Skip to main content
Anéis de NoivadoDiamantes

Anéis de noivado com certificado de autenticidade: conheça os certificados disponíveis no mercado

O anel de noivado é uma importante aquisição, já que, além de ser uma joia de imensurável valor simbólico, demandará, em sua grande maioria, um investimento de valor considerável. Por isso, um anel com certificado pode adicionar mais segurança à sua compra.

Se você está procurando uma joia perfeita para representar o seu amor pela pessoa amada, é provável que tenha se deparado com um mar de informações sobre pedras preciosas, diamantes, ouro e outras minúcias do mundo da joalheria. Nessa jornada, pode ser que você sinta um grande receio em prosseguir com a compra de um artefato de tal valor, afinal, com um conhecimento leigo, é impossível apenas olhar para uma joia e identificar todas as características de gemas preciosas, ou mesmo comprovar sua autenticidade, assim como fazem os grandes joalheiros que possuem um olhar apurado adquirido com muita experiência.

Portanto, joias que possuem algum tipo de certificação de autenticidade podem trazer um pouco mais de segurança para quem pretende adquirir um anel de noivado, em especial, de diamantes. Para ajudar em sua pesquisa, reunimos neste artigo informações sobre os certificados de autenticidade disponíveis no mercado.

anel-de-noivado-solitaire-i

Anel de Noivado Solitaire I

1. Certificado Gemológico GIA

O GIA, Gemological Institute of America, é uma renomada instituição de pesquisa e estudo de gemas. O laboratório é considerado, sem dúvida, uma das certificações mais confiáveis no mundo dos diamantes. Na verdade, o GIA é a marca mais reconhecida no universo da certificação. Criado em 1931, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo fornecer informações precisas sobre diamantes e pedras preciosas. Essa certificação é baseada em uma avaliação bastante rigorosa entre os quatro critérios de qualidade, criado pelo próprio GIA, conhecido como Classificação 4 C’s: cut (corte), color (cor), clarity (clareza), carat (peso) .

Os diamantes passam por avaliações criteriosas e rigorosas do GIA e, assim que aprovados, serão certificados como “diamantes GIA”. O GIA emite uma cópia física do certificado, mas também uma cópia virtual é armazenada na nuvem, que pode ser acessada a qualquer momento com a numeração do certificado em mãos. O número do certificado está presente não apenas na cópia física, mas o GIA também insere essa informação no próprio diamante. Trata-se de uma gravação microscópica feita a laser.

A certificação do GIA não atesta apenas a autenticidade da pedra, mas também faz uma descrição detalhada de todas as suas características. Caso tenha interesse em se aprofundar no tema, sugerimos a leitura do artigo: Como interpretar um certificado de diamante do GIA.

certificado-gia-1

Foto: GIA

No entanto, é muito importante lembrar que não são todos os diamantes que possuem certificado GIA. Embora seja praticamente regra nos Estados Unidos, este é um certificado raro no Brasil. Uma das principais razões é o custo desta certificação. Como o público americano está habituado a adquirir anéis de noivado com diamantes e gemas muito maiores do que a média praticada no Brasil, a certificação não é apenas viável diante do valor dos anéis, mas praticamente mandatória, uma vez que estamos falando de joias de valor bastante elevado.

No Brasil, como, em média, são comercializadas gemas muito menores, uma certificação pelo GIA não é apenas inviável, mas o próprio laboratório sequer certifica diamantes abaixo de 15 pontos. Na verdade, já é extremamente raro encontrar pedras de 20 pontos certificadas pelo GIA.

Escolhendo um anel de noivado com diamante com certificação GIA, você certamente receberá o atestado de autenticidade mais reconhecido do mundo. Por isso, é fato que anéis de noivado com a gema central que acompanha essa certificação são geralmente comercializados com um prêmio, não só pela segurança, mas pela liquidez que poderá proporcionar ao produto, em caso de venda.

Aqui na Poésie, nossos anéis de noivado com diamantes maiores do que 35 pontos, possuem brilhante central certificado pelo GIA. Seguem alguns exemplos:

anel-gran-destiny-i

anel-gran-destiny-branco

Anel de Noivado Gran Destiny I

anel-noivado-solietaire-i-ouro-branco

anel-noivado-solitaire-i

Anel de Noivado Solitaire I

anel-sakua-ii-origami

anel-noivado-sakura-ii-mao

Anel de Noivado Sakura II

2. Certificado Gemológico do IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, IBGM, é uma organização nacional sem fins lucrativos. Criado em 1977, tem o objetivo de promover e desenvolver o setor de gemas, joias, bijuterias, relógios e metais preciosos.

