DiamantesDiamantes Famosos

Top 10 – Os Maiores Diamantes do Mundo (lapidados)

Por 17/12/2012 6 Comments

Esses pequenos pedaços da natureza, os diamantes, estão rodeados de mistério e luxo. Muitos deles ganharam fama não só por sua beleza, mas também pelo tamanho. Conheça quais são os dez maiores diamantes lapidados¹ do mundo.

10. Millennium Star (Estrela do Milênio)- 203,04 quilates

O Millennium Star é um famoso diamante, conhecido por ser o segundo maior diamante de cor D – a melhor classificação de cor de um diamante incolor. Ele é perfeito internamente e possui lapidação pear ou gota de 54 facetas. Com 203,04 quilates ele ocupa a 10ª posição dos maiores diamantes lapidados do mundo. Em seu estado bruto, o diamante pesava 777 quilates.

O diamante original foi dividido em três partes, sendo que a maior delas foi batizada de Millenium Star. O verdadeiro valor dessa bela pedra preciosa é um mistério. No entanto, sabe-se que ela está assegurada em US$100 milhões. Alguns acreditam que esse seja apenas uma fração do valor real do diamante.

Atualmente a De Beers é a dona do Milennium Star.

9. Red Cross (Cruz Vermelha)- 205,07 quilates

O Red Cross é um diamante amarelo canário lapidação cushion. Ele foi encontrado nas minas Kimberly na África do Sul, em 1901. O Red Cross pesava 375 quilates antes da lapidação.

O diamante foi batizado de Red Cross – Cruz Vermelha -, pois, em 1918, foi doado a um leilão da Cruz Vermelha, em nome da British Red Cross Society and the Order of St. John.

8. De Beers – 234,65 quilates

O diamante De Beers foi encontrado em 1888, nas minas Kimberly, África do Sul. A pedra, que pesava 428,50 quilates em seu estado bruto, media 47,6mm em seu maior eixo.

Em 1928, a Cartier usou o diamante De Beers como peça central em um colar, que ficou conhecido como Colar Patiala. Essa magnífica joia continha nada mais nada menos que 2.930 diamantes, que pesavam cerca de 962,25 quilates. Atualmente, o paradeiro do De Beers de do Colar Patiala é um grande mistério.

7. Jubilee (Jubileu) – 245.35 quilates

O Diamante Jubilee, originalmente conhecido como o Diamante Reitz, é um diamante incolor, lapidação cushion e 245,35 quilates de peso. O diamante, inicialmente batizado em homenagem a Francis William Reitz, foi renomeado em 1897, na ocasião do jubileu de diamante – sessenta anos de reinado – da Rainha Vitória, em 1897.

A pedra preciosa foi encontrada em 1895, na mina Jagersfontein, com o peso de 650,80 quilates. Durante o processo de corte, ficou evidente que um diamante um diamante de qualidade extraordinária estava em produção.

6. Centenary (Centenário) – 273,85 quilates

O diamante De Beers Centenary, com seus 273,85 quilates, está em sexto lugar, na lista dos maiores diamantes lapidados. Ele possui cor D – a melhor classificação possível para um diamante incolor – e é perfeito interna e externamente. O diamante ganhou esse nome por ter sido apresentado em seu estado bruto, na celebração do centenário da De Beers, em 1988

O De Beers Centerary foi encontrado em 1986 com 599 quilates. Ele foi lapidado com 247 facetas. Este era o recorde de facetas para um diamante na época. O verdadeiro valor deste diamante é desconhecido.

5. Spirit of De Grisogono (O Espírito de De Grisogono) – 312,24 quilates

O Espírito de De Grisogno, com seus 312,24 quilates, é o maior diamante negro lapidado do mundo e o quinto em nossa lista. Ele foi encontrado com 587 quilates, na África Central. Posteriormente, foi lapidado pela joalheria suíça De Grisogono.

Hoje, o diamante está cravado em um anel confeccionado com ouro branco, ao lado de outros 702 diamantes.

4. Cullinan II – 317,40 quilates

O Cullinan II é um dos diamantes resultantes da clivagem do diamante Cullinan, o maior diamante bruto já encontrado – pesava 3.106,75 quilates . O Cullinan II possui impressionantes 317,40 quilates e lapidação cushion. Hoje, ele é a peça central central da Coroa Imperial State Crown, da Grã-Bretanha.

3. The Incomparable (O Incomparável) – 407,48 quilates

O Incomparável é um dos maiores diamantes do mundo. Ele foi encontrado em 1984 por uma garota em uma pilha de cascalho, que estava próxima à mina MIBA Diamond, no Congo. Aquele cascalho, considerado inútil pela administração da mina, foi descartado.

O diamante em seu estado bruto pesava impressionantes 890 quilates. Assim, antes do corte, ele ocupava o posto de maior diamante marrom já encontrado e o quarto maior entre todas as cores. O corte do diamante gerou 14 gemas menores e o Incomparável, um diamante dourado com 407,48 quilates.

2. Cullinan I – 530,20 quilates

O maior diamante já encontrado, o Cullinan, foi clivado em nove partes principais e noventa e seis brilhantes menores. Das nove gemas principais, as duas maiores pedras foram nomeadas de Great Star of Africa (Cullinan I) e Lesser Star of Africa (Cullinan II). As duas pedras fazem parte de joias da Coroa Real Britânica.

O diamante Cullinan I, com 530,20 quilates, está cravado no cetro The Sorvereing’s Sceptre.

1. Golden Jubilee (Jubileu Dourado) – 545,67 quilates

O Jubileu Dourado é, atualmente, o maior diamante lapidado do mundo. Ele foi descoberto em 1985, com 755 quilates e tomou o posto do Cullinan I, que deteve o título de maior diamante por quase um século. O Jubileu Dourado foi encontrado na Premier Mine na África do Sul, mesmo local onde o Cullinan foi encontrado.

Inicialmente, o diamante era conhecido como “The Unnamed Brown” (O Marrom sem Nome) e era considerado, por muitos, uma pedra sem qualidade e feia. Assim, serviu de cobaia em experimentos de novas técnicas de corte. Para a surpresa de todos, após dois anos de trabalho, o resultado foi um diamante lapidado maior do que o Cullinan I.

O Jubileu dourado já recebeu as bênçãos do Papa João Paulo II e de um supremo representante do budismo da Tailândia. Hoje, o paradeiro do diamante é desconhecido.


1- Os diamantes brutos passam por processo de clivagem, corte e acabamento. A pedra lapidada é o estado final, que, geralmente, é bem menor do que era quando foi encontrado na natureza.

fotos: Reprodução

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

  • wederson castro tolentino

    essa publicaçao esta d parabens…a melhor q vir at hoje…

  • ANDRIA

    EU NAO ACREDITO

  • Acredite se quiser!

  • Muito legal

  • frank

    esses são os maiores que eu já vi

  • Marlene

    E todos encontrados em África. Belíssimo!! 😀

Compartilhe com um amigo