Skip to main content
DiamantesJoias e Conceitos

Cuidados com o seu diamante

Manter seu diamante limpo é muito importante, já que a sujeira pode atrapalhar o brilho e tirar um pouco da beleza de sua joia. Além disso, também é necessário ter cuidado com situações de risco, pois é possível fraturar um diamante, principalmente se você possui joias com pedras grandes.

Diamantes não são indestrutíveis

Os diamantes são formados em condições extremas de temperatura e pressão. Essas belas peças da natureza que, hoje, fazem parte de sua joia, sobreviveram a vários tipos de adversidades até chegarem às suas mãos. Os diamantes mais jovens possuem cerca de 45 milhões de anos e os mais velhos cerca de 2,5 bilhões. São, portanto, muito resistentes.

Além disso, o diamante é o material natural mais duro conhecido pelo homem. Isso é um conceito bem difundido, que pode criar vários equívocos.

https://blog.poesie.com.br/wp-content/uploads/2012/02/diamante-quebrado-lascado-cuidados.jpg

Diamante quebrado – Foto: GIA

Por serem muito duros, alguns acreditam que os diamantes sejam indestrutíveis (aprenda mais sobre a dureza das pedra preciosas, clique aqui). Isso não é verdade. Embora não seja frágil e tenha pouca tendência a sofrer fraturas, os diamantes podem se quebrar. O diamante possui pontos de fraqueza, ao longo dos quais ele pode ser partido. Isso é devido a uma propriedade das pedras preciosas com estrutura cristalina: a clivagem. Se, de fato, eles fossem invencíveis, não seria possível sequer estilizá-los para se tornarem parte de belas joias.

anel-noivado-promise-branco-caixinha

O estojo de seu anel de noivado é perfeito para acomodar a joia no dia a dia – Foto: Anel de Noivado Promise I

Embora um bom trabalho de cravação proteja os principais pontos de fraqueza da estrutura cristalina dos diamantes, você não pode abusar. Portanto, tente evitar usar joias com diamantes quando for executar trabalhos pesados, tarefas domésticas ou praticar esportes. Um golpe no local certo pode clivar o seu diamante.

Como limpar diamantes?

Os diamantes possuem uma interessante propriedade: eles atraem gordura e repelem água. Assim, evite tocar diretamente os seus diamantes, para não acelerar o processo de acúmulo de gordura. É importante, portanto, fazer a limpeza de seus diamantes, pelo menos a cada ano.

diamantes-limpeza-caseira

Limpeza caseira – Foto: GIA

A sujeira compromete o brilho da gema. Geralmente, a solução caseira recomendada para limpeza de diamantes é deixá-los de molho em um pote com água morna e detergente por alguns minutos e limpar os excessos com uma escova de cerdas muito suaves. No entanto, recomendados que você não se aventure na limpeza caseira de diamantes, por alguns motivos:

1. A limpeza é um procedimento que qualquer joalheiro está apto a fazer. É um serviço fácil de encontrar e, geralmente, é muito barato.

2. O grande problema da limpeza de um diamante são as outras partes que compõem a joia. Sua joia pode conter diversos tipos de ligas e metais preciosos, tais como ouro 18K, ouro 14K, ouro rosê, ouro branco, platina, prata e etc. Ela pode, ainda, possuir outros tipos de pedras preciosas além do diamante. O problema é que cada tipo de material, seja metal ou pedra preciosa, tem propriedades diferentes. Uma substância química pode ser prejudicial a uma parte de sua joia e não a outra; um determinado tipo de cerda de escova pode comprometer o acabamento de certas partes de sua joia. Há várias possibilidades que podem fazer com que você prejudique a sua joia.

Em suma, os cuidados são simples: limpeza anual e distância de situações de risco.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta