Skip to main content
Anéis de formatura

Qual é o símbolo da arquitetura, significado e anel de formatura do curso?

O emblema do curso de arquitetura não é apenas reconhecido por arquitetos, mas também por indivíduos que atuam em outras áreas. Isso ocorre porque esse símbolo é antigo e está atrelado a diversas simbologias, crenças e teorias sobre o seu verdadeiro significado. Então, para ajudar aqueles que gostariam de saber mais a respeito do assunto, vamos explorar nesse artigo qual é o símbolo de arquitetura, os significados atrelados a ele e sugestões de modelos de anel de formatura de arquitetura.

O símbolo de arquitetura

Tradicionalmente, o símbolo do curso de arquitetura é representado por um emblema composto por um compasso que se sobrepõe a um esquadro. O compasso é sempre apresentado na parte superior da imagem e o esquadro está localizado logo abaixo dele. Você também poderá ver o símbolo desse curso acompanhado da letra G na parte interna. Contudo, esse detalhe não possui uma adesão unânime entre acadêmicos e profissionais da área.

simbolo-de-arquitetura

Ao contrário de outros cursos, cujos símbolos foram concebidos mais recentemente, a arquitetura utiliza um símbolo criado há muito tempo atrás. Na verdade, não se sabe exatamente quando surgiu, mas se especula que o símbolo da arquitetura tenha sido criado por volta do século XVIII. Aparentemente, o símbolo original não apresentava o misterioso e controverso G, que apareceu apenas alguns anos a frente.

Qual é o significado do símbolo de arquitetura?

O símbolo da arquitetura é cheio de significado, sendo que cada elemento presente em sua composição apresenta um sentido e uma interpretação. A união entre o compasso e o esquadro remete à cosmogonia e ao mistério do terrestre e celeste, transmitindo assim uma mensagem bem simples: o domínio do homem sobre as proporções divinas e o próprio ato de criar.

simbolo-da-arquitetura-significado

No entanto, há muitas teorias sobre os significados do símbolo de arquitetura. Além do que foi exposto anteriormente, podemos interpretá-lo de maneira mais direta, apenas como um símbolo que carrega dois elementos importantes para os profissionais da área, pois são objetos utilizados comumente no dia a dia de um arquiteto. Contudo, a grande questão é que tal símbolo possui origem antiga e, consequentemente, está intimamente relacionado a histórias, crenças e teorias. O símbolo se confunde, por exemplo, com a insígnia de uma famosa organização fraternal rodeada por mistérios: a maçonaria.

Compasso

O compasso é um instrumento muito utilizado para desenhar formas geométricas. Na arquitetura, ele é importante ferramenta para desenvolver desenhos técnicos. Ele simboliza a construção da perfeição, pois auxilia na criação da figura mais perfeita de todas: o círculo. Além de remeter à abóboda celeste, também simboliza a justiça e a precisão. De acordo com alguns pesquisadores, também pode remeter ao olho de Deus que vive dentro do coração e do espírito humano, representando a inteligência divina ao serviço do homem.

simbolo-de-arquitetura-compasso

Esquadro

O esquadro apresenta formato de triângulo e tem como função traçar ângulos retos, já que suas arestas possuem 45° e 90°. Normalmente, é utilizado por pedreiros, serralheiros e carpinteiros para fazer os serviços gerais da alvenaria, dando suporte àquilo que o compasso irá criar. Assim, naturalmente, um objeto complementa o outro dentro dos projetos arquitetônicos. Representa os conhecimentos terrestres e humanos. Além dos alicerces da vida, simboliza também a ação material do homem sobre a natureza.

simbolo-de-arquitetura-esquadro

Qual é o significado do G no símbolo da arquitetura?

Ao pesquisar sobre o símbolo de arquitetura você provavelmente encontrará uma variação bem comum, que apresenta a letra “G” no centro da estrutura. Um dos possíveis significados do “G” é que a letra vem de GADU, o Grande Arquiteto do Universo, ou simplesmente representa Deus, criando uma íntima conexão entre a arquitetura e os mistérios da maçonaria. No entanto, somente nas línguas anglo-saxãs encontramos o “G” como primeira letra da palavra Deus, como acontece na palavra God, inglês, ou em Gott, alemão.

simbolo-de-arquitetura-com-letra-g

Séculos atrás, a geometria era considerada a mãe da arquitetura e da construção. Assim, uma das teorias mais adotadas pelo universo da arquitetura é a que sugere que o significado oculto do “G” é uma representação da geometria. Essa interpretação é muito bem aceita, pois também faz mais sentido nas traduções para outros idiomas.

simbolo-da-arquitetura-com-g-significado

Embora não haja comprovação, o símbolo só começou a apresentar a letra G em seu centro a partir de 1850. Antes, era comum observarmos o compasso e o esquadro no centro do símbolo e a letra G em um canto separado. Como não há uma diretriz oficial, atualmente, encontramos o símbolo da arquitetura com e sem o G. Acreditamos que a versão sem o G seja a mais utilizada.

O símbolo da arquitetura e da maçonaria é o mesmo?

É sabido que, apesar da maçonaria não ser uma religião, ela possui uma forte conexão com o espiritual, pois seus membros acreditam em uma força superior que rege o universo. Para eles, essa força é chamada de Grande Arquiteto do Universo, GADU. É exatamente aqui que a história da arquitetura e da maçonaria começam a se entrelaçar.

simbolo-de-arquitetura

A palavra maçom tem origem francesa, maçon, que significa pedreiro. Na idade média, o pedreiro acumulava funções e conhecimentos que, atualmente, são exercidas por arquitetos, engenheiros e pedreiros. Portanto, era um profissional altamente qualificado que tinha a gemostria como uma das ciências mais utilizadas em seu dia a dia. Dessa forma, podemos dizer que a organização não apresenta apenas um apreço pela arquitetura, mas também seus primeiros membros foram profissionais que a exerciam de fato. A associação é tão forte que é muito comum observarmos exatamente o mesmo símbolo em ambas as áreas.

