Skip to main content
Anéis de formatura

Qual é o símbolo da Pedagogia, seu significado e anel de formatura do curso?

O pedagogo possui a nobre missão de se dedicar no processo de educação e desenvolvimento de estudantes. E é claro que uma profissão tão admirável está atrelada a símbolos e diversos significados especiais. Por isso, nesse artigo, vamos explorar o símbolo da pedagogia, seus significados e sugestões de anéis de formatura para você se inspirar.

Qual é o símbolo da pedagogia?

A pedagogia está fortemente relacionada ao símbolo da coruja. Em uma breve pesquisa sobre pedagogia, por exemplo, você certamente irá se deparar com a figura desse misterioso animal. A associação é tão forte que até mesmo o logotipo do Conselho Federal de Educadores e Pedagogos é representado pela figura de uma coruja.

De fato, é inegável que as características e os significados atribuídos à coruja sejam coerentes com o curso de pedagogia, afinal, esta ave representa a ideia de sabedoria, astúcia e sensibilidade, tal como professores e educadores. Contudo, ainda assim, ela é considerada um símbolo não oficial da pedagogia. Ao longo do tempo, um outro símbolo se consolidou como o oficial do curso. Você sabe qual é ele?

simbolo-de-pedagogia

Até o momento, não existe um artigo no site do Conselho Federal de Educadores e Pedagogos que confirme ou explique o símbolo da pedagogia, porém, há um consenso geral em relação a esse assunto: o símbolo oficial do curso de pedagogia é composto pelo Caduceu de Hermes sobre uma flor de lis.

Qual é o significado do símbolo de pedagogia?

O símbolo de pedagogia é composto por dois elementos carregados de significados, por isso, é importante entender o que cada um significa separadamente. A começar pela flor de lis, que é o símbolo que mais remete ao curso.

Esse gracioso símbolo, que é a representação de um lírio, foi utilizado como emblema pela primeira vez pelo rei Luís VIII, em seguida, se tornou comum em brasões e escudos da realeza francesa. A figura apresenta três pétalas, que representavam a fé, a sabedoria e o valor. Com o tempo, o símbolo ganhou popularidade e passou a ser usado no escotismo, na maçonaria, na alquimia, em religiões e até mesmo em bandeira, como a de Firenze, na Itália. Hoje, a flor de lis remete a poder, soberania, lealdade, pureza e honra. Para a pedagogia, esse símbolo representa o espírito nobre do profissional e sua capacidade em orientar.

simbolo-da-pedagogia-significado

O Caduceu de Hermes (Mercúrio para os romanos) é um emblema composto por um bastão, no qual duas serpentes se entrelaçam e cuja a parte superior apresenta asas. A mitologia grega conta que originalmente o bastão possuía apenas a haste e as asas, até que Hermes lançou o bastão sobre duas serpentes que brigavam, a fim de intervir na briga. Em resposta, as cobras se entrelaçaram amistosamente no bastão. Essa imagem representa forças contrárias que podem se associar, mas não se fundir. Esse símbolo também significa o equilíbrio e o infinito.

Na pedagogia, o bastão representa o poder do profissional e sua capacidade em provocar mudanças. As asas representam as virtudes do profissional, como presteza e zelo. As serpentes representam o conhecimento e a sabedoria.

A pedra do curso de pedagogia

O site do CFEP não possui uma publicação confirmando a pedra de pedagogia, contudo, popularmente, duas pedras naturais são aceitas para representar esse curso: a safira (azul) e a ametista (roxo), sendo a safira a mais disseminada.

Desde os primórdios da humanidade até os tempos atuais, a safira é considerada uma das pedras preciosas mais desejadas do mundo. Na antiguidade, gregos e romanos utilizavam a safira como amuleto de proteção. Ao longo da história, a safira foi amplamente utilizada por reis e imperadores, por esta razão, ela está fortemente relacionada à nobreza e realeza. Contudo, ela também possui atributos atraentes para os que se interessam pelos poderes místicos das pedras como, por exemplo, estar associada à ideia de intelecto, criatividade, sabedoria, afeto e fidelidade. Devidos a seus atributos, a safira é utilizada tanto para representar cursos da área de ciências exatas quanto cursos da área de ciências humanas.

safira-pedra-do-curso-de-pedagogia

Foto: Robison McMurtry via GIA

Dependendo da instituição de ensino, da cultura de determinada região ou do que faz mais sentido para o formando, a pedra utilizada para representar a pedagogia poderá ser a ametista. Essa pedra natural é encontrada na natureza exclusivamente na cor roxa, apresentando variações que vão do lilás esmaecido até o roxo púrpura.

