Skip to main content
Anéis de formatura

Qual é o símbolo de fisioterapia, seu significado e anel do curso?

Você sabe reconhecer o símbolo da fisioterapia? Ele foi criado exclusivamente para a área e logo se tornou bastante popular entre os formandos e formandas do curso. A seguir, vamos explorar as raízes deste emblema e qual o seu significado para os fisioterapeutas.

Qual é o símbolo da fisioterapia?

Em fevereiro de 2002, o Plenário do Conselho Federal De Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) criou uma resolução para aprovar e regulamentar o uso do símbolo de fisioterapia.

simbolo-da-fisioterapia

Este símbolo foi criado exclusivamente para o curso, sob supervisão do fisioterapeuta Carlos Alberto Esteu Tribuzy. O símbolo é composto por duas serpentes verdes, um raio dourado e uma moldura que representa um camafeu.

Qual significado do símbolo da fisioterapia?

Cada parte deste símbolo carrega uma simbologia diferente. Assim como em outros cursos da área da saúde, a serpente é um elemento importante no símbolo de fisioterapia.

Existe uma antiga crença de que as serpentes seriam donas de grande sabedoria, da capacidade de se regenerar (a troca de pele) e a capacidade de curar (através de seu veneno). Além disso, em algumas culturas, este animal é relacionado à imortalidade e ao ciclo da vida.

No símbolo de fisioterapia, as serpentes entrelaçadas representam também o curso da energia no corpo humano. Além disso, elas representariam a união dos conhecimentos específicos e complementares, essenciais para o profissional da área. A cor escolhida para representá-las é o verde, uma vez que o tom seria relacionado à natureza, à vida e ao poder da cura.

simbolo-da-fisioterapia-significado

O raio ao centro do símbolo também possui alguns significados. Segundo Tribuzy, o raio simboliza a transmissão de conhecimentos e valores importantes para o profissional. O raio também pode representar as técnicas elétricas utilizadas na fisioterapia como tratamento.

Na antiguidade, camafeus eram utilizados como amuletos de proteção, carregando imagens de divindades e figuras mitológicas. No símbolo de fisioterapia, ele resgata este significado, representando a proteção, a saúde e a boa sorte.

Qual é a pedra do curso de fisioterapia?

Assim como outros cursos da área da saúde, a esmeralda foi a pedra preciosa escolhida para representar o curso de fisioterapia.

Esta bela gema natural possui um tom de verde único, profundo e levemente azulado. Ao lado da safira e do rubi, forma o grupo das “Big Three”, as três gemas coloridas mais admiradas para joias.

Muitos povos acreditavam que a esmeralda tinha a capacidade de curar e restaurar a saúde. Por essa razão, a maioria dos modelos de anel de formatura de fisioterapia apresenta uma esmeralda como pedra central.

Modelos de anel de formatura de fisioterapia

As serpentes são, sem dúvida, um forte elemento do símbolo de fisioterapia. Buscando combiná-las de maneira elegante com as esmeraldas e o ouro 18k, a Poésie desenvolveu uma coleção de anéis de formatura que podem ser utilizados como anel de fisioterapia.

00 anéis-de-formatura-de-fisioterapia-angitia-kinesis-esmeralda-ouro-amarelo

O Anel Kinesis foi criado exclusivamente para o curso de fisioterapia. De maneira original, esta joia destaca os elementos do símbolo de fisioterapia, combinando o verde profundo da esmeralda à fluidez da serpente e à imponência do raio.

01 anel-formatura-de-fisioterapia-kinesis-ii

02 anel-formatura-kinesis-fisioterapia

03 anel-formatura-de-fisioterapia-kinesis-ouro-branco

Os modelos de anéis a seguir foram concebidos para atender os profissionais da área de saúde e trazem uma releitura moderna do símbolo da saúde. Dessa forma, muitos formandos e formandas utilizam os modelos abaixo como anel de formatura de fisioterapia.

04 anel-formatura-angitia-amarelo

05 anel-formatura-angitia-amarelo

06 anel-formatura-angitia-saúde-branco

07 anel-formatura-angitia-saúde-branco

O Anel Angitia é um dos anéis de formatura mais desejados da Poésie. Delicada, esta peça apresenta as serpentes de maneira graciosa e fluída. Pequenos brilhantes adicionam ainda mais charme ao anel.

10 anel-de-formatura-medicina-asclepius-branco

08 anéis-asclepius-branco-amarelo

09 anel-de-formatura-medicina-asclepius-amarelo

11 anel-de-formatura-medicina-asclepius-branco

Se você procura por uma joia de formatura de fisioterapia com um design atemporal e clássico, o Anel Asclepius é a peça ideal. O clássico halo de diamantes destaca a esmeralda central em uma coroa deslumbrante, sustentada por um aro cravejado de brilhantes. Esses traços tradicionais contrastam com as linhas modernas das serpentes escondidas no aro.

12 aneis-de-formatura-serpens-i-ii-

14 -de-formatura-serpens-ouro-amarelo

16 anel-formatura-fisioterapia-serpens

13 anel-formatura-serpens-ouro-amarelo

Já o modelo Serpens é ideal para quem procura um anel de formatura mais robusto e exclusivo. As serpentes confeccionadas em ouro maciço 18k, certamente, não passarão despercebidas neste belíssimo aro vazado.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

2 Comentários

Deixe uma resposta