Skip to main content
AliançasAnéisAnéis de Noivado

Como saber o tamanho do anel: 9 métodos para você descobrir a numeração

Você já se decidiu: está pronto para fazer o pedido de casamento. Além dos desafios de planejar um momento único sem que ela desconfie de nada, uma das dificuldades mais comuns se resume ao tamanho de anel. Afinal, em se tratando de medida de anel, como descobrir o tamanho correto e aro de sua futura noiva?

Em sua jornada para descobrir a numeração correta, você encontrará vários métodos para descobrir a medida correta do aro, como um medidor de anel, um paquímetro e até mesmo um barbante pode te ajudar. Muitos vão deixá-lo com aquela sensação de “será que acertei?”. Não se preocupe, pois vamos orientá-lo para que entenda como funciona cada método de medição e para que o anel de noivado ou aliança se encaixe perfeitamente no dedo dela no dia do pedido de casamento.

Quais os métodos para medir a numeração do aro?

Existem diversos métodos para medir o aro do anel. Abaixo, você encontra alguns procedimentos, o grau de precisão, além das eventuais dificuldades de acertar a medição de acordo com o método escolhido.

Importante: a grande maioria dos métodos abaixo pede um anel de referência usado no dedo anelar esquerdo (se quiser entender o porquê deste dedo leia: Em qual mão se usa a aliança de noivado?). Caso este anel seja uma aliança anatômica, lembre-se de que esse modelo geralmente é comprado um número menor do que um anel com aro tradicional.

Sistema de avaliação de precisão:

metodos precisao

Pau medidor de anel

Grau de precisão: ++++
Você vai precisar de: um anel utilizado no dedo anelar da sua futura noiva e um pau medidor de anel.

02-pau-medidor-anel

Esta ferramenta é, geralmente, encontrada em joalherias. No entanto, você não encontrará dificuldades em comprá-la em lojas virtuais e até no Mercado Livre. Basta posicionar o anel no medidor e conferir qual o número indicado no local onde o anel parou.

Este é um dos métodos mais precisos existentes e a chance de erro é muito baixa. Procure apenas usar um anel não muito largo e verifique se não utilizou uma aliança anatômica para fazer a medição.

Não existe um padrão universal na fabricação desse instrumento. A ABNT tentou padronizar as medidas, mas parece que a iniciativa não pegou. No entanto, não se preocupe, pois a variação entre medidores, quando existir, costuma ser pequena.

anel-de-noivado-lovely

Aneleira

Grau de precisão: +++
Você vai precisar de: aneleira e a mão da sua namorada.

Aneleira

A aneleira também é facilmente encontrada em lojas virtuais e joalherias. Porém, o desafio é fazê-la provar os aros sem que ela desconfie de nada (veja alguns truques aqui).

Uma observação em relação à aneleira é que o aro deve ficar justo no dedo, pois o peso dos outros aros pode influenciar a precisão da medição. As pessoas tendem a escolher aros levemente maiores, quando experimentam uma aneleira. Para evitar esse pequeno erro, ela deverá encontrar uma dificuldade moderada na hora de retirar o aro correto do dedo. Não tenha medo, pois o anel de noivado ficará confortável durante o uso.

Aneleira virtual

Grau de precisão: ++
Você vai precisar de: um anel utilizado no dedo anelar da sua futura noiva, um cartão de crédito e acessar a nossa Aneleira Virtual.

aneleira-virtual 01

A aneleira virtual é um aplicativo da Poésie que permite descobrir o tamanho de aros de anéis e alianças diretamente no monitor de seu computador. Ela nada mais é do que um medidor de anel online.

Nosso aplicativo calibra as medidas da sua tela com o auxílio de um cartão de crédito (o cartão possui um medida universal). Em alguns segundos você conseguirá medir a parte interna do aro do seu anel. Dica: use um anel com um aro mais simples e fino. As instruções você encontra neste link.

Nossa aneleira mostrará medidas precisas em seu monitor. No entanto, variáveis como design do anel utilizado, ângulo de visão e erros na hora de calibrar a sua tela podem gerar pequenos erros.

Paquímetro

Grau de precisão: ++++
Você vai precisar de: Um anel utilizado no dedo anelar da sua futura noiva e um paquímetro.

05-paquimetro-aro-anel

Este é o método mais preciso para medir o aro do anel. Com o anel em mãos, utilize um paquímetro para medir o diâmetro do interior do aro. Na hora de adquirir seu anel de noivado, basta informar o diâmetro que descobriu.

Você também pode conferir as medidas correspondentes à numeração de aro em nossa tabela de medidas:

06-tabela-de-medidas-de-aros-poesie.

Paquímetro virtual

Grau de precisão: ++
Você vai precisar de: um anel utilizado no dedo anelar da sua futura noiva e acessar o paquímetro virtual.

paquimetro 0102

Caso não possua um paquímetro e nem consiga um emprestado, você pode tentar a versão virtual. Basta encostar o anel na tela do seu computador para ter uma estimativa do diâmetro do aro.

Como este é um método que depende um pouco de interpretação visual, há chances de pequenos erros. Geralmente, há uma tendência de erro para cima, isto é, de encontrar numerações maiores, 1 ou 2 números, do que a numeração de fato.

Impressão de aros

Grau de precisão: ++
Você vai precisar de: um anel utilizado no dedo anelar da sua futura noiva e imprimir o diagrama de medidas.

08-impressao-de-aros

Basta imprimir o diagrama em boa resolução e testar em qual tamanho o aro se encaixa melhor.

A diferença entre as numerações de aros de anel, geralmente, é de poucos milímetros. Assim, a resolução de sua impressora e a posição do corte da linha podem aumentar a margem erro. Na dúvida entre dois ou três tamanhos de aro, deixe uma margem de segurança e escolha o maior aro. Importante: não faça ajustes na impressão e não se esqueça de conferir se a medida de 1 cm está equivalente com a ajuda de uma régua.

Marcação no dedo

Grau de precisão: +
Você vai precisar de: um anel utilizado no dedo anelar da sua futura noiva.

medir aro de anel dedinho

Coloque o anel no seu dedo mínimo. Marque com uma caneta em que altura ele parou em seu dedo. Em uma joalheria, verifique qual numeração de anel vai se encaixar melhor na posição marcada em seu dedo.

Este é um método super comum e muitíssimo utilizado por homens na hora de comprar alianças e anéis de noivado. Às vezes, é difícil praticar o seu pequeno delito e ficar com um anel dela por muito tempo para fazer a medição utilizando outros métodos. Resta, então, apenas o famoso método do “dedinho”.

Apesar de muito comum e fácil, o método costuma ser bastante impreciso. Em muitas casos, o erro passa longe do desprezível. Portanto, recomendamos fortemente que tente utilizar outro método em conjunto com o método do dedinho.

Atenção: tenha muito cuidado ao fazer a marcação, pois a diferença entre aros é muito pequena (0,3mm, por exemplo).

Cordão

Grau de precisão: +
Você vai precisar de: um cordão e uma régua.

medir aro de anel cordão

Passe um fio, arame ou barbante em torno da junta do dedo. Marque a medida da circunferência do dedo. Corte a linha onde você marcou a medida. Estenda a linha e meça com uma régua.

O grande problema deste método é que você deverá fazê-lo no dedo dela. Como fazer sem ela desconfiar? Tente realizar a medição enquanto ela dorme. Porém, cuidado! Só aposte neste método se ela tiver um sono profundo.

Conforme explicado no método anterior, a diferença entre os tamanhos de aros é muito pequena. Na maioria das vezes, tratam-se apenas de frações de milímetros. Portanto, o menor erro no local do corte da linha pode gerar uma estimativa bastante distorcida.

Use a tabela de medida de anel abaixo para encontrar o número do seu aro.

Tabela de Medidas de Aros - Poésie - Linha

Desenho

Grau de precisão: +
Você vai precisar de: um anel utilizado no dedo anelar da sua futura noiva, lápis e papel.

medir aro de anel desenho papel

Posicione o anel no papel. Com uma lapiseira ou lápis de ponta fina, trace a circunferência interna do aro do anel, com o lápis sempre posicionado a 90° em relação ao papel, formando um traçado mais fiel em relação às medidas do anel.

A partir do traçado, você pode medir através de dois métodos. O primeiro consiste em levar o desenho a uma joalheria e testar diversos tamanhos de aros até chegar a um que se adeque ao traçado. O outro é medir o diâmetro do aro, como na figura abaixo:

medir aro de anel desenho

Fique atento à estrutura corporal dela e confira as medidas

Geralmente, o tamanho do aro do anel corresponde à estrutura corporal dela. Por exemplo, se sua namorada tem 1,50m de altura e pesa 50kg, o aro do anel dela dificilmente será maior que o tamanho 17.

Logo abaixo você encontra um diagrama com uma média de aros de anéis de acordo com o peso dela.

No entanto, que fique bem claro: são muitas as exceções. Repare nas mãos dela. Os dedos são mais cheios do que a média ou, apesar de dedos magros, as juntas são proeminentes? Esses fatores são essenciais na hora de escolher o aro do anel.

Nada impede que o aro dela esteja fora das referências abaixo, que são apenas um guia para você se orientar.

Aro de anel x peso

*A faixa de aros para pessoas acima de 80kg começa a ficar bastante ampla. Por isso, fica mais difícil estimar o aro de acordo com essa variável.

Diferença de medida entre o dedo anelar e o médio

Nem sempre é possível encontrar um anel usado no dedo anelar para fazer uma medição precisa do aro. Às vezes, você só terá acesso a uma anel que é usado no dedo médio, já que muitas mulheres costumam utilizar anéis neste dedo. Se este for o caso e não houver outra alternativa, é possível estimar qual o tamanho do aro do dedo anelar, utilizando o tamanho do aro do dedo médio como referência.

Abaixo, você encontra uma estimativa realizada a partir de uma pequena amostragem que indica a diferença do tamanho de aro do dedo médio em relação ao dedo anelar.

aro-de-anel-diferença-de-tamanho

É importante lembrar que existem exceções. Embora seja menos comum, é possível notar diferenças de 5 ou 6 números, ou mesmo nenhuma diferenciação de tamanho entre os dois dedos. Segundo a nossa experiência, 90% dos casos mostram uma variação de 2 a 4 números, isto é, o dedo médio é, na maioria das vezes, de 2 a 4 números maior do que o dedo anelar.

Diferença de medida entre os dedos anelares da mão esquerda e direita

Outro dado interessante é a relação dos tamanhos dos dedos anelares de cada mão. Nossa amostragem mostrou que é mais comum não haver diferença de aro entre os dedos anelares da mão esquerda e direita. A diferença de 1 número também está na zona do muito provável, enquanto a diferença de 2 números ou mais se apresentou raríssimas vezes.

Considerações sobre a padronização ABNT

A ABNT criou um fórmula para padronização de tamanho de anel. Conforme informamos no início do artigo, a iniciativa é ótima, mas como os valores resultantes são um pouco diferentes do método tradicional, parece que o novo padrão ainda não pegou. De qualquer forma, vale estar ciente deste padrão de medidas, pois alguma joalherias começaram a usá-lo.

Eis a fórmula da ABNT:

Aro = (Diâmetro interno x 3,1416) – 40

Ah, nada como um pedido de casamento e a ABNT para te fazer pensar em fórmulas matemáticas novamente, não é mesmo?

Vamos pegar um exemplo prático com um anel de diâmetro interno de 17,83mm. Seguindo a fórmula da ABNT temos: Aro = (17,83 * 3,1416) – 40 = 16,014728. Devemos arredondar este número, resultando no aro 16. Se vocês consultarem nossas tabelas anteriores, perceberão que um diâmetro de 17,83mm corresponde mais ou menos ao aro 18, na medida tradicional. Então, já sabemos que o padrão ABNT costuma fornecer valores menores em relação ao método tradicional.

Não é possível fazer uma comparação precisa entre o padrão ABNT e o tradicional, mas podemos chegar a algo aproximado. A seguir, construímos uma tabela de tamanho de anel, comparando os métodos para você se orientar.

Tabela de Medidas de Aros - Poésie

Como o anel deve ficar no dedo?

Acertando aproximadamente o tamanho do anel, a questão de como ele deve ficar exatamente no dedo é uma questão de gosto. Há quem prefira usar o anel um pouco mais folgadinho, enquanto outros preferem usar os anéis ou alianças bem justinhos ao dedo.

No entanto, um ponto importante a ser levado em consideração é sobre os anéis de noivado. Ao contrário das alianças, eles possuem uma coroa bastante exposta. Assim, usar um anel um pouco mais folgado ocasionará um desconforto, pois a joia vai girar no dedo. Por isso, a grande maioria prefere usar esse tipo de joia o mais justo possível.

E se eu errar?

Se você por ventura errar o tamanho do anel, na maioria dos casos, é possível realizar o ajuste. A grande maioria das joalherias oferece o serviço de ajuste de aro como uma cortesia para seus clientes.

Contudo, alguns anéis como as alianças eternity ou modelos personalizados com inscrições longas no interior do aro não permitem ajustes no aro. Dessa maneira, demandam um cuidado especial na escolha. Nesses casos, um bom joalheiro irá alertá-lo.

Quando o ajuste se faz necessário, aqui na Poésie, sugerimos que um anel que sirva confortavelmente seja enviado junto com a joia que será ajustada. Assim, podemos colocar o anel na medida correta, evitando que erros de medição e até de comunicação ocorram, comprometendo o ajuste. No entanto, é importante que o anel que será usado como referência seja simples. Não é raro recebermos anéis com o aros duplos, com estruturas móveis e outros cuja circunferência é incompleta. Nesses casos, extrair a medida exata é um processo um pouco mais desafiador, sendo que alguma estimativa terá de ser feita, o que, inevitavelmente, implica a possibilidade de erros.

Finalmente, se, depois de muita investigação, a dúvida sobre o tamanho do aro ainda permanecer, a grande maioria das pessoas procura errar para cima, afinal, mesmo que fique um pouco maior, é preferível que ela consiga usar o anel de noivado após o pedido de casamento. No entanto, lembre-se que quase todos os métodos, até os mais precisos, têm um pequeno viés para cima.

A experiência que temos aqui na Poésie é que errar o tamanho do anel a ponto da joia não caber é um acontecimento muito raro, ao passo que o cenário inverso, isto é, o anel ficar um pouco grande, é algo super comum. Portanto, fique tranquilo, pois o anel entrará no dedo dela.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

2 Comentários

  • franciscomirley disse:

    me mande ofertas

    • Poésie disse:

      Prezado Francisco,

      Para receber as novidades da Poésie Joias é necessário realizar um cadastro em nosso site através da aba cadastre-se. Após registrar seus dados, clique em “Gostaria de receber promoções no meu e-mail”. Acesse: https://bit.ly/2MnpFnx

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

Deixe uma resposta