Skip to main content
Anéis de formatura

Qual é o símbolo da engenharia, seu significado e anel do curso?

O símbolo que representa a engenharia é bastante conhecido entre os estudantes desta área profissional. Você sabe reconhecê-lo? A seguir, vamos explorar a origem deste famoso símbolo e seu significado para os profissionais da engenharia.

Qual é o símbolo da engenharia?

O símbolo escolhido para representar o campo das engenharias é o busto da deusa Minerva ao centro de uma engrenagem.

simbolo-de-engenharia civil

A engenharia é uma ciência abrangente com diversas ramificações sendo que, na maioria das vezes, este símbolo é referenciado como o símbolo da engenharia civil aqui no Brasil. No entanto, segundo o CONFEA, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, ele é comumente utilizado pelas diversas segmentações da engenharia.

Qual significado do símbolo da engenharia?

Minerva, equivalente à deusa grega Atena, é a deusa das artes, da sabedoria e das estratégias. Segundo a lenda, seu pai, Zeus, foi avisado por Gaia que o filho que sua esposa Métis esperava seria tão poderoso que poderia destroná-lo, como ele mesmo havia feito com seu pai, Cronos. Para evitar que isso acontecesse, Zeus enganou Métis e a engoliu.

minerva-escultura-giovan-battista-lombardi-1863

Escultura de Minerva (1863), de Giovanni Battista Lombardi. Certosa di Bologna. – Foto: Storia e Memoria di Bologna

Algum tempo depois, Zeus pediu que abrissem a sua cabeça com a finalidade de eliminar uma dor de cabeça insuportável que o atormentava há tempos. Da sua cabeça, nasce Atena (Minerva), adulta e vestida com um capacete, escudo e uma lança. Por ter nascido diretamente da cabeça do pai, ela é considerada uma deusa sábia, intelectual e grande estrategista. Desse modo, os engenheiros vislumbraram a figura da deusa como um símbolo perfeito para representar as habilidades necessárias aos profissionais da área.

Por que a engrenagem também é um dos símbolos da engenharia?

Simbolicamente, a engrenagem representa o bom funcionamento interno de um dispositivo, uma peça que nem sempre está visível para os espectadores, mas que é essencial em um sistema. Ela também representa a ideia de movimento e constância. Em essência, assim como um engenheiro, ela é uma peça fundamental no planejamento e na boa execução de um projeto.

Por essa razão, a engrenagem é o símbolo escolhido para representar diversos cursos da área da engenharia. Muitos brasões de variados cursos apresentam a engrenagem em seu design, tais como Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Florestal, Engenharia Civil e Engenharia da Computação.

SIMBOLOS-ENGENHARIAS-01

Qual é a pedra da engenharia?

A pedra que representa a engenharia é a safira azul. Super resistente e muito desejada para joias, ela é famosa pelo tom de azul profundo levemente arroxeado.

Toda pedra carrega diversos significados, e a safira azul não é diferente. Ela está ligada ao intelecto, à criatividade e à sabedoria. O azul também é uma cor conhecida por acalmar a mente e estimular a concentração. Portanto, é a pedra perfeita para representar profissionais que trabalham com atividades relacionadas ao raciocínio, análise e criação, como os engenheiros.

Modelos de anel de formatura de engenharia

Por ser um componente comum de todos os símbolos dos cursos de engenharia, a engrenagem, ou a roda dentada, foi o elemento escolhido para criar modelos de anel de formatura de engenharia exclusivos e modernos.

anel-de-formatura-de-engenharia-gear-ouro-amarelo-18k-diamantes

anel-de-formatura-de-engenharia-gear-mão-18k-diamantes

anel-de-formatura-de-engenharia-gear-ouro-amarelo-18k-safira

anel-de-formatura-de-engenharia-gear-ouro-branco-18k-diamantes

Clássico, o Anel de Formatura de Engenharia Gear apresenta um belíssimo halo de diamantes ao redor da safira central. Os traços tradicionais e delicados contrastam com as modernas engrenagens abaixo da coroa. Este design inovador foi concebido para quem busca um anel de formatura que combina traços clássicos e riqueza de detalhes.

anel-formatura-engenharia-exacta-engrenagens

anel-formatura-engenharia-exacta-amarelo-mao

anel-formatura-engenharia-exacta-amarelo-safiras

anel-formatura-engenharia-exacta-branco-safira

O Anel de Engenharia Exacta é, por outro lado, uma joia que expressa modernidade e delicadeza em seus detalhes. Seu aro minimalista exibe pequenas engrenagens que carregam belas safiras azuis. Uma joia perfeita para as formandas que preferem joias delicadas e sutis.

anel-formatura-engenharia-engin-ouro-amarelo

anel-formatura-engenharia-engin-ouro-amarelo-18k

Se você procura uma joia mais robusta, vai se apaixonar pelo Anel de Formatura Engin II. Seu aro confeccionado em ouro maciço traz um design minimalista, concebido para agradar formandas e formandos dos cursos de engenharia.

anel-de-formatura-de-engenharia-engrenagens-diamantes-safira

anel-de-formatura-de-engenharia-ouro-amarelo-diamantes-safira

anel-de-formatura-de-engenharia-engrenagens-ouro-branco-diamantes-safira

anel-de-formatura-de-engenharia-ouro-branco-diamantes-safira

O tradicional solitário é uma escolha certeira quando o assunto é anel de formatura. O Anel de Formatura de Engenharia Logique tem todos os atributos para agradar às futuras engenheiras. A safira azul central ganha destaque entre elementos como delicados parafusos e pequenas engrenagens presentes no design desta joia.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

14 Comentários

  • Maria Emília Carvalho de Araujo Vieira disse:

    Preciso desse anel da engenharia mecânica é para um jovem. Esse anel com a engrenagem azul

  • Nívia Maria Valões Negreiros disse:

    Gostaria de Saber o valor de um anel feminino para engenharia de alimentos

    • Poésie disse:

      Prezada Nívia,

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e o interesse nos produtos Poésie.

      No momento, a nossa coleção autoral de anéis de formatura conta com 4 modelos exclusivos de anéis de engenharia. Os nossos anéis de engenharia possuem as engrenagens e a safira, símbolos universais de todos os cursos da área da engenharia, como engenharia de alimentos.

      Para conferir fotos, vídeos, valores e mais informações destes anéis, acesse:
      Anéis de Formatura de Engenharia

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • marisa de jesus nogueira disse:

    preciso de um anel com simbolo da engenharia eletrica. poderia me passar os valores por favor?

    • Poésie disse:

      Prezada Marisa,

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e interesse nos produtos Poésie.

      No momento, nossa coleção autoral de anéis de formatura conta com 4 modelos exclusivos para a área de Engenharia. São modelos refinados, em ouro 18k, com safira e o símbolo de engrenagens (símbolo que representa todos os cursos da área de engenharia).

      Além de uma joia para a vida inteira, um anel Poésie é o símbolo perfeito para eternizar esta grande conquista da carreira profissional.

      Para conferir fotos, vídeos, valores e mais informações, acesse: https://www.poesie.com.br/aneis-de-formatura-de-engenharia

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Mauro Souza disse:

    Existe algum de Engenharia de Software?

    • Poésie disse:

      Prezado Mauro,

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e o interesse nos produtos Poésie.

      No momento, a nossa coleção autoral de anéis de formatura conta com 4 modelos específicos para o curso de Engenharia. São modelos refinados, com design exclusivo e detalhes em ouro 18k de tirar o fôlego. Além de uma joia de qualidade, os nossos anéis de engenharia possuem o símbolo da roda dentada, símbolo universal da área de engenharia, e a safira, pedra oficial do curso.

      Confira: https://www.poesie.com.br/aneis-de-formatura-de-engenharia

      Se precisar de mais esclarecimentos, sinta-se à vontade para solicitar um novo contato ou auxílio por e-mail.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Ana Aparecida Sgarioni Pereira disse:

    Boa tarde! Qual emblema para o curso de engenharia de automaćao.
    Obrigado
    Ana.

    • Poésie disse:

      Olá, Ana Aparecida.

      A engrenagem é o símbolo escolhido para representar diversos cursos da área da engenharia. Contudo, recomendamos que entre em contato com a sua instituição de ensino para verificar qual é o símbolo específico da engenharia de automação.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Carla disse:

    Por favor, qual o símbolo da engenharia biomedica? Possuem anéis de girmatura para esse curso?

  • Andréa ARETUZA disse:

    Gostaria de um anel masculino para meu filho engenharia ambiental.

    • Poésie disse:

      Prezada Andréa,

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e o interesse nos produtos Poésie.

      No momento, não temos um modelo específico para o curso de engenharia ambiental.

      Contudo, nossos anéis de engenharia possuem a roda dentada e a safira azul, símbolos universais de todas as engenharias. Portanto, podem ser utilizados para todos os cursos de engenharia, inclusive Engenharia Ambiental. Para visualizar imagens, vídeos e mais informações dos anéis, acesse: Anéis de Formatura de Engenharia.

      Caso surja alguma dúvida, não hesite em nos contatar.

      Estamos à disposição.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

Deixe uma resposta