O anel de noivado que você carrega no dedo é mais do que um simples símbolo de compromisso e amor: ele é um guardião das memórias mais preciosas, um registro onde se abrigam todas as histórias que construíram a vida do casal. Cada detalhe em sua superfície, desde o brilho do ouro até a delicadeza dos diamantes, ecoa momentos que marcaram seu relacionamento. Ele é o reflexo de olhares trocados em silêncio, de promessas sussurradas ao vento e dos sonhos que vocês construíram juntos, tijolo por tijolo, ao longo do tempo.
Como é que eu cheguei até aqui?
É… Olhando para trás, parece que o tempo voou. A nossa vida foi se desenhando, dia após dia, com um universo de possibilidades à nossa frente.
Eu me lembro do jeito desajeitado dele me olhando na sala de aula, daquele colar horrível que ele usava na época em que andávamos de metrô juntos, o olhar constrangido quando ele levava uma bronca e do abraço forte que me deu quando me formei. O companheirismo, o carinho e o respeito, cada curva e detalhe dessa jornada que começou sem pressa e me trouxe até aqui.
Foi então que percebi. Talvez tenha sido devagar, pouco a pouco, sem grandes planos. É… Nós não tínhamos um plano. Talvez tenha sido uma surpresa… Talvez eu saiba explicar, talvez não. Mas eu me lembro com clareza quando chegou o momento em que percebi que, em um horizonte cheio de possibilidades, uma delas já não existia mais: viver uma vida sem você.
Não porque era fácil viu, porque fácil nunca é. E não foi porque nos sentíamos na obrigação ou pelo que as pessoas diziam ou deixavam de dizer. Não foi porque o tempo havia passado e, como dizem por aí, “havia chegado a hora”. Aliás, ao contrário do que dizem, o tempo não tem nada a ver com isso. Uma união se consuma, não se consome. Amor se prepara em fogão a lenha e não em chapa de fast-food. As pessoas dizem muita besteira, às vezes.
Naquele tempo, minha intuição já sabia, mesmo sem eu saber… Mas hoje me dou conta que não importa o que aconteça, você sempre me faz sentir que tudo vai ficar bem. Do seu jeito, mesmo quando tudo parecia difícil, eu olhava para o lado e você estava ali, e esteve durante esse tempo todo. E é isso que eu quero que você também saiba.
Todo. Santo. Dia.