Elegante e atemporal, o anel solitário é, atualmente, um dos estilos de anéis mais populares e desejados em todo o mundo. Esse modelo, que consiste em dar destaque a uma única pedra, resistiu ao tempo e tornou-se praticamente sinônimo de joia para pedido de casamento. Mas você sabe qual é a origem do aclamado anel solitário? Neste artigo, contamos sobre a sua história, desde a antiguidade até os tempos atuais, e selecionamos 17 modelos incríveis para você se inspirar.
A história do anel solitário
A história por trás dos anéis de noivado remonta à Roma Antiga, pois é o período de onde é possível rastrear evidências do uso de anéis para simbolizar a união ou, de acordo com o Instituto GIA, para “significar um contrato comercial ou para afirmar amor e obediência mútua”. No entanto, acredita-se que muito antes disso, os antigos egípcios já usavam anéis com o mesmo propósito e, posteriormente, os antigos gregos adotaram a tradição.
Dentro do conceito que conhecemos hoje, o primeiro anel de noivado que se tem registros é de 1477, quando Maximiliano I, Arquiduque da Áustria, presenteou sua noiva Maria, a Duquesa de Borgonha, com um anel de diamantes. Tratava-se de uma joia confeccionada em ouro, com coroa na forma da letra “M” e pequenos pedaços de diamantes. Embora esta união envolvesse interesses políticos, o fato é que Maximiliano revolucionou as propostas de casamento ao oferecer um anel de diamante que, além de representar suas intenções e seu compromisso, foi entregue como presente à noiva, antes mesmo do casamento ser oficializado. Desde então, seu gesto inspirou casais da realeza ao longo da história e deu origem à tradição que perdura até hoje.
Anel de noivado de Maria, Duquesa de Borgonha | Casamento de Maria da Borgonha com Maximiliano da Áustria (imagem digitalizada de livro e lançada pela British Library)
Na época em que Maximiliano presenteou Maria com um anel de noivado, diamantes eram extremamente raros e, consequentemente, valiosos. O custo de um item de luxo como esse não era acessível para a grande maioria das pessoas, portanto, tornou-se primeiramente um costume entre as famílias mais ricas e a realeza. Séculos depois, entre 1720 e 1866, quando depósitos de diamantes foram descobertos no Brasil e na África do Sul, tivemos pela primeira vez um cenário onde o acesso e a aquisição de diamantes não eram mais coisas inalcançáveis. Então, com o aumento da disponibilidade desta pedra preciosa, o uso de anéis de diamantes foi difundido.
Em 1886, a Tiffany & Co apresentou um design de anel de noivado revolucionário para a indústria joalheira, o icônico Tiffany Setting. O modelo consiste em aro liso e seis garras sustentando um único diamante que está acima da altura do aro. Sem barreiras de metal ao redor da pedra e com detalhes perfeitos, esse anel era capaz de explorar ao máximo a beleza e o brilho do diamante. A criação apresentada por Charles Lewis Tiffany há mais de 130 anos atrás foi tão bem aceita que se tornou referência e inspiração para os modelos de anéis de noivado que conhecemos atualmente.
Anel de Noivado Promise I
Anéis solitários modernos: modelos para todos os estilos
Com a repaginação do visual dos anéis de noivado e a tecnologia da era moderna, hoje, o universo joalheiro oferece uma grande variedade de modelos, que vão muito além do anel solitário tradicional. Os novos modelos de anéis solitários aparecem em inúmeros formatos diferentes e exibem detalhes impressionantes. Além disso, eles também podem transitar por diversos estilos, como romântico, vintage, clássico, minimalista, entre tantos outros.
Anel de Noivado One II e Anel de Noivado Sakura II
Outro ponto importante que deve ser levado em consideração na hora de escolher um anel solitário é a pedra central. Embora o diamante ainda seja a pedra preciosa mais associada a pedidos de casamento, tornou-se cada vez mais comum o uso de pedras coloridas. Em nossa coleção, por exemplo, há muitas opções de anéis solitários com outras pedras preciosas, como rubi, safira, esmeralda, diamante negro, topázio, turmalina e ametista.
Cada pedra possui seus significados e está ligada a diversos poderes místicos. Portanto, a escolha da pedra influencia na mensagem que você quer passar. Uma pedra colorida pode ser uma forma de revelar a personalidade da pessoa que será presentada, de agradá-la com a um anel que carregue a sua cor favorita ou com uma pedra associada a um significado especial para ela.
Anel de Noivado Solitaire I e Anel de Noivado Solitaire I-Tu
Caso tenha interesse em saber mais sobre os significados das pedras, sugerimos a leitura do seguinte artigo: Pedras de anéis de noivado e seus significados.
Inspirações de anéis solitários
Com tantos modelos disponíveis, a escolha da joia ideal para selar o noivado ou outra data especial pode não ser tão simples quanto o esperado. Então, para te ajudar a escolher um anel solitário que combine com o estilo e personalidade da pessoa amada, selecionamos 17 modelos encantadores da nossa coleção para você conhecer.
1. Anel de Noivado One
O Anel de Noivado One possui um design minimalista que sobreviveu ao tempo, tornando-se um dos modelos mais consagrados de anéis de noivado. Nesse modelo, a simplicidade dos traços e do aro liso dá destaque ao verdadeiro protagonista da joia: a pedra central.
Além da beleza extraordinária do diamante, o Anel One também está disponível em nossa coleção com algumas opções de pedras coloridas.
2. Anel de Noivado Solitaire
O Anel de Noivado Solitaire é o clássico anel de noivado solitário para pedidos de casamento. Normalmente, quando falamos em anel solitário, a imagem de um anel com características similares ao Anel Solitaire é o primeiro que vem à mente de muitos noivos e noivas. Esse design simples, combinado com a exuberância da pedra central e dos diamantes laterai,s conquistou muitos admiradores e se consolidou como a joia perfeita para simbolizar o noivado.
Em nossa coleção, o estilo clássico e elegante do Anel Solitaire ganhou um toque de cor com várias opções de pedras coloridas: turmalina rosa, topázio swiss, ametista, turmalina verde. Essa proposta é perfeita para quem busca uma joia clássica, porém, que demonstre um pouco mais de personalidade.
3. Anel de Noivado Joy
Embora clássico, o Anel de Noivado Joy traz detalhes que o diferenciam dos tradicionais anéis solitários. Nele, os traços são suavemente arredondados e sua coroa é levemente rebaixada, ou seja, a pedra central está um pouco mais próxima da altura do aro. Esses pequenos detalhes garantem um visual minimalista e gracioso. Certamente, a opção perfeita para quem possui um estilo delicado.
4. Anel de Noivado Destiny
O delicado Anel de Noivado Destiny é uma releitura moderna do clássico anel solitário. Neste modelo, o aro ganha vida com detalhes que remetem ao design romântico de outras épocas.
Esse anel, que é um dos modelos mais admirados da nossa coleção, também está disponível com preciosas gemas coloridas. Assim, é possível escolher a opção que melhor se encaixa na sua demanda, seja ela um pedido de casamento, renovação de votos, bodas de casamento, presente de aniversário ou uma data especial.
5. Anel de Noivado Sweet
O Anel de Noivado Sweet é inspirado no modelo que apresentamos anteriormente, o Anel Destiny. Nele, um inusitado padrão de corações compõe o aro juntamente a pequenos diamantes, resultando em um visual gracioso. Sem dúvida, ele é o tipo de anel solitário de foge do convencional, surpreende pela originalidade e encanta com a sua delicadeza.
6. Anel de Noivado Garden
Simplicidade e riqueza de detalhes contracenam lado a lado no encantador Anel de Noivado Garden. Delicados arabescos e pequenos grânulos trazem ares de romantismo à joia. O resultado está longe de ser extravagante. Trata-se de um anel com estética delicada combinado com detalhes marcantes que não passam despercebidos.
7. Anel de Noivado Celestia
O design do Anel Celestia tem como inspiração os corpos celestes. O aro exibe delicadas estrelas, iluminadas pelo brilho de pequenos diamantes. Uma graciosa lua aparece logo abaixo da coroa. Esses detalhes agregam ainda mais beleza e significado à joia e não tiram o protagonismo do diamante de aproximadamente 0,15ct projetado do centro do anel.
8. Anel de Noivado Soliste
Para as adeptas de um estilo mais minimalista, sem dúvidas, o Anel de Noivado Soliste é a escolha perfeita. Ele, que é um dos modelos mais delicados da nossa coleção, possui o aro fino e uma coroa levemente projetada para exaltar a beleza e o brilho de um único diamante.