A instituição possui o Laboratório Gemológico Dr. Rui Ribeiro Franco, o mais bem equipado para identificação de gemas soltas ou cravadas em joias do Brasil, que realiza a emissão de documentos de identificação e classificação de gemas e diamantes lapidados. Além disso, emitem laudos, perícias e pareceres gemológicos. Portanto, seus documentos são altamente reconhecidos no mercado.

Com o mercado atual sempre crescendo, é bastante comum a busca por especializações, certo? Sendo assim, o IBGM criou o IBGM Educa, que engloba o curso Escola de Gemologia, voltado para os profissionais do segmentos de joias e pedras preciosas, estudantes de áreas relacionadas ao mundo da joalheria ou alguém que tenha interesse em conhecer e se aprofundar neste assunto. No site do IBGM, também é possível realizar cursos online como, por exemplo, criação de joias e bijuterias e modelagem de joias em 3D.

certificado-ibgm

Certificado IBGM em 2016

3. Certificado das Joalherias

Atualmente, a maioria das joalherias realiza a emissão do certificado de autenticidade de suas peças. Esses certificados costumam atestar que o material é autêntico, trazendo mais segurança para o consumidor, mas, geralmente, não traz todos os detalhes e características de um certificado laboratorial.

Além de trazer credibilidade, a certificação das joias é um diferencial na experiência do cliente final. A Poésie, em se tratando de anéis de noivado, trabalha com pedras exclusivamente naturais e ouro 18k, a liga padrão no mundo das joias. Além disso, buscamos utilizar material de qualidade superior à média do mercado, sempre com o objetivo de confeccionar peças com brilho diferenciado.

4-estojo-tradicional800.jpg

Estojo tradicional acompanhado do certificado Poésie

Há consumidores exigentes e que só sentem um pleno conforto com um terceiro certificando o material, ou seja, demandam um certificado laboratorial. Neste caso, nossa recomendação é se concentrar nas peças de maior valor, pois os certificados GIA só começam a aparecer no mercado para joias com diamantes grandes.

4. Certificados emitidos por Gemólogos e outros laboratórios

É bastante comum que o público que adquire joias com pedras preciosas busque ter certificados para as suas peças. Alguns recorrerem a gemólogos em busca desta certificação ou apenas procurando um parecer sobre a autenticidade do material.

Portanto, caso você tenha interesse, vale a pena buscar um profissional qualificado perto de sua região. É possível encontrar esses profissionais em laboratórios como o Gem Lab – Gemologia e Engenharia Mineral, por exemplo. Seus procedimentos e normas técnicas são estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e pela CIBJO (Confederação Mundial de Joalheria). Assim, buscam emitir documentos de forma criteriosa e imparcial. Segundo eles, “o laboratório dispõe de instrumentos que permitem a identificação de gemas naturais, sintéticas, reconstituídas, compostas e imitações, assim como a detecção e a revelação de tratamentos, sob uma base científica e reproduzível”.

Neste laboratório são disponibilizados vários serviços, dentre eles: certificado de graduação de diamante, certificado de graduação de diamante sintético, identificação de material gemológico, consultoria, laudo técnico, entre outros.

gem-lab-pedras-preciosas-1

Foto: Gem Lab

Você também pode entrar em contato com um gemólogo que trabalha por conta própria, desvinculado que qualquer laboratório. Existem profissionais extremamente qualificados atuando no mercado nacional. No entanto, vale sempre buscar referências e indicações antes de seguir em frente com sua avaliação.

Como a maioria das joalherias possui certificações de autenticidade, fica a seu critério buscar ou não outras avaliações de terceiros sobre as peças que você adquire no mercado. Se você realmente está à procura desse tipo de serviço, apresentamos os caminhos para localizar e conhecer uma instituição em que você possa confiar e enviar suas pedras preciosas para estudo e certificação. Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, nossa equipe esta sempre à disposição para ajudá-lo. Não hesite em nos contatar.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta