Skip to main content
Anéis de formatura

Qual é o símbolo da odontologia, seu significado e anel do curso?

Você sabe reconhecer o símbolo de odontologia? Embora este símbolo possa parecer muito similar ao do curso medicina, ele possui suas particularidades e simbolismos. Neste artigo, vamos explorar as origens deste símbolo, seus significados e iremos apresentar alguns anéis de formatura para odontologia diferentes de tudo o que você já viu!

Qual é o símbolo da odontologia?

Na resolução CFO-185/93, de 26 de abril de 1993, foi definido que o símbolo oficial da odontologia seria composto do Bastão de Esculápio, na cor grená, dentro de um círculo também na cor de grená.

simbolo-de-odontologia

No entanto, existem registros que este símbolo tem sido utilizado há muitos anos pelos profissionais da área. Em 1912, a American Medial Association adotou o Bastão de Esculápio (ou Asclépio) como o símbolo da medicina. Em 1914, o dentista do exército, Benjamin Constant Nunes Gonzaga, publicou um artigo na Revista Odontológica Brasileira intitulado “O Emblema Simbólico da Odontologia”, no qual descrevia o modelo proposto, muito similar ao que reconhecemos hoje como o símbolo da Odontologia.

Qual significado do símbolo de odontologia?

Assim como a maioria das profissões da área da saúde, a odontologia também utiliza a cobra como parte do símbolo para representar a cura e a regeneração. Na verdade, a serpente enrolada em um bastão é um símbolo muito conhecido, que possui suas raízes na mitologia grega: trata-se do Bastão de Asclépio ou Caduceu de Esculápio.

Asclépio foi uma divindade muito cultuada na cultura greco-romana como o deus da medicina e sempre foi representado segurando seu bastão. Por essa razão, seu bastão foi escolhido como o símbolo oficial da medicina e estampa a bandeira da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1946.

simbolo-de-odontologia

Para diferenciar o símbolo da odontologia do símbolo da medicina, foi proposto o círculo ao redor do bastão de Asclépio. Este círculo representaria a medicina circunscrita à cavidade oral.

Qual é a pedra do curso de odontologia?

A granada, pedra de tonalidade vermelho-acastanhada é a gema natural escolhida para representar o curso de odontologia. Por causa de seu tom avermelhado, esta pedra foi bastante associada ao coração e ao amor pelos povos antigos.

12 aneis-de-formatura-de-odonto-granada-ouro-18k-diamantes

A única profissão que utiliza a granada avermelhada como pedra do anel de formatura é a odontologia. Muita gente questiona qual a relação da granada com o curso, afinal a esmeralda é considerada a pedra da saúde e é utilizada como gema dos anéis de formatura de cursos como medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição. Por ser uma especialização mais moderna da área médica, a odontologia só ganhou um símbolo próprio muito tempo depois, em um congresso internacional de odontologia em Granada, na Espanha. A princípio, foi definido que o símbolo do curso seria uma pira envolvida por duas serpentes e que a pedra seria a granada, em homenagem à cidade que acolheu o evento. Embora o símbolo tenha mudado, a pedra permaneceu como um dos símbolos da profissão.

No entanto, como a granada possui um tom levemente avermelhado, alguns formandos, por escolha pessoal e desviando um pouco dos símbolos tradicionais do curso, decidem trocar a gema por um rubi, que é uma das pedras preciosas mais admiradas do mundo e apresenta um vermelho bem mais forte.

Modelos de anel de formatura de odontologia

Geralmente, os anéis de formatura tradicionais apresentam a pedra do curso combinada com o símbolo da profissão. No entanto, buscando criar peças autorais, delicadas e com um visual moderno, a Poésie desenvolveu uma coleção de anéis de formatura de odontologia que combina de maneira elegante a serpente do bastão de Asclépio com a granada.

09 anel-formatura-odontologia-angitia-ii-granada-ouro-amarelo-18k

08-anel-de-formatura-de-odontologia-angitia-granada

07-anel-de-formatura-de-odontologia-ouro-branco-ouro-amarelo

11 anel-de-formatura-dentista-granada-ouro-branco

10 anel-formatura-odontologia-feminino-angitia-ouro-branco

Um dos modelos de anel de odontologia mais desejados da Poésie é, sem dúvida, o Anel Angitia. Delicado, ele apresenta as serpentes, símbolo da saúde, de maneira graciosa e fluida. Elas sustentam uma belíssima combinação do brilho dos diamantes com a cor profunda da granada.

05-anel-de-formatura-odontologia-serpens-amarelo

06 anel-de-formatura-odontologia-serpens-branco

Se você busca uma joia de formatura mais robusta, o Anel de Formatura de Odontologia Serpens é a escolha perfeita. Com seu aro largo, confeccionado em ouro maciço 18k, este anel certamente não passará despercebido em seu dedo. Entre as serpentes no aro, 3 belas granadas destacam a riqueza de detalhes dessa belíssima joia.

00-anel-de-formatura-odontologia-asclepius-ii

01 anel-formatura-odontologia-asclepius-granada

02-anel-de-formatura-asclepius-odontologia-ouro-amarelo

03-anel-de-formatura-asclepius-odontologia-ouro-branco-granada

04-anel-de-formatura-de-odontologia-granada

Por outro lado, se você procura uma joia de formatura com um visual clássico, o Anel de Formatura de Odontologia Asclepius é o modelo mais indicado. Uma coroa repleta de diamantes destaca a beleza do vermelho profundo da granada. Os traços clássicos do aro cravejado de diamantes escondem duas delicadas serpentes no interior do anel.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

4 Comentários

  • Carla disse:

    Gostaria de um anel de Relações publicas, seria possível?

    • Poésie disse:

      Prezada Carla,

      No momento, a nossa coleção autoral de anéis de formatura conta com modelos para os seguintes cursos: direito, medicina, enfermagem, área da saúde, biomedicina, nutrição, farmácia, odontologia, veterinária, biologia, fisioterapia, psicologia, arquitetura, engenharia, ciências contábeis, ciências econômicas, administração, letras, pedagogia, design de moda, música, ciência da computação, engenharia da computação, educação física e serviço social.

      Estamos trabalhando para desenvolver diversos modelos de anéis, portanto, outros cursos começarão a aparecer aos poucos em nossa coleção.

      Pedimos que continue acompanhando o nosso trabalho através das nossas redes sociais.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • CARLOS HENRIQUES disse:

    Bom dia,
    Não sei se é possivel enviar-me imagens e preços de aneis do curso de medicina dentária.
    TAmbém gostaria de saber se tem algum alfinete com o simbolo do curso de medicina dentária e o preço.
    Obrigado

Deixe uma resposta