Skip to main content
Anéis de formatura

Qual é o símbolo da psicologia, seu significado e anel de formatura do curso?

O símbolo da psicologia é bastante conhecido pelos profissionais e estudantes da área. Ele marca forte presença nas universidades, nos livros, nas mesas de professores e em consultórios de psicologia. Mesmo os pacientes e curiosos da área sabem reconhecê-lo. No entanto, nem todo mundo sabe o significado por trás deste símbolo de formato tão peculiar. Muitos o confundem com um tridente e não entendem muito bem sua simbologia. Neste artigo, vamos explorar a origem e o significado do símbolo, além de apresentar alguns modelos exclusivos de anéis de formatura para psicologia.

Qual é o símbolo da psicologia?

A psicologia é uma ciência e foi regulamentada como profissão no Brasil em 1962. No entanto, o símbolo foi oficialmente definido somente em 2006. Segundo a resolução nº 002/2006 do Conselho Federal de Psicologia, o símbolo oficial da profissão é a vigésima terceira letra do alfabeto grego Ψ (psi) e não tem relação alguma com um tridente. Ele foi escolhido por ser considerado o símbolo universal da psicologia.

simbolo-de-psicologia-psi

Qual significado do símbolo da psicologia

O símbolo de psicologia, embora simples, carrega significados profundos e relacionados à cultura
e mitologia grega. Originalmente, o Ψ é a vigésima terceira letra do alfabeto grego, prefixo da palavra ψυχή, transliterada como psiquê, que, inicialmente, significava sopro, respiração ou “eu respiro”. Com o tempo, a palavra foi ressignificada e ganhou o conceito de ânimo, alma, ego e espírito.

A palavra psicologia, nada mais é que a fusão das palavras gregas ψυχή e λογία, respectivamente, psique e logia, literalmente “estudo da alma” ou o “estudo de si mesmo”.

simbolo-de-psicologia-PSIQUE

No princípio, a palavra psique também significaria borboleta. Para os gregos antigos, a borboleta era o animal que representava o sopro da vida, a alma, a imortalidade. Em suas crenças, quando alguém morria, a alma saia do corpo, como uma borboleta que abandona o casulo, se metamorfoseando de uma lagarta para um inseto alado, livre das amarras terrenas. Por essa razão, a borboleta é o símbolo do renascimento e da alma para a psicanálise moderna e acabou se tornando um símbolo não oficial para o curso de psicologia.

psique-wof-von-hoyer-1842

Psiquê por Wolf von Hoyer, 1842 – Foto: Wikimedia Commons

Outro forte significado relacionada ao símbolo da psicologia tem origens na mitologia grega. A personificação da alma é uma divindade do panteão grego chamada Psiquê. Trata-se de uma mulher com asas de borboleta. Sua história é uma alegoria à alma humana, que passa por provações e paixões terrenas com a finalidade de purificar a alma e desfrutar da verdadeira felicidade em uma vida futura.

Qual é a pedra do curso de psicologia?

Segundo o Conselho Federal de Psicologia, a pedra que representa o profissão é o lápis-lazúli, pedra azul, conhecida como a gema da amizade e das relações pessoais. No entanto, é bastante comum o uso da safira azul em anéis de formatura de psicologia. Isso acontece pois a safira possui uma durabilidade e beleza superior ao do lápis-lazúli, sendo mais apropriada para a confecção de joias. O lapis-lazúli também não permite muitos tipos de lapidação, limitando bastante seu uso na joalheria.

pedra-de-psicologia-lapis-lazuli-safira-01

Foto: GIA

Anel de Formatura de Psicologia Ânima II – Ouro amarelo com safiras azuis

Modelos de anel de formatura de Psicologia

Os modelos de anel de formatura de psicologia da Poésie Joias buscam apresentar os símbolos da profissão de maneira exclusiva e moderna.

anel-formatura-psicologia-feminino-anima-ii-mao

01 anel-formatura-psicologia-feminino-anima-amarelo-safira

02 anel-formatura-psicologia-anima-amarelo-safira

anel-de-formatura-de-psicologia-feminino-anima-psi

O Anel de Formatura de Psicologia Ânima explora de maneira sutil e poética dois símbolos importantes da psicologia. A borboleta e a letra psi se unem harmonicamente em um aro trabalhado em ouro 18k. Pequenos arabescos e o acabamento granular ressaltam a beleza de 20 delicadas safiras azuis. Sem dúvida, uma joia única que traz representatividade para esta importante profissão.

3-anel-de-formatura-de-psicologia-anima-psi

04 anel-de-formatura-anima-ouro-branco

05 anel-formatura-psicologia-anima-branco-safira

O Anel de Formatura de Psicologia Mind foi concebido para atender futuros psicólogos e psicólogas. Com um design minimalista e clássico, esta joia apresenta o Psi, símbolo da psicologia, em meio a 5 pequeninas safiras azuis. Com um aro semi anatômico, esta joia é bastante confortável e perfeita para o uso diário.

06 anel-de-formatura-psicologia-masculino-mind

07 anel-de-formatura-psicologia-simbolo-mind

Quais dos modelos de anel de formatura de psicologia te agradaram mais? Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários!

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

6 Comentários

  • Boa tarde!,
    Meu nome e Adriana,
    Gostaria de saber o valor do anel de formatura do curso de psicologia.
    Atenciosamente,

    Adriana Dutra

    • Poésie disse:

      Prezada Adriana,

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e interesse nos produtos Poésie.

      No momento, a nossa coleção autoral de anéis de formatura conta com 3 modelos exclusivos para o curso de psicologia. Para conferir fotos, vídeos, valores e mais informações, acesse: https://www.poesie.com.br/aneis-de-formatura-de-psicologia 

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie 

  • Walma disse:

    Bom dia!
    Gostaria de saber os valores e os modelos dos anéis de psicologia.
    Grata!!!
    Walma Cristina

  • Magda Ferreira de Andrade Luppi disse:

    Bom dia
    Gostaria de ver modelos de anel de formatura pra o Curso de Neuropsicopedagogia feminino , tenho um consultório , atua na área clínica

    • Poésie disse:

      Olá, Magda!

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e interesse nos produtos Poésie.

      No momento, não existe em nossa coleção um anel específico para a área de neuropsicopedagogia. De qualquer forma, caso tenha interesse, seguem os links para que você possa conferir os nossos anéis de formatura de pedagogia e psicologia.

      Para conferir o nosso Anel de Formatura de Pedagogia, acesse: https://www.poesie.com.br/anel-de-formatura-de-pedagogia-lis-ii

      Para conferir a nossa coleção de Anéis de Formatura de Psicologia, acesse: https://www.poesie.com.br/aneis-de-formatura-de-psicologia

      Se precisar de mais esclarecimentos, sinta-se à vontade para nos contatar.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

Deixe uma resposta