No entanto, a simbologia da maçonaria não se restringe apenas a uma insígnia. Um dos símbolos mais conhecidos e fortes da maçonaria, que representa a força criadora e está presente em todas as lojas maçônicas, é o “Olho que tudo vê”. Ele relembra o olhar atento do “Grande Arquiteto do Universo”.

simbolo-de-maconaria-olho-que-tudo-ve

Safira a pedra do curso de arquitetura

A safira azul é a pedra utilizada para representar o curso de arquitetura. Desde a antiguidade até os tempos atuais, essa pedra preciosa é muito valorizada tanto pelas suas características quanto pelos seus significados. A safira é considerada a pedra da sabedoria e a ela são atribuídas as capacidades de fortalecer a mente, controlar emoções, atrair tranquilidade, entre outros poderes místicos. Por isso, no campo profissional, ela está normalmente associada a cursos que envolvem raciocínio, análise e criação, como é o caso do curso de arquitetura, por exemplo.

safira-pedra-do-curso-de-arquitetura

GIA

Anéis de formatura de arquitetura

O anel de formatura de arquitetura pode apresentar o símbolo do curso em alguma parte da estrutura da joia, mas também pode carregar outros elementos que fazem referência à área. Para formandos e formandas que se identificam mais com o estilo minimalista, o anel de arquitetura também poderá exibir apenas a pedra do curso.

Na consagrada coleção de anéis de formatura da Poésie Joias, os anéis de arquitetura possuem design exclusivo com uma releitura moderna do símbolo ou com referências ligadas ao curso. Eles são fabricados com ligas nobres e possuem pedras naturais, portanto, são perfeitos para arquitetos e arquitetas que buscam uma joia de formatura sofisticada e atemporal.

Anel de Formatura de Arquitetura Dome

Para a criação do Anel de Formatura de Arquitetura Dome, trouxemos a elegância do anel estilo solitário, aquele que possui uma única pedra central em destaque. A coroa desse modelo projeta sutilmente acima da altura do aro uma exuberante safira natural de aproximadamente 0,40ct (40 pontos). Como o seu design se opõe aos anéis de formatura convencionais, esse anel certamente agradará às formandas que sonham com uma joia refinada que expressem melhor seu estilo.

anel-de-arquitetura-moderno

Em seu design simples, as simbologias ligadas à arquitetura estão presentes em pequenos detalhes. O compasso, por exemplo, que é o principal elemento do símbolo de arquitetura, foi apresentado nas laterais da coroa. O aro, aparentemente comum, exibe um trabalho minucioso na parte interna: pequenos arcos góticos. Dessa forma, além de um elemento do símbolo do curso, o Anel Dome também destaca o estilo fascinante da arquitetura gótica.

anel-de-formatura-de-arquitetura-com-simbolo

Anel de Formatura de Arquitetura Blueprint

O Anel de Formatura de Arquitetura Blueprint basicamente é uma clássica aliança de ouro com aproximadamente 5,30mm de largura, que foi redesenhada para receber cinco delicadas safiras. O símbolo original do curso de arquitetura é apresentado entre as pedras preciosas.

simbolo-de-arquitetura-anel-de-formatura-feminino-e-masculino

Na imagem abaixo, é possível notar que o símbolo do compasso combinado com o esquadro apresenta alto relevo, dando ainda mais destaque ao emblema e garantindo mais sofisticação e exclusividade à joia.

anel-de-formatura-unissex-classico

Anel de Formatura de Arquitetura Mies

O Anel de Arquitetura Mies possui um design minimalista, sendo que o nome é uma homenagem a um dos arquitetos mais influentes do século XX, Ludwig Mies van der Rohe. Esse modelo tem como inspiração a frase mais icônica do arquiteto: “menos é mais”.

Esse modelo possui uma estrutura que remete a uma argola que foi aberta, onde as pontas não estão mais unidas e sim paralelas uma a outra. No centro da joia, entre as duas pontas, há uma valiosa safira de aproximadamente 0,40ct (40 pontos). O resultado final é uma joia com um visual que remete à simplicidade e que, ao mesmo tempo, é moderna e elegante.

anel-formatura-arquitetura-minimalista-pedra-do-curso

Na mão da formanda, o formato inusitado do Anel de Arquitetura Mies fica ainda mais evidente, assim como o azul profundo da safira. Embora seja livre de símbolos ligados ao curso de arquitetura, o conceito e o requinte dessa joia são ideais para simbolizar o seu amor pela profissão escolhida.

anel-de-arquitetura-feminino

Saber a história por trás do símbolo da arquitetura é essencial para você compreender um pouco melhor o que ele representa. Agora que você já sabe muitas informações, também ficará mais fácil escolher o anel de formatura de arquitetura ideal para coroar de maneira sublime a sua carreira como arquiteto ou arquiteta.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Um comentário

  • Sonia Di Maio disse:

    Olá! Lindo o anel Mies…
    Tenho pequena observação a apresentar para os demais, que contemplam o símbolo da arquitetura, e por ser símbolo, destado haver um sutil erro nas peças elaboradas, vez que foram representadas com o compasso por cima do esquadro, sendo o correto, por detrás do compasso. Agradeço a oportunidade de contribuir para q possam continuar o belo trabalho.
    Gratidão

Deixe uma resposta