Skip to main content
Anéis de formatura

Qual é o símbolo da contabilidade, seu significado e anel do curso?

Você sabia que muita gente confunde os símbolo de medicina e ciências contábeis? Os dois símbolos têm características em comum e por essa razão, algumas vezes, são utilizados de forma errônea. Você sabe qual o verdadeiro símbolo da contabilidade para ser usado no anel de formatura?

Qual é o verdadeiro símbolo das Ciências Contábeis?

O símbolo escolhido para representar o curso de ciências contábeis é o Caduceu de Hermes. Trata-se de um bastão entrelaçado por duas serpentes com um elmo alado em sua parte superior. Esta imagem tem origens na mitologia greco-romana.

hermes-e-seu-caduceu-louvre

Hermes e o caduceu no Louvre – Foto: IWCphoto

No entanto, este símbolo é utilizado de maneira errônea por alguns cursos da área de saúde, por ter algumas características em comum com o símbolo de medicina, o Bastão de Asclépio. Embora ambos apresentem o formato de um bastão e possuam serpentes como elementos centrais, eles têm origens e significados diferentes.

bastão-de-esculapio-vs-caduceu-de-hermes-simbolo

Enquanto o Bastão de Asclépio é o símbolo oficial da Organização Mundial de Saúde, o Caduceu de Hermes é utilizado como o símbolo do comércio. Ele também é utilizado para representar os cursos de ciências contábeis e pedagogia.

Qual o significado do símbolo de ciências contábeis

Hermes, ou Mercúrio no panteão romano, é considerado um deus extremamente inteligente, porém, desonesto. Por essa razão, seria o protetor dos arautos, negociantes e ladrões. Ao nascer, seu primeiro ato foi furtar parte do gado de seu irmão Apolo. Embora inicialmente negasse veementemente, por intervenção de Zeus, ele acabou confessando o crime. Para se reconciliar com Apolo, Hermes deu ao seu irmão uma lira que ele mesmo havia produzido com o casco de uma tartaruga. Em retribuição, Apolo deu ao irmão um caduceu.

Originalmente, o caduceu era apenas uma haste de ouro com asas em sua extremidade. Porém, segundo a lenda, ele tomou o formato conhecido quando foi lançado por Hermes entre duas serpentes que brigavam. Elas se entrelaçaram no bastão como uma atitude amistosa. Esta figura representa o equilíbrio e o infinito e é composta pela serpente da direita, chamada Od, e da esquerda, Ob. Elas representam forças contrárias que podem se associar, mas não se fundir.

caduceu-de-hermes-simbolo-contabilidade-1

As serpentes também representam o conhecimento e a sabedoria, enquanto as asas simbolizam a diligência, a presteza e o zelo. O elmo de Hermes foi adicionado ao caduceu original para representar o pensamento elevado.

Qual é a pedra do curso de ciências contábeis?

Conhecida também como rubelita, a turmalina rosa é a pedra oficial dos contabilistas, segundo o conselho federal de contabilidade. Ela foi escolhida como pedra do curso para representar a influência das leis e do direito sobre a contabilidade, já que o rosa da turmalina remete ao vermelho do rubi, pedra do anel de formatura do curso de direito.

Esta gema, que tem um significado associado à criatividade, apresenta um tom de rosa único e inconfundível. Seu nome vem do Sri-Lanka, onde era chamada “turmalii” ou “torra molli”, que se traduz em “a pedra que puxa as cinzas”. Sem dúvida, uma pedra que ganhará destaque em qualquer joia de formatura.

anel-de-formatura-de-contabilidade-ledger-ouro-amarelo-18k-turmalina-rosa

O rosa quase que neon das turmalinas combina muito bem com a duas ligas de ouro mais usadas, o ouro amarelo e o ouro branco. Além disso, é uma gema que apresenta um excelente custo-benefício, o que viabiliza a criação de anéis com exemplares maiores, sem impactar significativamente no valor final da joia.

Modelos de anel de formatura de ciências contábeis

Buscando apresentar um design exclusivo e com um releitura moderna de toda a simbologia do curso, a Poésie desenvolveu os seguintes modelos de anel de formatura de contabilidade.

anel-de-formatura-de-ciencias-contabeis-ledger-ouro-amarelo-18k

anel-de-formatura-de-ciencias-contabeis-ledger-ouro-branco-18k

Delicado, o Anel de Formatura Ledger apresenta as serpentes Ob e Od em uma releitura contemporânea e minimalista do Caduceu de Hermes. Uma única e charmosa turmalina rosa de 0,15ct repousa ao centro das duas serpentes. Este é um anel ideal para formandas que buscam uma joia sutil, leve e discreta.

anel-formatura-ciencias-contabeis-nummer-ii

anel-de-formatura-de-ciencias-contabeis-nummer-ouro-amarelo-18k

anel-de-formatura-de-ciencias-contabeis-nummer-ouro-branco-18k

Por outro lado, o Anel de Formatura Nummer é ideal para formandas que preferem um anel solitário imponente e robusto. Com uma turmalina central de 0,45ct, este anel de formatura de ciências contábeis apresenta o Caduceu de Hermes de maneira inovadora: as serpentes Ob e Od aparecem na lateral do aro, sustentando as asas do elmo de Hermes. Delicados diamantes espalhados pelo aro dão o toque final ao design deste anel, que marcará para sempre um dos momento mais importantes de sua história como profissional da contabilidade.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

9 Comentários

  • GISELE ALVES SANTIAGO disse:

    Gostaria de saber sobre o anel de Ciências da Computação

    • Poésie disse:

      Prezada Gisele,

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e o interesse nos produtos Poésie.

      No momento, nossa coleção autoral de anéis de formatura conta com dois modelos exclusivos para a área da Computação. Confira: https://www.poesie.com.br/aneis-de-formatura-de-computacao

      Para o curso de ciência da computação, temos o Anel de Formatura de Ciência da Computação Bits. Com uma estrutura minimalista e traços precisos, o Anel de Formatura Bits é inspirado no sistema binário, a linguagem dos computadores. Seu aro, confeccionado em ouro 18k, carrega uma pequena mensagem codificada em meio às safiras azuis, a pedra que representa o curso de Ciência da Computação. 

      Para conferir imagens, vídeos e mais informações, acesse: https://www.poesie.com.br/anel-de-formatura-de-ciencia-da-computacao-bits-ii

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Joel Filho disse:

    Qual o anel para a formação em marketing?

    • Poésie disse:

      Prezado Joel,

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e o interesse nos produtos Poésie.

      No momento, a nossa coleção autoral de anéis de formatura conta com modelos para os seguintes cursos: direito, medicina, enfermagem, área da saúde, biomedicina, nutrição, farmácia, odontologia, veterinária, biologia, fisioterapia, psicologia, arquitetura, engenharia, ciências contábeis, ciências econômicas, administração, letras, pedagogia, design de moda, música, ciência da computação, engenharia da computação, educação física e serviço social.

      Estamos trabalhando para desenvolver diversos modelos de anéis. Portanto, outros cursos começarão a aparecer aos poucos em nossa coleção.

      De qualquer forma, anotamos o seu email. Assim, caso surja alguma novidade, entraremos em contato com você.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Cynthia disse:

    Gostaria de saber qual a cor da licenciatura de matemática e qual o caduceu também?

    • Poésie disse:

      Prezada Cynthia,

      O curso de matemática não possui um símbolo oficial. No entanto, pelas nossas pesquisas, muitos estudantes desse curso costumam utilizar a raiz quadrada como símbolo. Já a pedra que representa o curso de matemática é a safira azul.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Áurea Miranda disse:

    Sou apaixonada pelos anéis da poesia.
    Tenho certeza que ainda este ano adquiro o meu favorito do curso de ciências contabeis em Ouro Branco.. O anel Nummer

    • Poésie J disse:

      Olá Áurea,

      Agradecemos os elogios. O Anel de Formatura de Ciências Contábeis Nummer é um dos mais admirados de nossa coleção. Excelente escolha! Ficamos à disposição para atendê-la.

  • Ovey disse:

    O Caduceu de Hermes não tem nada a ver com contabilidade! Se lerem sobre Hermetismo irão ver que aquilo que anda a ser dito sobre o caduceu não passa de ignorância.

Deixe uma resposta