O leilão Magnificent Jewels, que acontecerá no dia 13 de novembro na Sotheby’s Genebra, terá como destaque o diamante Pink Star com incríveis 59 quilates e lapidação oval. A casa de leilões estima que o diamante seja vendido por cerca de US$60 milhões, o que coloca o Pink Star no livro dos recordes como o diamante mais valioso a aparecer em um leilão.
O Pink Star aparece para tentar tomar o título de outro diamante rosa, o Graff Pink, que é um pouco menor, com 24,78 quilates. Em 2010, na própria Sotheby’s Genebra, o Graff Pink foi vendido por US$46,2 milhões.
Mas por que esse diamantes rosas custam tão caro?
Os diamantes dessa cor são muito mais caros do que os seus colegas diamantes brancos. 1 quilate de um diamante rosa pode custar de 20 a 40 vezes mais do que o quilate de um diamante branco equivalente. Talvez seja por isso que Rainha da Inglaterra tenha um bracelete cravejado apenas com diamantes rosas.
Embora a ciência saiba explicar que a presença de nitrogênio seja a causa das cores amarela, dourada e verde e a presença de boro crie gemas azuis, a explicação para a cor rosa ainda é um mistério. No entanto, apesar de pouco compreendida, a teoria mais aceita é que o rosa é resultado de uma distorção na estrutura cristalina do diamantes, causada por calor e pressão intensos após a formação do diamante. Essa distorção desloca átomos de carbono de sua posição habitual, o que altera as características óticas do diamante.
E aí, já preparou o seu lance para comprar o Pink Star?
Fotos: Reprodução