Skip to main content
Pedras Preciosas

Você sabia que o rubi e a safira são a mesma pedra preciosa?

O rubi e a safira estão entre as gemas mais apreciadas no mundo. Não é à toa que são as favoritas das joalherias. No entanto, ainda que exista uma grande diferença de cor entre elas, há uma semelhança que poucas pessoas sabem: ambas as gemas são variedades do mesmo mineral, o coríndon. Ou seja, elas possuem a mesma composição química e a mesma estrutura mineral.

Sobre o coríndon

O coríndon – também conhecido como corindo ou corundum – é um dos minerais mais resistentes da natureza. Na escala de Mohs, que quantifica a dureza dos minerais, ele apresenta 9 pontos de dureza, ficando atrás apenas do diamante. Composto por alumínio e oxigênio, esse mineral em seu estado comum é transparente e pouco brilhante. As variações de cores só ocorrem graças a “impurezas” que se agregam a composição.

coríndon-gemas-coloridas-safiras

GIA

Rubi

O Rubi é uma das pedras preciosas mais populares do mundo e agrada apaixonados por joias desde a época em que os maiores monarcas da história usavam a pedra em suas coroas. O vermelho característico do rubi é originado, principalmente, pela presença de cromo e de ferro em sua composição. Pequenas quantidades de cromo podem desenvolver um coríndon com um fascinante tom vermelho, mas se partículas de ferro se misturarem à pedra, o tom pode chegar ao vermelho castanho. Entre tantas variedades de vermelho, a cor de rubi mais desejada é a “sangue de pombo”, um tom de vermelho vivo que se aproxima do roxo e possui um leve toque de azul.

poesie-anel-uni-de-noivado-ouro-branco-rubi-1280x720

Anel de Noivado Uni I-Ru

poesie-anel-de-noivado-uni-princess-rubi-amarelo-1280x720

Anel de Noivado Uni Princess II-Ru

anel-de-noivado-insignia-rubi-amarelo-1280x720

Anel de Noivado Insígnia II-Ru

poesie-anel-de-noivado-ouro-amarelo-de-rubi.jpeg

Anel de Noivado Uni II-Ru

As principais jazidas de rubis estão localizadas em Myanmar (antiga Birmânia), Tailândia e Sri Lanka. Myanmar é famosa pela extração da rara e cobiçada variedade de rubi na cor “sangue de pombo”. A Tailândia possui rubis com a cor mais escura e tom acastanhado. Já no Sri Lanka, a variedade de rubi apresenta um tom de vermelho-framboesa.

Safira

Embora a safira seja conhecida pelo tom de azul profundo, a pedra também é encontrada na natureza em diversas tonalidades.

O azul na safira ocorre devido a presença de uma pequena quantidade de ferro ou de titânio durante a formação do coríndon. As gemas de maior valor comercial vêm de Ratnapura, conhecida como “Cidade das Gemas”, no sul do Sri Lanka. Elas possuem um tom de azul mais claro com uma leve coloração arroxeada. Esse tipo de safira é chamado de Cornflower Blue Ceylon Sapphire ou Safira Azul Centáurea do Ceilão.

anel-noivado-wish-branco-safira-1280x720

Anel de Noivado Wish I-Sa

anel-noivado-oui-amarelo-1280x720

Anel de Noivado Oui II-Sa

anel-noivado-florence-branco-safira-1280x720

Anel de Noivado Florence I-Sa

Anel-de-noivado-Destiny II - sa - caixa origami fechada

Anel de Noivado Destiny II-Sa

anel-de-noivado-elysian II-Sa caixinha aberta

Anel de Noivado Elysian II-Sa

Além do Sri Lanka, a safira é encontrada na Tailândia, Myanmar, Índia, Vietnã, Quênia, Estados Unidos e Austrália.

Safiras coloridas

A palavra safira, na maioria dos casos, é associada apenas a cor azul, mesmo havendo uma ampla gama de cores para a gema, como o rosa, roxo, laranja, amarelo e verde. Essa pequena confusão ocorre porque o senso comum tende a associar o termo “safira” a um coríndon azul.

Na verdade, todos os coríndons não vermelhos são classificados como safiras.

pedras-preciosas-safiras-cores

Foto: Antwerp Diamond

Rubi vs. safira rosa

Historicamente, todos os coríndons avermelhados eram considerados rubis, o que incluiria o rosa. Hoje, existe uma grande divergência entre joalheiros e especialistas em gemas em relação à definição de safiras rosas e rubis, já que se trata do mesmo mineral. No ocidente, se um coríndon possui um tom avermelhado demasiadamente claro, é considerado como uma safira rosa, mesmo se a intensidade da cor for alta. Porém, no Sri Lanka, onde rubis e safiras são encontrados mais facilmente, coríndons rosas são sempre considerados rubis.

anel-de-noivado-oui-rubi-e-safira-rosa

Anel de Noivado Oui I-Ru | Anel de Noivado Oui I-Sr

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta