Biologia é a ciência que estuda a vida, em seus variados níveis. E é claro que uma profissão tão fascinante como essa está atrelada a diversas simbologias e significados. Por isso, nesse artigo, reunimos informação importantes sobre o símbolo de biologia, o significado e o anel de formatura.
Qual é o símbolo do curso de biologia?
Através da resolução Nº 187, de 27 de maio de 2009, o Conselho Federal de Biologia (CFBio) determinou o símbolo do biólogo, conforme disponibilizado no site dos Conselhos Federal e Regionais de Biologia. O emblema consiste em um círculo azul carregando elementos ligados à vida e ao cotidiano do biólogo, sendo eles a estrutura de DNA, o espermatozoide, a folha e uma espiral.
Qual é o significado do símbolo de biologia?
Os elementos que compõem o símbolo de biologia estão diretamente ligados a essa área. Ao todo, são cinco elementos, sendo que cada um possui um significado. Então, para entender melhor o símbolo utilizado por esse curso, explicaremos o que cada elemento do emblema representa de acordo com os conselhos de biologia.
- Círculo azul: é a representação de um óvulo e é interpretado também como símbolo de união e perfeição. Na parte superior, ele se transforma em estrutura de DNA e, posteriormente, em um espermatozoide.
- Estrutura de DNA: o DNA está diretamente ligado à vida e aos seres vivos, portanto, é um dos elementos mais presentes no cotidiano de um profissional da área de biologia.
- Espermatozoide: o espermatozoide é o responsável por dar um novo sentido ao símbolo de biologia. Como ele está dentro do círculo azul, que representa um óvulo, esse elemento simboliza a fecundação e a origem de uma nova vida.
- Folha: representa a natureza, afinal, esta é a base dos estudos biológicos.
- Espiral: a espiral apresentada no símbolo de biologia simboliza a evolução. Trata-se de um alerta para que os biólogos continuem sempre atualizando os seus conhecimentos.
Água-marinha: a pedra do curso de biologia
A água marinha é uma variedade do berilo que pode ser encontrada em vários países, no entanto, o Brasil é o país com a maior concentração de formação de água marinha do mundo. Essa gema natural apresenta uma cor azul clara muito suave e com transparência, que remete à cor de um mar cristalino.
Segundo os conselhos da área de biologia, a pedra que representa esse curso é a água-marinha, independentemente da tonalidade. Além da sua beleza, essa pedra ainda está relacionada a vários poderes místicos, como capacidade de atrair calma, purificação, limpeza, paz e felicidade.
Água-marinha bruta e lapida via GIA
Na escala de Mohs, escala que quantifica a dureza dos minerais, a água-marinha apresenta dureza entre 7,5 e 8. Esse número indica a resistência que essa pedra tem a riscos em relação a outro mineral. Embora relativamente resistente ao risco, a água-marinha é uma pedra frágil, devido a inclusões muito comuns em sua estrutura interna. Por isso, demanda cuidado.
Anel de formatura de biologia
Nossa coleção autoral de anéis de formatura conta com um modelo especial para o curso de biologia, o Anel de Formatura de Biologia Helix. Esse modelo criado pela Poésie Joias se inspira em um dos principais elementos do símbolo do curso: a estrutura de DNA.
Em meio às hélices, o brilho elegante de pequenos diamantes e águas-marinhas dão vida à essa joia de ouro 18k. Ao todo, o anel carrega 6 diamantes e 3 águas-marinhas.
Para aqueles que preferem a beleza do tom prateado, esse modelo também está disponível em ouro branco. Combinada com ouro branco, a tonalidade suave da água-marinha se mistura e resulta em uma joia discreta e delicada.
Conhecendo melhor os significados atrelados ao símbolo de biologia e sabendo a pedra que representa esse curso, fica mais fácil escolher um anel de formatura para representar a sua carreira como bióloga.