Skip to main content
Diamantes

O que é a fluorescência em diamantes?

Você sabia que alguns diamantes podem brilhar quando expostos à luz negra? Algumas pessoas apreciam esse fenômeno, enquanto outros não gostam do brilho iluminado que um diamante com essa propriedade pode emitir. No entanto, essa característica que pouco interfere na aparência de um brilhante, pode ter um grande impacto em seu valor.

Abaixo, reunimos alguns questionamentos e suas respectivas respostas para você entender um pouquinho melhor o que é esse fenômeno ótico que ocorre em diamantes.

O que é fluorescência?

Fluorescência é a capacidade de alguns diamantes emitirem uma luz visível quando expostos a raios UV (luz negra, luz fluorescente, sol), invisíveis aos olhos humanos. Quando expostos à luz ultravioleta, essas pedras podem emitir uma luz azulada e, em alguns raros casos, uma luz amarela ou alaranjada.

gia-fluorescência

Diamantes vistos sob luz UV (acima) e os mesmos diamantes vistos sob luz convencional (abaixo) em ordem crescente de intensidade de luz emitida. Foto: GIA

Em um certificado GIA, a fluorescência refere-se à intensidade da luz que o diamante emite sob raios ultravioleta de onda longa. Pode variar de nenhuma (none) até muito forte (very strong).

Isso que dizer que um diamante pode brilhar no escuro?

Não! É importante não confundir dois fenômenos luminescentes que, embora tenham suas similaridades, são distintos: a fluorescência e a fosforescência.

A fosforescência é a capacidade de alguns elementos químicos emitirem luz visível em um ambiente ausente de radiação, ou seja, de brilhar no escuro, desde que exista uma exposição prévia a uma fonte de luz. Na fluorescência, o elemento químico é capaz de emitir uma luz visível, desde que seja inserido em um ambiente que apresenta uma fonte de luz ultravioleta.

Em suma: uma vez que a fonte de luz é removida do ambiente, a fluorescência do diamante que apresenta essa propriedade será interrompida.

O que causa a fluorescência em diamantes?

A probabilidade de encontrar diamantes de carbono puro, incolores e livres de outros elementos químicos é quase nula, pois é natural que alguns sejam absorvidos pelas gemas ao longo de bilhões de anos de interação. A fluorescência ocorre quando um diamante contém traços de algum elemento químico que reage sob luz UV.

Existem três elementos químicos que causam a fluorescência, quando presentes nos diamantes:

  • Alumínio (Al)
  • Boro (B)
  • Nitrogênio (N)

A fluorescência é comum em diamantes?

Segundo um relatório do GIA, 25% a 35% dos diamantes no mundo apresentam algum grau de fluorescência importante, sendo que 95% dos diamantes que exibem fluorescência refletem tons de azul. Apenas 10% desses diamantes apresentam um grau de fluorescência forte o suficiente para afetar a aparência do diamante.

diamantes-brutos-fluorescencia

Diamantes brutos sob iluminação UV – Foto: Flickr

Qual o impacto da fluorescência no visual do diamante?

Estudos do GIA mostram que, na maioria dos casos, a fluorescência não causa impactos perceptíveis na aparência do diamante, em um ambiente de luz convencional. Em raríssimos casos, alguns diamantes com fluorescência extremamente forte podem apresentar um aspecto nebuloso quando expostos à luz solar. Menos de 0,2% dos diamantes fluorescentes submetidos ao GIA exibem esse efeito.

A fluorescência compromete a integridade estrutural de um diamante?

Não. Um diamante fluorescente apresenta a mesma estrutura de um diamante que não reage à luz ultravioleta.

É possível diferenciar um diamante fluorescente de um não fluorescente a olho nú?

O GIA realizou um estudo do efeito da fluorescência azul na aparência dos diamantes. O Instituto reuniu quatro conjuntos de seis diamantes. Cada grupo representava uma classificação de cor diferente (E, G, I e K), e as pedras apresentavam aspectos semelhantes de corte, clareza e peso. A diferença entre as pedras era a intensidade da fluorescência azul. Foram convidados para o testes, avaliadores de diamantes experientes e observadores leigos, que viam os diamantes em condições controladas a fim de julgar sua aparência.

