Anéis de formatura

Qual é o símbolo da contabilidade, seu significado e anel do curso?

Por 31/07/2019 Sem comentários

Você sabia que muita gente confunde os símbolo de medicina e ciências contábeis? Os dois símbolos têm características em comum e por essa razão, algumas vezes, são utilizados de forma errônea. Você sabe qual o verdadeiro símbolo da contabilidade para ser usado no anel de formatura?

Qual é o verdadeiro símbolo das Ciências Contábeis?

O símbolo escolhido para representar o curso de ciências contábeis é o Caduceu de Hermes. Trata-se de um bastão entrelaçado por duas serpentes com um elmo alado em sua parte superior. Esta imagem tem origens na mitologia greco-romana.

hermes-e-seu-caduceu-louvre

Hermes e o caduceu no Louvre – Foto: IWCphoto

No entanto, este símbolo é utilizado de maneira errônea por alguns cursos da área de saúde, por ter algumas características em comum com o símbolo de medicina, o Bastão de Asclépio. Embora ambos apresentem o formato de um bastão e possuam serpentes como elementos centrais, eles têm origens e significados diferentes.

bastão-de-esculapio-vs-caduceu-de-hermes-simbolo

Enquanto o Bastão de Asclépio é o símbolo oficial da Organização Mundial de Saúde, o Caduceu de Hermes é utilizado como o símbolo do comércio. Ele também é utilizado para representar os cursos de ciências contábeis e pedagogia.

Qual o significado do símbolo de ciências contábeis

Hermes, ou Mercúrio no panteão romano, é considerado um deus extremamente inteligente, porém, desonesto. Por essa razão, seria o protetor dos arautos, negociantes e ladrões. Ao nascer, seu primeiro ato foi furtar parte do gado de seu irmão Apolo. Embora inicialmente negasse veementemente, por intervenção de Zeus, ele acabou confessando o crime. Para se reconciliar com Apolo, Hermes deu ao seu irmão uma lira que ele mesmo havia produzido com o casco de uma tartaruga. Em retribuição, Apolo deu ao irmão um caduceu.

Originalmente, o caduceu era apenas uma haste de ouro com asas em sua extremidade. Porém, segundo a lenda, ele tomou o formato conhecido quando foi lançado por Hermes entre duas serpentes que brigavam. Elas se entrelaçaram no bastão como uma atitude amistosa. Esta figura representa o equilíbrio e o infinito e é composta pela serpente da direita, chamada Od, e da esquerda, Ob. Elas representam forças contrárias que podem se associar, mas não se fundir.

caduceu-de-hermes-simbolo-contabilidade-1

As serpentes também representam o conhecimento e a sabedoria, enquanto as asas simbolizam a diligência, a presteza e o zelo. O elmo de Hermes foi adicionado ao caduceu original para representar o pensamento elevado.

Qual é a pedra do curso de ciências contábeis?

Conhecida também como rubelita, a turmalina rosa é a pedra oficial dos contabilistas, segundo o conselho federal de contabilidade. Ela foi escolhida como pedra do curso para representar a influência das leis e do direito sobre a contabilidade, já que o rosa da turmalina remete ao vermelho do rubi, pedra do anel de formatura do curso de direito.

Esta gema, que tem um significado associado à criatividade, apresenta um tom de rosa único e inconfundível. Seu nome vem do Sri-Lanka, onde era chamada “turmalii” ou “torra molli”, que se traduz em “a pedra que puxa as cinzas”. Sem dúvida, uma pedra que ganhará destaque em qualquer joia de formatura.

anel-de-formatura-de-contabilidade-ledger-ouro-amarelo-18k-turmalina-rosa

O rosa quase que neon das turmalinas combina muito bem com a duas ligas de ouro mais usadas, o ouro amarelo e o ouro branco. Além disso, é uma gema que apresenta um excelente custo-benefício, o que viabiliza a criação de anéis com exemplares maiores, sem impactar significativamente no valor final da joia.

Modelos de anel de formatura de ciências contábeis

Buscando apresentar um design exclusivo e com um releitura moderna de toda a simbologia do curso, a Poésie desenvolveu os seguintes modelos de anel de formatura de contabilidade.

anel-de-formatura-de-ciencias-contabeis-ledger-ouro-amarelo-18k

anel-de-formatura-de-ciencias-contabeis-ledger-ouro-branco-18k

Delicado, o Anel de Formatura Ledger apresenta as serpentes Ob e Od em uma releitura contemporânea e minimalista do Caduceu de Hermes. Uma única e charmosa turmalina rosa de 0,15ct repousa ao centro das duas serpentes. Este é um anel ideal para formandas que buscam uma joia sutil, leve e discreta.

anel-de-formatura-de-ciencias-contabeis-nummer-ouro-amarelo-18k

anel-de-formatura-de-ciencias-contabeis-nummer-ouro-branco-18k

Por outro lado, o Anel de Formatura Nummer é ideal para formandas que preferem um anel solitário imponente e robusto. Com uma turmalina central de 0,45ct, este anel de formatura de ciências contábeis apresenta o Caduceu de Hermes de maneira inovadora: as serpentes Ob e Od aparecem na lateral do aro, sustentando as asas do elmo de Hermes. Delicados diamantes espalhados pelo aro dão o toque final ao design deste anel, que marcará para sempre um dos momento mais importantes de sua história como profissional da contabilidade.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta

Compartilhe com um amigo