Skip to main content
Anéis de formatura

Qual é o símbolo de farmácia, seu significado e anel do curso?

O símbolo do curso de farmácia é muito popular e, mesmo que não atue nessa área, você provavelmente já se deparou com ele. Contudo, nem todos conseguem identificá-lo ou não sabem o que ele significa. Composto por dois elementos, o brasão carrega muita história e referências compatíveis com o universo farmacêutico. Portanto, saber um pouco mais sobre esse símbolo pode ser interessante para pessoas que gostam de se informar sobre variados assuntos e, certamente, é essencial para aqueles que estão cursando farmácia e que procuram o tão sonhado anel de formatura de farmácia.

Nesse artigo, trouxemos informações sobre os símbolos oficiais de farmácia, pedra oficial e não oficial do curso, significados e sugestões de anéis de formatura.

Qual é o símbolo de farmácia?

Por meio da resolução Nº 471, publicada no dia 28 de fevereiro de 2008, o Conselho Federal de Farmácia aprovou o regulamento sobre os símbolos oficiais dos farmacêuticos. Foi aprovado como símbolo um brasão composto por um círculo amarelo, contendo, na parte interna, uma taça entrelaçada por uma serpente. No entanto, é mais comum vermos esse símbolo apenas com a taça e a serpente.

simbolo-do-curso-de-farmacia

O significado do símbolo de farmácia

No símbolo de farmácia, a taça e a serpente carregam significados profundos. Segundo o CFF, o uso desses elementos pode ser compreendido através da mitologia grega, especificamente no que diz respeito à história de Asclépio, o deus da medicina, e de sua filha Hígia ou Higeia (Salus para os romanos), a deusa da saúde.

Asclépio (Esculápio para os romanos) aprendeu sobre o uso das ervas medicinais com um centauro chamado Quíron. Ao dominar as artes medicinais, ele ultrapassou os limites comuns de cura e conseguiu ressuscitar pessoas. O poder capaz de quebrar o ciclo natural da vida desagradou Zeus, que interviu tirando Asclépio da forma humana e o transformou na constelação Ofiúco, que significa “o portador da serpente” ou “o Serpentário”.

Após a partida de seu pai, Hígia ficou responsável pela área da saúde, dando sequência ao legado dele. Ela é conhecida com a deusa da saúde, da limpeza e da prevenção de doenças. Hígia costuma ser representada com um cálice e uma serpente.

higeia-deusa-da-saúde

Escultura de mármore da deusa Hígia – Los Angeles County Museum of Art

Hoje, os elementos que remetem à deusa da saúde compõem o símbolo do curso de farmácia. Nele, a taça representa o ato de ingerir medicamentos, portanto, é interpretado como um símbolo que significa cura. A serpente representa o poder, a ciência e a sabedoria.

simbolo-da-fisioterapia-significado

Qual é a pedra do curso de farmácia?

A reunião realizada no dia 28 de fevereiro de 2008, que definiu o símbolo do curso de farmácia, apontou o topázio imperial amarelo, a pedra mais rara e valiosa da família dos topázios, como a pedra de farmácia.

De um modo geral, a cor amarela está associada à ideia de alegria, otimismo, leveza e juventude. Ela é considerada uma cor que desperta a criatividade, estimula o raciocínio, o equilíbrio e a cura. Sem dúvida, os significados da cor amarela, por si só, são suficientes para representar o curso. No entanto, ao escolher o topázio imperial, o CFF trouxe ainda mais significado ao anel de formatura de farmácia, devido à raridade, história e efeitos esotéricos e psíquicos dessa pedra preciosa.

Ela é considerada uma gema natural com energia poderosa, capaz de atrair prosperidade, vitalidade, poder pessoal, otimismo e clareza mental. Na escala de Mohs, que mensura a resistência que um determinado mineral tem a riscos, essa pedra apresenta dureza 8 em uma escala que vai do 1 ao 10.

topazio-imperial-a-pedra-de-farmacia

Gia

O topázio é encontrado na natureza em diversas cores e tonalidades. Normalmente, suas variedades são identificadas pela cor como, por exemplo, topázio rosa, topázio azul, topázio verde e assim por diante. No entanto, uma rara coloração que mescla amarelo e laranja com nuances de rosa ou vermelho despertou a atenção e recebeu o nome de topázio imperial.