9. Anel de Noivado Koi
Para quem busca um anel solitário de aro fino com detalhes discretos, a grande aposta é o Anel Koi. Ele traz delicados arabescos em cada ponta do aro para sustentar a coroa e um gracioso detalhe de coração no centro para dar ares de romantismo à joia.
10. Anel de Noivado Dreamy
Com aro assimétrico, o Anel de Noivado Dreamy traz uma proposta diferenciada de anel solitário. Seu visual é delicado e elegante com um toque de originalidade.
11. Anel de Noivado Relique
O Anel de Noivado Relique é um anel solitário diferente de tudo o que você já viu. Seu aro é vazado e carrega elementos encantadores, como arabescos, grânulos e um detalhe de coração, resultando em um anel imponente e singular.
Se a ideia é dar ainda mais ênfase ao estilo da pessoa que usará o anel, a sugestão é apostar nas versões desta magnífica joia com pedras coloridas.
12. Anel de Noivado Sakura
O design do elegante Anel Sakura foge dos tradicionais anéis solitários. Seu aro possui graciosas curvas e delicados arabescos. Abaixo da coroa, um detalhe é responsável por garantir mais charme e significado ao anel: uma flor de cerejeira.
Na versão com turmalina rosa, a cor da pedra exalta a tonalidade e a beleza das pétalas da flor de cerejeira, que serviram de inspiração para a criação desta joia. No entanto, este modelo também está disponível em outras opções de pedras, como ametista e topázio.
13. Anel de Noivado Lovely
Em meio ao aro liso e aos belos detalhes de arabescos localizados na parte interna do aro, o Anel de Noivado Lovely exibe no topo da joia uma pedra surpreendente: um rubi natural de aproximadamente 0,55ct em forma de coração. O rubi, por si só, é considerado a pedra do amor. Ainda assim, neste modelo, a pedra ganhou um formato mundialmente conhecido como sinônimo de amor e paixão, reforçando o conceito de romantismo da joia. Certamente, um belo anel solitário de rubi para declarar o seu amor.
14. Anel de Noivado Valentine
O Anel de Noivado Valentine está disponível em duas opções de pedras centrais, esmeralda e rubi, ambas em forma de coração. Ele trabalha de forma harmoniosa a combinação do aro fino e delicado com a imponência da pedra preciosa de aproximadamente 5,00mm.
15. Anel de Noivado Afterlife
O Anel de Noivado Afterlife é um solitário de diamante negro com design inovador. O interior do aro carrega delicados arabescos que remetem ao romantismo de outros épocas. Logo abaixo da coroa, há um detalhe cheio de simbolismos: uma pequena caveira. Enquanto para algumas mulheres a caveira seja um símbolo que não se encaixa no seu estilo, para outras, este é o detalhe que faz o Anel Afterlife ser ainda mais interessante.
16. Anel de Noivado Sansfin
Sofisticado e com presença marcante, esse é o Anel Solitário Sansfin. Nas laterais do aro, é possível notar a beleza do ouro e o minucioso trabalho de arabescos contracenando com delicados diamantes. Na parte superior, o aro é liso, dando o destaque necessário para a verdadeira estrela desta joia: um magnífico diamante negro de aproximadamente 0,75ct.
17. Anel de Noivado Persephone
O design do Anel Persephone foge completamente do convencional. Ao invés de uma coroa simples projetando a pedra central, esse modelo possui uma coroa adornada com flores, grânulos e arabescos. A riqueza de detalhes está presente também no interior do aro e na parte superior da joia.
Embora o anel solitário seja muito associado a noivado, nada impede que ele também seja usado em outros momentos especiais. Aqui na Poésie, costumamos dizer que são pessoas que dão significado às joias, e não o oposto. Portanto, assim como um anel solitário pode simbolizar o amor verdadeiro do casal que está decidido em iniciar a vida a dois, ele também pode ser usado para coroar a tão sonhada formatura, celebrar as bodas de casamento ou simplesmente demonstrar amor próprio, brilhando no dedo de alguém que ama se presentear. Então, independente de qual seja a sua demanda, um anel solitário sempre será uma ótima opção.