Assim como a safira, a admiração pela ametista também não é recente. Essa encantadora pedra é citada na mitologia grega, na passagem em que Dionísio derrama vinho sobre um cristal branco e que, segundo a lenda, deu origem à bela pedra roxa que conhecemos hoje. Tal mito influenciou na crença de que a ametista é capaz de proteger o usuário do alcoolismo e de pensamentos ruins. Hoje, a ametista é reconhecida como uma pedra natural de grandes poderes místicos, fortemente ligada à espiritualidade, calma, clareza mental e sabedoria. Devido a esses atributos, ela é muito utilizada para representar cursos da área de ciências humanas e sociais.

ametista-a-pedra-do-curso-de-pegadogia

Foto: John Miatech via GIA

Inspiração de anéis de formatura de pedagogia

Após anos de um trabalho voltado exclusivamente para noivados e casamentos, a Poésie expandiu a coleção de joias com uma grande inovação: anéis de formatura autorais, modernos e criados especialmente para exibir de forma elegante a simbologia do curso. Hoje, a nossa consagrada coleção de anéis de formatura conta com diversos modelos de anéis para diversos cursos, inclusive para pedagogia.

O Anel de Formatura de Pedagogia Lis é diferente de tudo que você já viu. Ao contrário dos anéis convencionais, esse anel de formatura traz um formato similar a de uma aliança, contudo, seu aro vazado possui um trabalho impressionante, que exibe de maneira sofistica as safiras e a flor de lis, símbolo do curso de pedagogia.

anel-de-formatura-de-pedagogia

Anel de Formatura de Pedagogia Lis II

Além do design único e exclusivo da Poésie, o Anel de Pedagogia Lis é confeccionado com materiais de qualidade, o que o torna uma joia para a vida toda. Essa joia é fabricada em ouro 18k e possui 4 safiras e 15 diamantes.

anel-de-pedagogia-safira-e-simbolo-do-curso

Anel de Formatura de Pedagogia Lis I

Embora muitas formandas façam questão de um anel de formatura com o símbolo do curso em destaque, há quem busque por opções mais atemporais. Por isso, aqui na Poésie, não é raro o uso de nossos anéis de noivado como joia de formatura. Então, se você também busca um anel de pedagogia clássico, sem símbolos, porém com a pedra do curso em destaque, sugerimos que confira a seleção abaixo de anéis de safira e anéis de ametista.

Anéis de safira

Em nossa coleção de anéis de safira é possível encontrar modelos de vários estilos, desde os mais delicados até os mais exuberantes. Assim, ficará fácil encontrar o anel perfeito para coroar um dos marcos mais importantes da sua carreira: a formatura em pedagogia.

anel-de-safira-feminino

Anel Destiny II-Sa

anel-de-safira-classico

Anel Uni II-Sa

anel-de-safira-ouro-amarelo

Anel Elysian II-Sa

Anéis de ametista

Os nossos anéis de ametista exploram ao máximo a beleza encantadora dessa pedra. Assim, caso escolha uma joia dessa coleção, você terá um anel livre de símbolos relacionados ao curso de pedagogia, porém, que dá o devido destaque à pedra do curso.

anel-de-ametista-delicado

Anel Destiny I-Am

Para as mais discretas, contamos com modelos que carregam uma ametista central em um tamanho mais sutil, como o gracioso anel acima, que possui um visual delicado. Contudo, se você busca um anel com uma ametista de tamanho consideravelmente grande, as duas opções abaixo certamente irão se encaixar perfeitamente na sua demanda.

anel-de-ametista-em-forma-de-coracao

Anel Valentine I-Am

anel-de-ametista-ouro-18k

Anel Sakura I-Am

Você já conhecia todas as simbologias e os significados especiais atrelados ao profissional de pedagogia? Temos certeza de que a leitura desse artigo te ajudou a compreender a escolha do símbolo do curso e também que as duas pedras citadas anteriormente são adequadas para o anel de formatura de pedagogia. Portanto, cabe a cada formando identificar quais elementos do símbolo e qual pedra faz mais sentido para ele.

De qualquer forma, caso ainda possua alguma dúvida ou precise de auxílio para a escolha do anel de formatura, deixe um comentário nesse post ou entre em contato conosco.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

2 Comentários

  • Rogéria Maria Célia Do Vale disse:

    Perfeito!!
    Só falta o melhor, pra mim colocar no dedo.
    ah, 💸 lindos demais!!
    vcs não tem um com defeito de fabricação não? Para que eu possa realizar o meu sonho. pedagogia o meu curso.

    • Poésie J disse:

      Agradecemos os elogios, Rogéria :). No momento, só comercializamos anéis novos e em perfeito estado.

Deixe uma resposta