Skip to main content
AliançasAnéis de Noivado

Anel de Noivado x Aliança – Qual a Diferença?

Qual é a diferença entre um anel de noivado e uma aliança? Eles não são a mesma coisa? Essas são dúvidas comuns, principalmente para os homens. Na verdade, os brasileiros ainda estão pouco acostumados com a cultura do anel de noivado. Então, quando chega a hora de dar um passo adiante no relacionamento, seja noivado ou casamento, a confusão começa. Preciso de um ou do outro? Dos dois? Um exclui o outro?

Vamos entender de uma vez por todas qual a diferença, para que você decida o que é mais conveniente para você.

Anel-de-Noivado-Qual-a-Diferença

Foto: Aliança Mon & Anel de Noivado Solitaire

Anéis de noivado e alianças representam momentos diferentes de um relacionamento: o pedido de casamento e o casamento propriamente dito, respectivamente. Embora muita gente ache que tudo se trata da mesma coisa, esses momentos possuem certas particularidades e, portanto, são bastante diferentes.

anel-de-noivado-alianças-anel-de-compromisso

Pedido de Casamento – Anel de Noivado

O pedido de casamento é um momento cujo controle está, na maioria dos casos, na mão do homem — isso dependerá da história e do relacionamento de cada casal, sendo que há muitos casos de mulheres fazendo lindos pedidos de casamento.

O pedido é um momento essencialmente romântico, onde você contará para pessoa que ama: “minha vida não faz sentido sem você”. Não exatamente com essas palavras, às vezes, até sem palavras. É a hora de fazer algo especial para ela! Ela te fez uma pessoa melhor, cuidou de você, trouxe significado para sua vida e, sim, te amou cada um dos dias que estiveram juntos.

pedido-de-casamento-praia-romantico

foto: Anna K. Photography

Sim, agora você mostrará do seu jeito todos os sentimentos que tem por ela, para, finalmente, convidá-la para fazer parte de sua vida para sempre: “quer se casar comigo?”.

É claro, além desse turbilhão de emoções, o pedido de casamento vem acompanhado de um pequeno detalhe: a surpresa. O toque do inesperado dá mais brilho e sentido aos sentimentos envolvidos na ocasião.

anel-de-noivado-essenza-ouro-amarelo-diamantes

Anel de Noivado Essenza II

Então, caro leitor, o anel de noivado é o seu companheiro para esse momento: o seu momento de balançar o mundo da pessoa que ama. Se quiser entender o significado que o anel traz ao pedido de casamento, recomendamos que leia o seguinte artigo: Para ele – por que um anel de noivado?. Com ele, você entenderá a verdadeira essência de tudo que acabamos de falar.

Casamento – Alianças

O casamento é um momento posterior: ela (ou ele) disse sim! Os planos e sentimentos são completamente outros. Agora não é mais hora de surpresa. Muito pelo contrário, é o momento de planejamento para que tudo saia dentro dos conformes. Além disso, a situação passa a ser administrada pelo casal e não apenas por aquele que preparou o pedido de casamento

casal-casamento-noiva

foto: Ashton Photography

No casamento, vocês reforçarão a união que estabeleceram no pedido de casamento não só para vocês mesmos, mas também para suas famílias e para a sociedade. Ou seja, o significado do relacionamento de vocês se expande não só para vocês mesmos, mas também para outras pessoas.

As alianças são o grande símbolo do casamento. Enquanto estiverem juntos, os noivos usarão essas belas argolinhas em seus dedos.

aliança-antique-arabescos-ouro-amarelo-poesie

Aliança Antique II

Assim, as alianças e o anel de noivado carregam significados de momentos e sentimentos diferentes. No entanto, é importante lembrar que, no Brasil, as alianças também são usadas como símbolos do noivado.

Não se esqueça, ainda, que cada casal possui uma história, condições e sentimentos bastante particulares. Portanto, não transforme os costumes em regras obrigatórias. A regra é usar o que faz mais sentido para vocês.

Sejam muito felizes!

Veja mais sobre o assunto em: Como usar anéis de noivado e alianças

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

54 Comentários

  • Márcia disse:

    Ganhei uma meia aliança, juntamente com a aliança de noivado, ela pode ser considerada um anel de noivado?

  • Fernanda de Matos disse:

    Prezados,

    gostaria de saber se o anel de noivado pode ser feito com rubi?

    Att.,
    Fernanda

  • Vitória disse:

    Se a mulher vai usar o anel de noivado, o que o homem usa? ele fica sem nada? Pq se for assim é melhor a aliança, não é?

    • Poésie Joias disse:

      Vitória,

      Isto é uma opção do casal. Não é uma questão do que é melhor ou pior: isto não existe. Tanto a aliança como o anel de noivado possuem significados diferentes. Vocês devem usar o que tem significado e faz mais sentido para vocês.

      Há pessoas que usam anel de noivado e alianças durante o noivado; outras usam apenas alianças; há, ainda, quem não use nada. Os conceitos que apresentamos no artigo apenas mostram o significado que cada uma dessas joias geralmente carrega. Como representam momentos tão especiais e íntimos, elas podem ter sentidos diferentes para algumas pessoas.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Lincon disse:

    Por favor gostaria de saber, qual e mais romântico para pedido de casamento, ainda mais hoje no tempo em que vivemos um anel ou as alianças e eu uso o que?

    • Poésie Joias disse:

      Prezado Lincon,

      O romântico está muito mais no gesto, na história e em sua dedicação do que na escolha entre anel de noivado ou alianças. Ambos vão transmitir o carinho e admiração que você tem por ela.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Rafael disse:

    Oi Gurias,
    estou com uma dúvida. Quero pedir minha namorada em casamento e essa semana ela me deu a melhor notícia do mundo, vou ser PAI!! Estávamos planejando um filho e logo na segunda tentativa, ela ficou grávida. Estamos muito felizes.
    Buenas, ela está de aniversário em dezembro e apesar dela não querer fazer muita festa, eu quero reunir nossos amigos, familiares e fazer o pedido nessa data.
    Minhas dúvidas:
    Entrego para ela somente um anel?
    Compro direto alianças?
    Isso já seria considerado noivado?

    Outra coisa, no momento meus gastos estão aumentando muito, estou reformando meu apartamento, adquirindo um veículo para a família e não teria como dispor de 1mil, 2 mil reais para comprar as alianças. Então pensei em comprar algo mais em conta para agora e depois quando marcarmos o casamento, aí sim comprar alianças de ouro mais pomposas.
    Vi algumas alianças de prata muito bonitas, mas não sei se é indicada para essa situação.

    Muito obrigado

    • Poésie Joias disse:

      Rafael,

      Que boas notícias!

      Sim, o gesto de entregar o anel é uma simbologia muito forte e, sem dúvida, transmite a mensagem que é um pedido de noivado. No entanto, é importante não deixar que tudo isso influencie em sua situação financeira, não é mesmo? O importante é planejar, pensar e tentar transmitir toda sua admiração por ela na hora do pedido de casamento. Ela vai perceber toda consideração e carinho e pelo resto da vida, quando ela olhar para aquela argolinha, prata ou ouro, vai se lembrar de tudo isso. Depois, quando a situação financeira estiver mais confortável, vocês podem comprar algo mais pomposo, como você mesmo disse.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Lumena Almeida disse:

    Não concordo com a ideia expressa nesse texto. O uso da aliança é uma questão cultural, no Brasil a maioria dos casais, no noivado o casal troca alianças, a transferindo para a mão esquerda no dia do casamento. Exemplo disso é que, em um comentário anterior, uma leitora (Vitoria) julgou que seria “melhor” as alianças visto que, com o anel de noivado, o homem não usaria nada que representasse esse compromisso. Hoje em dia no Brasil, muitas mulheres tem optado por usar a aliança juntamente com o anel de noivado.

    • Poésie Joias disse:

      Olá Lumena, tudo bem?

      Concordamos com você. Por isso nosso artigo termina com os seguintes dizeres:

      “As alianças e o anel de noivado carregam significados de momentos e sentimentos diferentes. No entanto, é importante lembrar que, no Brasil, as alianças também são usadas como símbolos do noivado.

      Não se esqueça, ainda, que cada casal possui uma história, condições e sentimentos bastante particulares. Portanto, não transforme os costumes em regras obrigatórias. A regra é usar o que faz mais sentido para vocês.”

      Atenciosamente,

      Poésie

  • Alessandro disse:

    Muito bom o site

  • Stephany disse:

    Não gosto de usar ouro amarelo e nem bijuterias ou semi-joias banhadas a ouro amarelo. Seria obrigatório o uso de alianças de ouro amarelo em casamentos ou eu poderia fazer em ouro branco (talvez com algum detalhe em ouro amarelo) quando for me casar?

    • Poésie Joias disse:

      Prezada Stephany,

      Quando falamos em alianças e anéis de noivado, não existe “obrigatório”. Existe tradição e você só deve segui-la apenas se fizer sentido para você, afinal qual o propósito de usar algo em que você não enxerga sentido? Assim, embora o mais comum seja usar alianças em ouro amarelo, não há nada que impeça o uso de alianças em ouro branco.

      No entanto, vale ressaltar que o ouro branco tem algumas desvantagens em relação ao ouro amarelo, principalmente em joias de uso contínuo, como é o caso das alianças: ele demanda manutenção com uma frequência maior. O ideal, seria optar por alianças de platina.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Alex disse:

    Boa tarde,

    Comprei um solitário para pedido de noivado. Deixar para escolhermos as alianças juntos está correto?

    Abr

    • Poésie Joias disse:

      Prezado Alex,

      Abordar o assunto sob a ótica “certo x errado” talvez não seja conveniente. Tente pensar se faz sentido para vocês ou não.

      Não há nada de errado em escolherem as alianças juntos. Por sinal, isso é o que acontece em muitos casos.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • THAIS disse:

    Olá…gostaria de saber se casais tbém fazem da seguinte forma…a mulher usa somente o solitario e o homem a aliança?

    • THAIS disse:

      Olá…gostaria de saber se casais tbém fazem da seguinte forma…a mulher usa somente o solitario e o homem a aliança?

  • Daniela disse:

    olá… meu namorado vai me pedir já pediu em casamento, mas não compramos aliança ou anel. Isso que estou confusa que vi nós comentarios que se usa anel de noivado junto com a aliança isso não entendi vcs podem me explicar?

  • Breno disse:

    Bom dia,

    Lendo o texto, e as perguntas e respostas, estou convicto de que irei comprar o anel de noivado primeiramente, e posteriormente compramos as alianças juntos. A questão é: Quero fazer um momento muito especial e íntimo na hora do pedido do casamento, só nós dois. E quero também reunir a família para um almoço de domingo.

    Posso fazer os dois separados ? Tipo, preparar um momento especial só nós dois, e depois já chegar com o anel de noivado para o almoço entre família ?

    • Poésie Joias disse:

      Breno,

      Reforçamos mais uma vez que este é um momento especial. Tente pensar menos em “certo x errado” e mais no que faz sentido para vocês. No entanto, o ideal é que esteja com o anel de noivado em mãos no momento em que estiver a sós com ela. Essa argolinha é um símbolo muito poderoso e fará toda a diferença na história de vocês. Então, o impacto e a surpresa na hora de falar “quer se casar comigo” ficam mais especiais com um anel de noivado em mãos.

      Não há nenhum problema em deixar uma reunião com a família para um momento posterior.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Olá Equipe Poésie

    Somos Nerds (o Casal) e pretendo noivar com a minha prenda, porém com relação aos metais dos aneis de noivado (sim pretendo ter o meu).

    Quais são os metais apropriados para confeccionar (temática nerd) para o anel de Noivado (Aço, Prata, etc) não quero cometer a gafe de errar nesse quesito.

    • Poésie Joias disse:

      Prezado Daniel,

      Reforçamos sempre para os casais não se prenderem a regras. Em primeiro lugar, pensem naquilo que faz sentido para o casal. Aço, prata, ouro ou platina podem ser a matéria-prima para anéis de noivado e alianças nerds. Então, seus primeiros filtros serão significado, gosto e orçamento.

      No entanto, o ouro é o material mais usado na confecção de alianças. Ele é resistente o suficiente para suportar o uso diário, ao mesmo tempo que mantém o brilho. Além disso, a manutenção é bastante simples.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • ellen disse:

    o homem pode fazer um pedido de casamento e dar um anel simbólico para mulher no momento do pedido e posteriormente escolherem alianças de noivado para os dois usarem?

  • João Paulo disse:

    Bom dia!

    Já estou planejando o pedido à minha namorada. Atualmente, usamos anéis de compromisso. Pretendo dar a ela o anel de noivado, e posteriormente, escolhermos as alianças juntos. Porém, quando eu der o anel de noivado a ela, o que eu uso? Gostaria de aposentar o anel de compromisso, mas continuar usando algo que represente o próximo passo no relacionamento. Obrigado.

    • Poésie Joias disse:

      Olá João Paulo,

      No seu caso, se realmente deseja usar algo durante o noivado, a única alternativa é a aliança. Assim, você pode fazer uma surpresa e entregar o anel de noivado no pedido de casamento e aguardar o momento conveniente para irem escolher as alianças juntos. Isso pode acontecer logo em seguida, mas para alguns casais, as coisas podem levar um pouquinho mais de tempo.

      Veja mais informações sobre o assunto aqui.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

    • Danielle disse:

      João Paulo uma sugestão: Compre o anel de noivado e entregue a ela.Logo em seguida escolham juntos as alianças e ai vocês dois usam.Ela pode usar a aliança e o anel no mesmo dedo(anelar da mão direita).É o que eu faria.Rsrsr.Espero ter ajudado.Bom noivado!=)

  • Fernanda disse:

    Boa Noite,

    O pedido pode ser feito somente com anel ou aliança? Poderiamos quebrar essa regra com algum outro tipo de joia em ouro amarelo? Afinal, seria algo para ser usado também por toda a vida, e futuramente se tornaria uma joia de familia! Correto?

    • Poésie Joias disse:

      Claro que sim Fernanda. Conforme dissemos anteriormente, o que é mais importante, em primeiro lugar, é fazer o que faz sentido para vocês. Não existem regras! Existem apenas costumes. Para algumas pessoas, os costumes fazem sentido, mas outras preferem seguir caminhos diferentes. Não há nada de errado.

  • marina disse:

    Não acho necessário os dois usarem, se ele fizer essa surpresa que dizer q pensa na mulher. E não é uma aliança que realmente forma o compromisso.
    O importante é o contexto, as ações, os detalhes, o amor.

  • Ana Paula disse:

    Eu ficaria muito feliz de receber um anel do meu namorado me pedindo em casamento, pois anéis são todos lindos praticamente, já a aliança não, é bom ir o casal e escolher juntos, pois é uma coisa que vai ficar no dedo o resto da vida!

  • Pablo Silva disse:

    Bom dia,

    Estou muito apaixonado, e pretendo em breve fazer essa surpresa a minha namorada com um pedido de casamento e assim ficarmos noivos.
    Bom gosto muito do tradicional do romantismo que sempre ouvi falar das pessoas com mais experiencia que me rodeiam, e eu ja ouvi historias que a aliança para usar no tempo de noivado seria uma aliança de ouro branco, e no dia do casamento seria trocada por uma de ouro amarelo…entao gostria de saber de voces, se existe alguma verdade nessa historia, que particulamente acho muito lindo! mais queria sanar essa duvida!..rsrsrs

    • Poésie Joias disse:

      Prezado Pablo,

      Não há problema em usar uma aliança em ouro branco durante o noivado e, após o casamento, trocá-la por uma em ouro amarelo. Sempre dizemos que o que faz sentido para o casal vem em primeiro lugar, depois a tradição e os costumes.

      Se quiser se aprofundar um pouco mais sobre os costumes, sugerimos que leia o seguinte artigo: Como usar alianças e anéis de noivado.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Johny Lima disse:

    Bom dia, já faz uns dias que tenho acompanhado esse artigo, e de antemão parabenizo aos seus divulgadores.

    Bom, gostaria muito de uma opinião de quem entende do assunto: Noivado.

    Acontece que minha namorada e eu, decidimos nos casar,já temos um espaço pra construirmos nosso lar, mais isso planejamos iniciar a partir de fevereiro.
    Já fui casado no cívil apenas, sem planejamento, festas ou objetivos, tanto que por isso acabou em divórcio.

