Skip to main content
Anéis de formatura

Qual é o símbolo de agronomia, significado e anel de formatura?

No Brasil, o curso de engenharia agronômica, popularmente chamado de agronomia, já exibiu três símbolos ao longo do tempo. Devido à importância desse setor, houve a preocupação de oficializar um emblema que o representasse melhor. Por isso, por meio de um concurso público, foi decido o símbolo do curso de agronomia, que é utilizado até hoje por estudantes e profissionais da área.

Nesse artigo, explicamos mais detalhes sobre o símbolo dos engenheiros agronômicos, os significados e, ao final da publicação, listamos sugestões para aqueles que procuram um de anel de formatura de agronomia.

Qual é o símbolo de agronomia?

O primeiro símbolo do curso de agronomia surgiu em 1946. Ele carregava em destaque a roda dentada, elemento tradicionalmente utilizado para representar todas as áreas da engenharia. Com o intuito de deixar o símbolo mais exclusivo, o emblema apresentava a figura do mapa do Brasil e um arado na parte interna. Como o arado é um instrumento usado para lavrar o solo, ele representava a agricultura em nosso país. Em 1963, o símbolo de agronomia foi reformulado e ainda ganhou a seguinte escrita ao redor da roda dentada: “Engenheiro Agrônomo”.

Em 1969, o símbolo da engenharia agronômica ganhou uma nova versão. Trata-se de um emblema mais moderno, minimalista e com significados especiais. Ele foi apresentado durante o Congresso Brasileiro de Agronomia realizado pela FAEAB (Federação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil), realizado em Porto Alegre-RS.

simbolo-de-agronomia-engenharia-agronomica

Qual é o significado do símbolo de agronomia?

O símbolo oficial de agronomia é composto por seis letras “A” que, juntas, formam a imagem de uma roda dentada. Elas representam as associações, os agrônomos, a agronomia, a agricultura, a agropecuária e a agroindústria. As letras estão posicionadas de maneira que nos remetem a uma roda dentada em pé.

simbolo-de-agronomia-significado

Embora a imagem acima corresponda ao símbolo oficial, você poderá ver com frequência o símbolo de agronomia com uma sutil diferença na posição das letras. Isso ocorre porque a FEAB, a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil, adaptou o símbolo do curso para representá-los. Ao invés de duas letras “A” na base tocando uma linha horizontal para se manter em pé, eles trouxeram a engrenagem com uma posição sutilmente diferente. Segundo eles, a intenção é transmitir a ideia de movimento e renovação.

simbolo-agronomia-FEAB

Qual é a pedra do curso de engenharia agronômica?

Na cor azul, a safira é responsável por representar todos os cursos da área da engenharia, inclusive engenharia agronômica. Por isso, os anéis de formatura de agronomia carregam essa linda pedra preciosa, que é uma das gemas coloridas mais desejadas do mundo, ao lado do rubi e da esmeralda.

Desde civilizações mais remotas, a safira é apreciada por sua beleza e apontada como uma pedra de grande poderes místicos. Ela é considerada a pedra da sabedoria, pois acredita-se que ela aja no campo mental. Contudo, ela também está associada à ideia de concentração, razão, proteção e crescimento profissional.

safira-azul-pedra-de-agronomia

Foto: Jeff Scovil via GIA

Anel de Formatura de Agronomia

Muitos formandos de agronomia sonham com um anel de formatura que exiba o símbolo oficial do curso, composto por 6 letras “A”. No entanto, encontrar uma joia que atenda a essa exigência e que, além disso, exiba uma estética moderna e elegante, não é uma tarefa fácil. Por isso, em muitos casos, formandos de engenharia agronômica recorrem aos clássicos anéis de safira sem símbolo, dando destaque apenas para a pedra do curso. Outra alternativa são os anéis de engenharia, que comumente exibem a engrenagem.

Na Poésie Joias, você encontrará todas essas opções: anel de formatura de agronomia com o símbolo oficial do curso, anéis de engenharia com o símbolo de engrenagem e, para o público feminino que deseja opções mais delicadas, temos a nossa encantadora coleção de anéis de safira. Abaixo, reunimos 6 sugestões de anéis sofisticados, fabricados em ouro 18k e com safira natural para coroar a formatura de agronomia.

1. Anel de Formatura de Agronomia Sinete

O Anel de Formatura de Agronomia Sinete é uma exclusividade da Poésie Joias, inspirado nos antigos anéis de sinete. No passado, a nobreza utilizava um tipo de anel chamado de sinete, que nada mais era do que uma peça robusta de metal com a parte superior plana e uma gravação em baixo relevo. Normalmente, a gravação era o brasão da família, um símbolo ou uma pequena escrita. Basicamente, esse anel era usado para pressionar a cera derretida e criar um tipo de selo personalizado para lacrar cartas e documentos.

anel-de-agronomia-sinete-01

Esse anel de agronomia resgata o visual imponente e robusto dos antigos anéis de sinete, porém, com traços modernos e detalhes impecáveis. Essa joia possui uma coroa grande com um minucioso trabalho de arabescos e grânulos. No centro, ela exibe em destaque o símbolo oficial do curso de engenharia agronômica. Nas laterais do aro, esse anel exibe a beleza inconfundível da safira azul, pedra que representa os agrônomos.

Sem dúvida, essa não é uma joia que agradará pessoas de todos os estilos. Afinal, trata-se de um anel com visual impactante e cheio de personalidade.

anel-de-agronomia-sinete-ouro-amarelo-18k-safira-engenharia-agronomica

Além do modelo acima, criado especialmente para o curso de agronomia, nossa coleção autoral de anéis de formatura também conta com modelos para a área da engenharia. São anéis com design moderno, estética sofisticada e com o principal elemento que representa todas as engenharias: a engrenagem. Confira abaixo algumas sugestões de anéis dessa coleção que podem ser utilizados por agrônomos e agrônomas.

2. Anel de Formatura de Engenharia Engin

O Anel de Formatura de Engenharia Engin é uma joia unissex, clássica e minimalista. Esse modelo papresenta um formato estilo aliança e possui aproximadamente 5,30mm de largura, exibindo cinco delicadas rodas dentadas gravadas em baixo relevo. Dentro de cada uma dessas gravuras há uma pequena safira azul.

anel-de-formatura-engrenagem-engenheiro-agronomo

3. Anel de Formatura de Engenharia Gear

Para as formandas que buscam brilho, exclusividade e sofisticação, o Anel de Formatura de Engenharia Gear certamente é a opção perfeita. Esse modelo autoral da Poésie é uma releitura moderna dos clássicos anéis de halo de diamantes, então, a parte superior da joia exibe o brilho intenso dos diamantes combinado com uma única safira azul no centro da coroa.

Na parte interna do aro, o Anel Gear surpreende: pequeninas esferas fazem um semi círculo e abaixo da coroa a joia exibe de forma inovadora o símbolo da engrenagem, que representa a área da engenharia.

anel-de-formatura-para-agronomia

anel-de-agronomia-safira-e-engrenagem

4. Anel de Formatura de Engenharia Exacta

O Anel Exacta é um anel de formatura peculiar e especialmente pensado para quem preza por delicadeza. Seu design simples é composto por um aro fino e por quatro rodas dentadas que estão em alto relevo, que se elevam em relação ao aro. Dentro de cada roda dentada há uma pequena safira azul, pedra que simboliza todos os cursos de engenharia.

anel-de-formatura-com-roda-dentada

anel-delicado-para-engenheira-agronoma

5. Anel Wish com safira

Para as formandas de agronomia que buscam uma joia mais clássica e atemporal, a nossa sugestão é o Anel Wish com safira. Esse modelo possui design simples, o aro é liso e a beleza do ouro está em evidência. Ainda assim, a grande protagonista dessa joia é a coroa, que carrega 10 pequenos diamantes ao redor de uma bela safira azul.

anel-de-safira-classico-agronomia

6. Anel Elysian com safira

O Anel Elysian não é um modelo comum: ele é único e exuberante. A estrutura dessa peça possui um minucioso trabalho que combina arabescos, arcos e grânulos com o brilho encantador de 48 diamantes. O resultado é uma joia sofisticada que remete ao estilo romântico.

anel-de-agronomia-sofisticado

Agora que você já sabe todas as informações sobre o símbolo da engenharia agronômica e conferiu algumas sugestões de anéis de formatura, certamente ficou mais fácil identificar o estilo de joia que você deseja para simbolizar o seu amor pela agronomia. Mesmo assim, se você ainda tiver dúvidas ou precisar de auxílio, entre em contato conosco. Estamos à disposição para te ajudar.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

2 Comentários

Deixe uma resposta