Skip to main content
Anéis de formatura

Qual é o símbolo de artes cênicas, significado e anel de formatura?

O símbolo de um curso é um emblema que o descreve de maneira única e marcante. Contudo, em muitos casos, é necessário entender as referências e os significados por trás dele. O curso de artes cênicas, por exemplo, carrega a imagem das famosas máscaras gregas. Mas você sabe qual é o significado desse símbolo?

Neste artigo, vamos explicar a história e os significados do símbolo, além de listar sugestões de anéis de formatura de artes cênicas.

O símbolo de artes cênicas

O símbolo que representa o curso de artes cênicas é composto por duas máscaras. Uma delas simula expressões faciais de tristeza, enquanto a outra simula expressões faciais de alegria. Esse símbolo se baseia nas famosas máscaras gregas e representa os principais gêneros teatrais da época: a Tragédia e a Comédia.

simbolo-de-pedagogia

O que são as máscaras gregas?

Para entender o significado e a grande conexão das máscaras de Tragédia e Comédia com o curso de artes cênicas, é necessário antes entender a história desse acessório.

As máscaras gregas tiveram origem em típicas celebrações a Dionísio, considerado o deus do vinho, das festas e, mais tarde, do teatro. As festas dionisíacas tinham vinho em abundância, muita música e danças reverenciando o deus. Com auxílio de fantasias e máscaras, o coral fazia apresentações de cantos líricos. Com o tempo, tais apresentações evoluíram, tornando-se mais elaboradas e performáticas. E foi assim que surgiram as primeiras manifestações do teatro na Grécia antiga.

teatro-de-dionisio

Teatro de Dioniso via Wikipédia

Com o início do teatro, as máscaras passaram de adereço de cultos dionisíacos para o principal acessório de cena. Elas eram confeccionadas a partir de folhas, madeiras, argila, entre outros materiais. O tamanho era relativamente grande, pois tinha a intenção de cobrir o rosto do ator, deixando à mostra apenas olhos e boca.

Naquela época, os teatros eram ao ar livre e reuniam um grande público ao redor do palco. Sem a tecnologia que temos hoje, não era simples fazer todos os espectadores escutarem os diálogos da apresentação. Então, as máscaras eram também uma espécie de ferramenta para o ator, pois esse objeto era o responsável por representar as suas expressões faciais, indicar o gênero teatral da peça e serviam como megafone, potencializando a voz para alcançar um maior número de pessoas.

mascara-da-comedia-teatro-grego

Máscara teatral representando a Comédia | Museu Arqueológico Nacional de Atenas via Wikipédia

O significado do símbolo de artes cênicas

Acredita-se que a origem da palavra máscara venha do latim mascus ou masca, que significa fantasma ou, do árabe, maskharah, que significa palhaço ou homem disfarçado. As máscaras carregam interpretações e significados que variam de acordo com cada costume, no entanto, de um modo geral, as máscaras estão associadas à ideia de seres sobrenaturais e de antepassados. No teatro da Grécia antiga, a máscara foi a grande aliada dos atores para esconder a própria individualidade e externar apenas a personalidade do personagem.

simbolo-da-pedagogia-significado

Agora, sabendo muitas informações sobre as máscaras, é fácil entender melhor o símbolo do curso de artes cênicas. Basicamente, as máscaras apresentadas no símbolo desse curso representam para o teatro o gênero da tragédia (drama) e da comédia. A máscara com expressões de felicidade representa a comédia e a máscara com expressões de triteza representa a tragédia.

Para os profissionais dessa área, o símbolo do curso ser inspirado nas máscaras gregas não remete apenas a um artefato histórico ou a um objeto artístico. Elas representam o início do teatro e estão atreladas a mitos, crenças e culturas.

A pedra do curso

Popularmente, a safira é a pedra que representa o curso de artes cênicas. E a escolha é compreensível, pois a preciosidade, os significados e atributos místicos associados a essa gema natural fazem dela a opção perfeita para representar cursos ligados ao raciocínio, análise e criação.

A safira azul é considerada a pedra da sabedoria e também está fortemente associada à ideia de amor, sucesso, proteção, poder mental, equilíbrio emocional e purificação.

anel-de-formatura-com-safira

Anel de formatura de artes cênicas

Quando o assunto é anel de formatura, costumamos ver muitas opções de joias para os cursos mais populares, enquanto outros cursos costumam ser negligenciados por muitas joalherias. Esse é o caso do curso de artes cênicas, por exemplo. Embora existam poucas opções no mercado da joalheria, espera-se que um anel de formatura de artes cênicas possua uma safira azul e exiba o símbolo do curso.

Confira abaixo 6 sugestões de anéis de safira para coroar a formatura de artes cênicas.

Anel de Formatura de Artes Cênicas Atto

Na Poésie, o curso de artes cênicas ganhou um anel de formatura exclusivo, com design moderno e símbolo que representa a profissão. Pensando nos profissionais dessa área e considerando as referências ligadas a esse curso, desenhamos um anel diferente de tudo o que você já viu, o Anel de Formatura de Artes Cênicas Atto.

anel-de-formatura-de-artes-cenicas

O Anel Atto foi inspirado nos clássicos anéis solitários, contudo, seus detalhes inusitados fazem dele uma verdadeira obra de arte. Ele foi criado cuidadosamente para dar o devido destaque para uma magnífica safira azul de aproximadamente 0,40ct. Logo abaixo dela, um detalhe atrai olhares: o símbolo do curso. As famosas máscaras gregas foram posicionadas no centro do anel, abaixo da pedra central. De um lado, o anel exibe a máscara de Tragédia e do outro lado ele exibe a máscara de Comédia.

anel-de-formatura-mascara-da-Tragedia

De maneira sutil, o aro irreverente desse anel também remete ao curso, pois as curvas e detalhes foram inspirados nas cortinas utilizadas em teatros.

anel-de-formatura-mascara-da-Comedia

Além do modelo acima, que foi pensado e desenhado especialmente para simbolizar o curso de artes cênicas, uma boa alternativa para formandas delicadas e clássicas são os anéis de safira. Mesmo que um anel de safira não exiba o símbolo das máscaras gregas, haverá a pedra preciosa para representar o curso. A seguir, seguem algumas sugestões de anéis de safira.

Anel estilo vintage com safira

Arabescos, arcos, esferas e curvas compõem a estética do espetacular Anel Elysian. Essa joia possui 48 diamantes espalhados por toda a extensão da joia. O brilho encantador deste anel cria o cenário perfeito para destacar o grande protagonista desse modelo: uma encantadora safira azul.

anel-de-ouro-diamantes-e-safira

Anel Elysian II-Sa

Na mão, o Anel Elysian é um modelo que marca presença, porém, com muita elegância e feminilidade.

anel-de-safira-artes-cenicas

Anel de diamantes com safira

O Anel Uni é um clássico da Poésie e um dos modelos mais admirados da nossa coleção. Seu design simples e seus traços precisos se juntam com o impressionante brilho de 34 diamantes. Na coroa, uma bela safira natural dá um toque de cor à joia.

anel-de-safira-estilo-classico

Anel Uni II-Sa

A combinação entre o simples e o exuberante faz do Anel Uni um anel coringa, que costuma agradar desde uma formanda mais delicada até uma com estilo extravagante. Sem dúvidas, essa joia é perfeita para coroar a formatura e simbolizar seu compromisso com a profissão escolhida.

anel-safira-natural-e-diamantes

Anel clássico com safira

Para as formandas que buscam mais discrição, porém, sem abrir mão de sofisticação, a sugestão é o Anel Wish. Com estilo clássico, esse modelo traz um aro liso, um pouco mais robusto, com traços suaves e arredondados. Enquanto o aro transmite simplicidade, a coroa desse anel esbanja sofisticação com o brilho de 10 diamantes e a cor intensa de uma safira azul.

anel-design-simples-safira

Anel Wish com safira

Assim como a grande maioria das joias da nossa coleção, o Anel Wish está disponível em ouro amarelo e em ouro branco.

anel-classico-safira-azul

Anel de safira com coroa em formato de flor

O Anel Florence possui um aro liso, simples e delicado. Assim, a sofisticada beleza do ouro 18k não sobressai em relação à charmosa coroa desse anel, que é em formato de flor. No centro, uma safira azul é apresentada rodeada por 12 diamantes naturais.

anel-em-formato-de-flor-diamante-e-safira

Anel Florence com safira

Todos os detalhes do Anel Florence resultam em uma peça que foge do óbvio e que transmite delicadeza e sofisticação.

anel-de-safira-formatura-de-artes-cenicas

Anel solitário delicado com safira

O Anel Destiny não é anel solitário comum: seu design é moderno, rico em detalhes e, ainda assim, exibe um visual delicado. Seu aro possui um padrão inusitado, contornado por pequeninas esferas. Dez pequenos diamantes dão um toque de brilho no aro e abaixo da coroa.

anel-solitario-delicado-safira

Anel Destiny com safira

A coroa do Anel Destiny é levemente projetada acima da altura do aro, deixando em evidência a cor azul apaixonante da safira natural. Portanto, essa é a joia perfeita para quem busca um anel de formatura discreto, elegante e com a pedra do curso de artes cênicas.

anel-feminino-delicado-safira-ouro-amarelo

Agora que você sabe todas as informações sobre o símbolo do curso de artes cênicas e conferiu sugestões de anéis de safira, certamente ficou mais fácil escolher o anel de formatura ideal para coroar esse marco importante da sua carreira. De qualquer forma, se você ainda tiver alguma dúvida sobre o anel de formatura, entre em contato conosco. Nossa equipe está sempre à disposição para te ajudar.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

5 Comentários

  • Débora disse:

    Boa noite,interessei-me pelo anel Antônio,porém o curso é Artes do Corpo,pois engloba Dança tb,seria possível pensarmos em acrescentar algo,além das máscaras?
    Att

    • Poésie J disse:

      Olá Débora, tudo bem?

      No momento, não é possível fazer alterações estruturais nos anéis.

      Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Pablo disse:

    Já tem um bom tempo que as Artes Cênicas deixaram de ser consideradas somente como Teatro, conforme a evolução humana em variados aspectos, então já que fizeram um anel personalizado, ele deveria remeter a outras artes cênicas também, como a dança, a música, etc.

  • Erculano disse:

    Cadê o modelo do anel de artes cênicas para homens?
    Daqui 4 anos, precisarei de um.

    • Poésie J disse:

      Erculano, estamos constantemente atualizando nossa coleção, mas ainda não podemos precisar datas para o lançamento do modelo solicitado.

Deixe uma resposta