para pesar pedras preciosas. Cada quilate equivale a 0,2 gramas. Além disso, o quilate pode ser fracionado em pontos: 1 quilate possui 100 pontos. Na joalheria, é muito comum usar o termo’ pontos para descrever o peso de um diamante ou outra pedra preciosa. É por isso que, às vezes, escutamos que uma pedra possui 50 pontos, por exemplo. Isso equivale a dizer que a pedra preciosa possui meio quilate.

A medida de peso é muito clara: quando dois diamantes de qualidade semelhante – cor, corte e clareza – são comparados, o mais pesado será mais caro. Assim, os lapidadores de diamantes optam, muitas vezes, por sacrificar qualidade de corte, para produzir o maior diamante possível. Por isso lapidações como a forma de coração são tão raras – e caras -, pois ela desperdiça quase 15% do diamante bruto.

Mesmo que mais quilates signifiquem um diamante mais caro, nem sempre o tamanho da pedra aumenta na mesma proporção do peso. Uma pedra com meio quilate, por exemplo, tem, em média, 5mm de diâmetro, enquanto uma pedra de 1 quilate possui apenas 6,4mm de diâmetro: o dobro do peso, mas apenas 30% de maior.

Outra questão que merece atenção é que a qualidade do corte do diamante influencia o tamanho e o peso. O exemplo abaixo mostra dois diamantes que pesam 1 quilate, com aparência diferentes. O primeiro apresenta 6,2mm e um corte mais profundo, enquanto o segundo tem 6,6mm e um corte raso.

Feitas todas as ressalvas, lembre-se: o preço por quilate, sempre irá aumentar de acordo com a raridade e qualidade da pedra. Não se esqueça, ainda, que todas as outras características como cor, corte, forma e pureza também influenciam no preço e classificação da pedra. Assim, não se assuste quando encontrar um pedra de 2 quilates com um valor 10 vezes maior do que outro diamante de 4 quilates, por exemplo.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

2 Comentários

  • Luciano Leandro Félix disse:

    Bom dia. Gostei muito das suas informações, foi muito esclarecedoras. Muito obrigado e Um grande abraço.

  • Rildo disse:

    É sempre bom ver que as informações estão ao nosso alcance através de vcs e de outros profissionais da área, parabéns!!!

Deixe uma resposta