Skip to main content
Joias e ConceitosOuro

O que é o banho de ródio?

Para a joalheria, brilho é a palavra que resume o currículo do metal ródio. Ele é o revestimento de muitas joias confeccionadas em ouro branco e é responsável por trazer vida aos tons prateado. Ele faz parte de um seleto grupo de metais preciosos, que é composto pelo ouro, prata e metais da família da platina (platina, ródio, rutênio, irídio e ósmio).

O que é ródio?

O ródio foi descoberto em 1803 pelo inglês William Wollaston. É um metal prateado, muito reflexivo, com grande resistência a ácidos e a substâncias corrosivas. É um dos poucos metais prateados que conseguem manter o brilho sob a maioria das condições atmosféricas. Ele também é bastante raro e valioso, sendo encontrado com menor frequência que o ouro e a platina na crosta terrestre.

o-que-e-rodio

Foto: Wikimedia Commons

O que é banho de ródio?

Por sua resistência e brilho, o ródio é muito utilizado na indústria joalheira, na etapa de acabamento de joias de prata e ouro branco. A liga de ouro branco 18K, que é formada por 75% de ouro e 25% de outros metais brancos, como prata, zinco e paládio, possui um leve aspecto amarelo acinzentado. No entanto, há joias que não foram desenhadas para possuir esse tipo de característica. Assim, quando o design de uma joia demanda um prateado vivo e brilhante, o joalheiro banha a liga de ouro branco em ródio.

o-que-e-banho-de-rodio-COMPARATIVO

Anel de Noivado One I

Já no caso das joias em prata, que é um metal relativamente mole, o banho, na maioria das vezes, é dado para se criar uma camada protetora, já que o ródio é o metal da família da platina mais resistente a manchas e arranhões.

O banho de ródio dura para sempre?

É importante frisar que o banho de ródio não é eterno. Com algum tempo de uso, é natural que haja desgaste do banho. Assim, para que a joia recupere a vida, será necessário dar outro banho de ródio.

anel-de-noivado-uni-ouro-branco-18-k

Anel de Noivado Uni I

A vida útil depende da qualidade do banho. No entanto, a durabilidade também depende de outras variáveis como modo de uso, presença de ácidos úrico na pele, entre outros. Joias como anéis e alianças são mais suscetíveis ao desgaste do que outras peças, pois são utilizadas com maior frequência. Geralmente, o banho de ródio começa a sofrer desgastes de 1 a 2 anos de uso, mas em joias usadas esporadicamente, os sinais podem aparecer na casa dos 5 anos.

O banho de ródio é um procedimento realizado pela grande maioria dos joalheiros. Sempre que você solicitar ao seu joalheiro de confiança um novo banho de ródio, se possível, peça uma completa revisão de sua joia.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

33 Comentários

  • Sérgio disse:

    Como tirar o ródio de uma peça (anel) sem danificar a peça?

    • Poésie Joias disse:

      Caro Sérgio,

      Sugerimos que leve o anel até um profissional para que ele realize o procedimento.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

      • Juliana disse:

        Estou interessada em um anel de Prata com acabamento em ródio
        Quando o banho se desgastar, a peça fica con a cor de prata msm
        Ou fica diferente…
        Desde já agradeço se me responder

  • Ricardo disse:

    Boa noite!

    O banho de ródio na prata evita o escurecimento em contato com o suor?

    Fico no aguardo.

    • Poésie disse:

      Prezado Ricardo,

      O banho de ródio necessitará de retoques de tempos em tempos. Assim, haverá escurecimento da joia quando o banho de ródio ceder.

      att.

      Equipe Poésie

  • Marlene disse:

    Fiz um par de alianças para bodas de prata com um filete branco no meio,o joalheiro não me disse que tinha que refazer o banho de rodhium eu sem saber fiz,Não durou nada minha aliança está toda amarela sem brilho e não aparece mais o filete branco. Como ficar pagando pra fazer esse banho todo ano? Pra isso teria que ter um custo menor.

    • Poésie disse:

      Olá Marlene, tudo bem?

      Em primeiro lugar, é importante entender o que é ouro branco. O ouro branco é o resultado de uma liga formada por 75% de ouro e 25% de outros metais brancos, como prata e paládio. Esta composição resulta em uma liga com pouco brilho e um aspecto acinzentado. Para se extrair o máximo de beleza das joias com tons prateados, as ligas de ouro branco são banhadas com um metal chamado ródio.

      O ródio é um dos poucos metais prateados que conseguem manter o brilho sob a maioria das condições atmosféricas. Ele também é bastante raro e valioso, por isso é muito utilizado na indústria joalheira, na etapa de acabamento de joias de prata e ouro branco. Contudo, é importante frisar que o banho de ródio não é eterno. Com algum tempo de uso, é natural que haja desgaste do banho. Assim, para que a joia recupere a vida, será necessário dar outro banho de ródio.

      Sugerimos as leituras dos seguintes artigos:

      O que é o ouro branco? – https://bit.ly/2O627zX
      Anéis de noivado: ouro amarelo vs ouro branco – https://bit.ly/2n3Nm5a

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Lauane França disse:

    Bom dia !
    Eu tenho um aliança de prata, portando tenho ácido úrico e ela escurece muito fácil .. Gostaria de saber se o banho de ródio ajuda ela a não ficar tão escura ??
    Vocês fazem esse procedimento ? Se caso não fazem, sabem onde eu posso encontrar um lugar que faça ?

    • Poésie J disse:

      Olá Lauane, o ródio vai devolver o brilho da joia novamente. No entanto, o ácido úrico continuará agredindo o ródio e você terá que realizar o banho com frequência. Nossa recomendação é que procure um joalheiro de sua cidade.

      • Thatianne Romamceni disse:

        Que interessante tudo isso sobre o ródio, no entanto eu tenho uma aliança comprei como prata a uns 5 anos e ela brilha muito eu nunca a tiro do meu dedo e uso até quando utilizo materiais mais fortes por exemplo quando estou a limpar a minha casa. Se a prata não brilha muito e o ródio sofre desgaste com o tempo …que material será a minha aliança ?!

  • Cintia disse:

    O banho de rodio leva níquel?

  • Leda Kfouri disse:

    o banho de ródio protege contra dermatite de contato? estou com alergia a níquel e estou procurando a melhor forma de me proteger

    • Poésie disse:

      Prezada Leda,

      É importante frisar que o banho de ródio não é eterno. Com algum tempo de uso, é natural que haja desgaste do banho. Portanto, sem a proteção do banho de ródio, não é possível confirmar se a joia poderá provocar algum tipo de alergia. Aconselhamos que procure orientação médica.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Suzanne disse:

    Gostaria de saber, quando dizem que uma peça é banhada a ouro branco. Na verdade seria o banho de Rodio que elas se referem?

    • Poésie J disse:

      Olá Suzanne,

      Neste caso, precisamos contextualizar melhor a situação para entender o que a pessoa quis dizer. No entanto,provavelmente, embora não tenhamos total certeza, a pessoa estava se referindo ao banho de ródio.

  • suzanne disse:

    Entendi, é que eu vi duas coroas de noivas iguais em lugares diferentes, mesmo formato, pedras, o tom do metal que era de um prata muito bonito e brilhante, só que uma dizia que era banho de ródio e a outra banho de ouro branco. Por isso fiquei com essa duvida, se o banho de ouro branco e o ródio nesse caso seria o banho de ródio, já que é ele que dá esse tom prateado bonito.

    • Esdras Proto Pinheiro disse:

      Sim é o banho de ródio. A única maneira de deixar o ouro 18k em branco é dando o banho de ródio. E esse processo pode ser utilizado na prata, para garantir durabilidade e proteção contra risco, devido a camada de cobertura. Mais não dura para sempre. Em peças com este banho, tem que cuidar sempre para não ter ficar fazendo outro banho, pois não é tão acessivel o valor.

  • Paula disse:

    Amei! Bom saber que temos está opção para proteger nossas jóias! Principalmente aquelas com grande valor sentimental como herança de família!

  • Tita disse:

    Normalmente faço alergias a brincos falsos(sem ouro ou prata),no caso de serem somente chapeados a ródio,podem resolver o problema da alergia?
    Obrigada

    • Poésie J disse:

      Olá Tita.

      Trata-se de um assunto delicado e de difícil generalização. Aconselhamos que consulte um médico.

      Att.

      Equipe Poésie

      • Mila disse:

        Olá tenho um anel chuveiro onde no topo onde tem as pedras tem banho de ródio ,para retocar precisa retirar as pedras?

        • Poésie J disse:

          Olá Mila,

          É preciso que leve a sua joia para análise de um joalheiro treinado.

          No entanto, em grande parte dos casos, não é preciso retirar a pedra.

  • GILMARA DOS disse:

    Olá no caso a prata…melhor prata pura 925 ou prata banhada a ródio?

    • Poésie J disse:

      Gilmara, não se trata de uma questão de ser melhor ou pior… Esta é uma questão de gosto, uma vez que a prata banhada a ródio terá um aspecto diferente da liga de prata 925.

  • Eshyllen Pereira da Silva disse:

    A peça tendo o banho de ródio, ela pode ter contato com a água?

  • Ana Pereira disse:

    Quanto custa um banho de rodio?

    • Poésie J disse:

      Olá Ana,

      O valor vai depender muito do tamanho da peça, do preço do ródio no momento e outras variáveis. No entanto, costuma ser um valor bastante acessível.

  • Rubens disse:

    Caramba que site incrível sobre joias, nunca li explicações assim com tanta clareza e conteúdo. Sanou todas as minhas duvidas.

Deixe uma resposta