O laboratório constatou que, em um ambiente ausente de radiação UV, um observador comum não consegue identificar os efeitos da fluorescência em diamantes que, comprovadamente, possuem essa propriedade. Mesmo observadores experientes não chegaram a uma conclusão consistente sobre os efeitos da fluorescência ao comparar as pedras do mesmo grupo. Em resumo, na maioria dos casos, não é possível diferenciar um diamante de qualidades parecidas, mas com intensidades de fluorescência distintas a olho nu.

gia-fluorescência-luz-convencional-luz-negra

Olhando para estas duas imagens, você consegue perceber alguma diferença entre diamantes que apresentam fluorescência e os que não apresentam? – Foto: GIA

Afinal de contas, fluorescência em diamantes é algo bom ou ruim?

No fim, a fluorescência é apenas mais de uma característica de um diamante. Não se trata de uma qualidade, muito menos um defeito, já que essa propriedade interfere subjetivamente na aparência do diamante. Você pode perceber a fluorescência como algo positivo ou negativo, mas como exposto anteriormente, você provavelmente não conseguirá diferenciar um diamante que apresenta fluorescência de outro que não apresenta.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

13 Comentários

  • Íkaro disse:

    A florescência interfere no valor do diamante?
    Os diamantes que possuem essa característica são mais caros?
    Obrigado e parabéns pelo artigo.

    • Poésie J disse:

      Íkaro,

      Diamantes que apresentam fluorescência costumam negociar com um pequeno desconto em relação aos diamantes que não apresentam este efeito. Quando a fluorescência é pequena, o desconto praticamente não existe, mas vai aumentando à medida que a fluorescência aumenta.

    • Neto disse:

      Se a fluorescência é uma impureza da gema, nas cores D,E,F,G,H, e I, alteram consideravelmente o valor. Dependendo da intensidade da fluorescência pode chegar até 30% do valor. Não existe gemas limpas a lupa (LC) com algum grau de fluorescência, uma vez que é considerada impureza.

  • José Eustáquio Barbosa Gomes Lima disse:

    Boa tarde , tenho uma pedra que emite várias cores . gostaria de saber como saber se essa tem algum valor?

    • Poésie J disse:

      Prezado José,

      Nossa sugestão é que leve sua pedra para avaliação de um especialista.

      Att.

      Equipe Poésie

  • Thyago Gonçalves de Faria disse:

    Maravilhosa explicação , tenho diamantes com este fenômeno , acho isso bom facilita na comprovação

  • Maria Aparecida de Souza disse:

    Muito bom e bem exemplificado aprendi muito com um texto bem pequeno. Grata pela ajuda

  • Silva Zaji disse:

    É um texto bem resumido com boas informações relativas a cor de diamantes.
    Quero ter uma informação actualizada, sobre valor do mercado dos diamantes negros opaco natural bem formada.
    Tenho um diamante negro natural, com 8 esquinas (pontas) lapidação natural e peso de 4 kilates.
    Quanto pode valer ?

    • Poésie disse:

      Olá, tudo bem?

      Não realizamos avaliação de pedras preciosas. Recomendamos que procure um profissional em sua cidade.

      Att, Equipe Poésie

  • Maria torquato disse:

    Oi eu adotei seu artigo sobre diamante eu encontrei uma pedra preta mas na luz ela é clara eu tentei quebrar mas é muito Dura só consegui tira um pequena lasca dela e notei que é clara e colorida e tem luzes azul lilás dourado e como caramelo claro a pedra como posso saber se tem algum valor onde posso levar pra ser analisado obrigado por nos passa um pouco do seu conhecimento

    • Poésie disse:

      Olá, Maria. Tudo bem?

      Recomendamos que procure um gemólogo para avaliar a sua pedra.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie.

  • Ivanilda Silva disse:

    Bom dia eu achei um anel com 28 pedrinhas e foi o teste com a luz ultravioleta e todas as pedrinhas ficam azuis se anel me parece ser muito antigo! A zircônia produz o mesmo efeito sobre a luz ultravioleta?

    • Poésie disse:

      Olá, Ivanilda!

      Sugerimos verificar diretamente com um gemólogo. Dessa forma, ele poderá esclarecer melhor sua dúvida.

      Estamos à disposição!

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

Deixe uma resposta