O anel de noivado que Napoleão Bonaparte deu à Josefina, em 1796, foi leiloado em Paris por €896.400 no último domingo, 24 de março. O preço de venda surpreendeu diante de expectativas pré-leilão de apenas €20.000. A joia tem aparência muito simples, mas está recheada de histórias.
O anel possui duas pedras preciosas, uma safira e um diamante, ambas na lapidação gota, afixadas em um aro de ouro com cravação conhecida como “toi toi”.
É engraçado um anel tão simples carregar a história de poderosas personalidades como Napoleão e Josefina. A grande questão é que, quando Napoleão adquiriu o anel de noivado, ele era apenas um jovem e promissor oficial. Na verdade, a compra deve ter feito um belo estrago em sua conta bancária.
Os dois se apaixonaram em 1795 e se casaram em seguida, em 1796. A lua de mel durou apenas 36 horas, pois Napoleão teve de partir para liderar uma bem-sucedida invasão da Itália. No entanto, enquanto estava fora, ele escrevia pelo menos duas vezes ao dia para sua amada.
O casamento acabou rapidamente. Napoleão sempre insistiu que Josefina o acompanhasse em suas conquistas, mas ela sempre preferiu ficar em Paris. Enquanto estava em campanhas militares, ele descobriu alguns casos de Josefina e o tom de suas cartas mudou e se tornaram bastante agressivas.
Josefina ficou com o anel de noivado após o rompimento do relacionamento. Mais tarde, ela deu o anel para a sua filha Hortênsia de Beauharnais, a Rainha da Holanda.
Foto: Reprodução