Skip to main content

O termo quilate, embora muito comum, pode ser muito confuso. Isso acontece, pois tem significados diferentes em contextos diferentes: pode significar peso ou pureza.

O quilate é usado como unidade de peso para diamantes e outras gemas. Nesse caso, a quilatagem, ou peso de gemas, é representada, internacionalmente, pela abreviatura ct. Por exemplo: o diamante conhecido como Golden Jubilee é, atualmente, o maior diamante facetado do mundo e pesa 545,67 ct.

Em inglês, o quilate, como unidade de peso, é chamado de carat. Com essa informação, fica mais fácil para nós brasileiros associarmos a abreviatura ct ao quilate.

tabela-de-conversão-carats-quilates-gramas-pontos

Um quilate equivale a 200 miligramas ou 0,2 gramas (1ct = 0,2g). Além disso, é importante saber que, no mercado de diamantes, principalmente, o termo “ponto” é muito utilizado. 1 quilate equivale a 100 pontos (1ct = 100 pontos ou 1 ponto = 0,01 ct).

Por outro lado, o quilate simbolizado pela letra “K” tem outro sentido. Ele é utilizado como medida de pureza para o ouro. Nesse caso, o quilate expressa a quantidade de ouro em determinada liga.

tabela-de-conversão-carats-quilates-gramas-pontos

O ouro 24K é o ouro puro – ouro fino –, ou seja, 24 de 24 partes são ouro. Como ouro puro é muito frágil e mole, ele geralmente é fundido a outros metais. Então, o ouro 18K, por exemplo, é composto por 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais (75% de ouro e 25% outros metais). Portanto, 24K é a medida referência, que significa, teoricamente, um produto com 100% de ouro.

O termo em inglês para o quilate como medida de pureza é o karat.

Em suma:

quilate-ct-k-diferença

Quilate = carat = ct

Nesse caso, o quilate é uma medida de peso.

Quilate = karat = K

Nesse caso, o quilate é uma medida relativa de pureza do ouro.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

4 Comentários

Deixe uma resposta