    Porém agora é diferente, Amo muito minha namorada e quero fazer tudo da maneira que julgamos ser a mais tradicional, marcamos nossa festa de noivado para o dia 13 do próximo mês (dezembro), porém eu tinha em menti comprar comprar um par de alianças e fazer o pedido oficial diante de amigos e familiares, mais agora estou numa dúvida cruel, pois achei muito interessante alguns artigo que li sobre o uso do anel solitário. Porém sei que ela vai querer que eu TB use algo pra registrar esse compromisso, então minha duvida é: Poderia ela usar esse lindo anel solitário e eu usas apenas uma aliança básica? e no momento do pedido de casamento, eu que apenas a presenteou com o anel, ou ela TB já tem que colocar o anel no meu dedo direito?

    desculpem pelo longo texto, sempre me polgo em. escrever rsrs

    aguardo respostas!

    • Poésie disse:

      Prezado Johny Lima,

      Nossa sugestão, no seu caso, é que faça o pedido de casamento com um anel de noivado. Após o noivado, isto é, depois da grande surpresa, sente-se e converse com ela. Nesse momento, vocês poderão, juntos, decidir o que será mais conveniente. Algumas noivas preferem que seus noivos usem uma aliança, mas outras não veem nenhum problema, caso seu companheiro prefira não usar nada durante o noivado.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Aline disse:

    Se eu vou usar anel de noivado enquanto estou noiva o meu noivo vai usar o que?

  • Gilce Nunes disse:

    ola gostaria de saber se o anel de noivado tem q ser usado diariamente ate o casamento por se tratar de uma joia,é necessario?obrigada

    • Poésie disse:

      Prezada Gilce,

      Não é necessário que o anel de noivado seja usado diariamente. Esta é uma decisão muito pessoal, isto é, fica a critério de cada um.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Paula disse:

    Olá gostaria de saber se usa o anel de noivado sozinho ou junto com a aliança que já uso de namoro?

    • Poésie disse:

      Prezada Paula,

      O costume é deixar de usar a aliança de namoro. No entanto, nada impede que você use a aliança e o anel de noivado juntos.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • rafaela disse:

    O anel de noivado pode ser a aliança no casamento.

  • dani disse:

    O anel solitario considerado como anel de noivado? A mulher pode usar anel e o homem aliança?

    • Poésie disse:

      Prezada Dani,

      O anel solitário é o clássico dos clássicos dos anéis de noivado! Portanto, a mulher pode usar este anel e o homem um aliança.

      Att.

      Equipe Poésie

  • geovana disse:

    Olá…gostaria de saber se casais tbém fazem da seguinte forma…a mulher usa somente o solitario e o homem a aliança?

  • Cristiane de Oliveira Bauska disse:

    Gostaria de saber se é obrigatório utilizar as alianças durante a cerimônia de casamento. Se o casal resolver que não irá utilizar alianças, pode?

  • Marcos disse:

    Gostaria de saber, se eu fisse o pedido com as duas aliança tem problema? E que já comprei o par e queria pedi com elas

  • Suh Bertoluchi disse:

    Só queria saber se é errado noivar com a aliança de namoro ?

  • BIANCA MENDES OLIVEIRA DA SILVA disse:

    Olá Boa Noitt
    Anel de noivado é para a mulher certo? Gostaria de pedir meu namorado em noivado então qual anel eu daria pra ele ? A aliança ????
    Att
    Bia Mendes

    • Poésie disse:

      Olá Bianca, tudo bem?

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato.

      A ideia de anel de noivado para homens ainda não é comum, no entanto, nos tempos atuais, há casais que procuram joias que possam ter o mesmo simbolismo que um anel de noivado para os homens.

      Nossa experiência indica que, quando uma mulher faz o pedido de casamento para um homem, comumente a joia escolhida é uma aliança de noivado (joia que representará apenas o noivado) ou, na grande maioria dos casos, o pedido já é feito com a aliança de casamento (durante o noivado ele usará a aliança no anelar direito e, após o casamento, a aliança passará para o anelar esquerdo). De qualquer forma, costumamos dizer que costumes não são regras inquebráveis, portanto, o importante é seguir com a ideia que faz mais sentido para o casal.

      Para conferir a nossa coleção de aliança, acesse: Alianças de noivado e de casamento

      Para se inspirar, sugerimos que confira o seguinte artigo: Pedido de casamento feito por mulheres: 10 ideias românticas para você se inspirar

      Estamos à disposição.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

Deixe uma resposta