O termo topázio imperial surgiu no século XIX, na Rússia. Acredita-se que topázios nessa coloração incomum foram descobertas nos montes Urais e receberam esse nome em homenagem ao czar russo. Todavia, outra hipótese é que os topázios dessa coloração específica eram de uso restrito à família real russa, por isso, foram chamados de topázios imperiais.

topazio-imperial-pedra-bruta

Wikipédia

No Brasil, existe uma versão diferente para explicar a origem do termo topázio imperial: o imperador Dom Pedro II visitou a cidade Ouro Preto, Minas Gerais, e foi presentado com um topázio de coloração rara. Por esta razão, a variedade teria ficado conhecida por esse nome. De qualquer forma, independentemente da origem do nome, o fato é que essa pedra possui uma beleza única que faz jus à fama que possui.

Por que é tão comum o uso do citrino em anéis de farmácia?

Antigamente, o topázio imperial era encontrado na Rússia, porém, a mina esgotou e a extração da gema foi encerrada. Atualmente, essa pedra tão apreciada é encontrada em apenas um lugar no mundo: no Brasil, especificamente em Ouro Preto, no estado de Minas Gerais.

A escassez do topázio imperial no mercado e a dificuldade em encontrá-lo no tom amarelo desejado para representar o curso de farmácia fez com que muitos formandos e joalherias recorressem ao citrino como alternativa para os anéis de formatura de farmácia. Portanto, o citrino é a pedra não oficial de farmácia.

anel-de-formatura-de-farmacia-pedra-amarela

Anel de Formatura de Farmácia Angitia I (diamantes incolores e citrino)

O citrino é uma variedade de quartzo de cor amarelo ou laranja, podendo apresentar tons de vermelho ou marrom. Especialistas em cristais apontam o citrino como um dos cristais de maior poder energético para atrair prosperidade e vitalidade. O citrino é classificado como cristal de energias solares, então, assim como o sol, ele transmite conforto e revigora as energias.

De um ponto de vista técnico, as características do citrino o tornam apropriado para confecções de joias. Dentro da escala de Mohs, essa bela pedra amarela apresenta dureza 7.

citrino-pedra-natural-amarela

Gia – Foto: Robert Weldon

Modelos de anel de formatura de farmácia

Normalmente, encontramos anéis de formatura de farmácia com design convencional, que basicamente consiste em um design padrão com emblemas do curso nas laterais do aro. No entanto, por mais que esse estilo de joia agrade a algumas pessoas, muitas farmacêuticas sonham com uma joia moderna e elegante, que expresse melhor o seu estilo. Por isso, pensando sempre em inovação e sofisticação, a Poésie criou uma coleção autoral de anéis de formatura que apresenta o simbolismo do curso de forma surpreendente.

Na nossa coleção de anéis de farmácia, você encontrará tanto a opção de anel com design delicado e discreto, quanto um modelo robusto e deslumbrante. Ambos com citrino natural, em ouro 18k, com design moderno e carregando elementos de remetam à farmácia.

Anel de Formatura de Farmácia Angitia

O Anel de Formatura de Farmácia Angitia traz em destaque a serpente, uns dos principais elementos do símbolo de farmácia. Contudo, esse símbolo é apresentado de forma delicada e inusitada: duas serpentes estão entrelaçadas em cada lado do aro e se encontram ao redor da pedra central da joia.

anel-de-formatura-de-farmacia-delicado

Essa joia é fabricada em ouro 18k, possui 8 diamantes naturais e, no centro, abriga citrino natural. O efeito desse anel de formatura na mão transmite elegância e delicadeza, porém, devido a sua beleza encantadora, é um anel que não passa despercebido.

anel-de-farmacia-feminino-design-delicado

anel-de-farmacia-delicado

Confira o vídeo do Anel de Farmácia Angitia na mão:

Anel de Formatura de Farmácia Amina

O Anel de Formatura de Farmácia Amina não é um anel de formatura comum. Além do trabalho impressionante do aro vazado combinado a pedras naturais, essa joia carrega um significado especial que vai além de uma releitura moderna do símbolo de farmácia. O design do Anel Amina explora o universo das substâncias químicas e apresenta um formato que remete à estrutura das moléculas de serotonina e dopamina.

anel-de-formatura-de-farmacia-design-moderno

Assista ao vídeo para conferir detalhes da joia:

Pelas imagens e vídeos dos nossos modelos de anel de formatura de farmácia, é possível notar que o citrino que trabalhamos possui a cor amarela desejada para representar esse curso. Portanto, os modelos que apresentamos acima possuem as características necessárias e o requinte esperado para coroar um dos momentos mais importantes da sua vida profissional: a conclusão do curso e o início da sua jornada como farmacêutica.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta