O curso de ciências econômicas possui um símbolo especialmente criado para ele, carregado de referências e simbologias. Cada elemento que compõe o emblema remete a questões relacionadas à economia. Então, se você é economista ou pretende presentear um profissional da área, é importante entender um pouco mais sobre o símbolo de economia, os significados atrelados a ele e conferir a nossa sugestão de anel de formatura de economia.
Qual é o símbolo de ciências econômicas?
Por meio da resolução Nº 1.939, realizada no dia 3 de agosto de 2015, o Conselho Federal de Economia determinou o símbolo de ciências econômicas que, segundo o conselho, visou padronizar o emblema e oferecer referências sobre os símbolos que representam a profissão de economista.
O símbolo do curso é composto pelos seguintes elementos: folha de acanto, globo terrestre, cornucópia e roda dentada.
Qual é o significado do símbolo de ciências econômicas?
Segundo o Conselho Federal de Economia, a interpretação abrangente do símbolo de ciências econômicas divide-se em dois conjuntos e é descrita da seguinte maneira: “o primeiro conjunto é composto pela folha de acanto e pelo globo terrestre, simbolizando a administração universal, a ciência que abrange todo o mundo e a ciência universal. O segundo conjunto é composto pela cornucópia e pela roda dentada, e simboliza a geração da riqueza pelo homem, a economia dos povos, a abundância decorrente do trabalho humano e o processo da máquina como civilizador e propulsor do progresso.”
Cada um dos quatro elementos apresentados no símbolo do curso de ciências econômicas está atrelado a vários significados considerados apropriados pelo Cofecon para simbolizar a profissão de economista. Juntos, eles apresentam os significados apresentados acima. Agora, confira os significados individuais de cada elemento:
- Folha de acanto: essa planta ornamental está muito associada à ideia de triunfo, pureza, confiança e honestidade.
- Globo: simboliza a economia mundial.
- Cornucópia: esse ícone mitológico está associado à ideia de abundância e fortuna, então, representa a agricultura e o comércio.
- Roda dentada: representa o trabalho e a indústria.
Qual é a pedra de ciências econômicas?
A pedra escolhida para representar o curso de ciências econômicas é a água-marinha. Essa gema natural possui um delicado tom de azul, que remete às belas águas cristalinas. Inclusive, essa característica é responsável pelo nome atribuído a ela, que vem da palavra latina “aquamarine”, que significa água do mar.
De um modo geral, essa pedra está atrelada a vários significados especiais, como tranquilidade, purificação, clareza e lealdade. Normalmente, essa pedra é adotada por profissões que demandam transparência, controle emocional e sensibilidade.
GIA
Anel de formatura de ciências econômicas
Como o símbolo de ciências econômicas é um emblema muito elaborado e com várias referências, o anel de formatura poderá apresentar apenas alguns dos 4 elementos ou até mesmo não apresentar simbologia alguma. No entanto, quanto à pedra, tradicionalmente, os anéis para economistas carregam a água-marinha.
Na consagrada coleção autoral da Poésie Joias, a folha de acanto, que é um dos principais símbolos da economia, foi cuidadosamente desenhada ao longo do aro do sofisticado Anel de Formatura de Ciências Econômicas Acanthus.
Esse anel de economia é fabricado em ouro 18k, disponível em ouro branco e ouro amarelo. Em meio ao trabalho minucioso do aro vazado e dos detalhes impecáveis das folhas de acanto, quatro pequenas águas-marinhas e cinco diamantes dão brilho e vida à joia.
O Anel Acanthus é perfeito para quem busca uma joia de formatura moderna e com visual elegante. Uma joia capaz de representar o seu amor pela profissão escolhida e que, ao mesmo tempo, consegue expressar um pouco mais o seu estilo e personalidade.
Diz para a gente: você gostou das informações que trouxemos nesse artigo? A ideia foi trazer a interpretação do símbolo de economia segundo do Cofcon e também os significados de cada elemento. Agora, você certamente compreende melhor todos os símbolos do economista, o que, sem dúvida, vai ajudar na hora de escolher seu anel de formatura de ciência econômicas.