Skip to main content
Anéis de formatura

Qual é o símbolo de medicina veterinária, seu significado e anel do curso?

Você conhece o significado do símbolo de medicina veterinária ou curiosidades sobre a pedra do curso? Nesse artigo, vamos contar tudo sobre as simbologias atreladas ao curso e trazer sugestões de anéis, tanto da nossa admirada coleção de anel de formatura de veterinária quanto outros modelos que poderão se encaixar na sua demanda: um anel de veterinária moderno e sofisticado para coroar esse grande marco da sua vida profissional.

O símbolo da medicina veterinária

O Conselho Federal de Medicina Veterinária, através da Resolução Nº 609, realizada dia 15 de Junho de 1994, oficializou como símbolo da medicina veterinária o seguinte emblema: um hexágono como moldura do bastão de Esculápio (ou bastão de Asclépio) e da letra “V” na parte interna. A cor de tais elementos é verde, pois é a cor tradicionalmente associada à área da saúde e utilizada pela classe médica.

simbolo-da-veterinária

Qual é o significado do símbolo da medicina veterinária?

Segundo o CFMV, os três elementos escolhidos para compor o símbolo de medicina veterinária são baseados em princípios históricos, culturais e mitológicos. O bastão de Esculápio, por exemplo, que consiste em um bastão com uma serpente entrelaçada, vem da mitologia greco-romana, onde Esculápio era cultuado como o deus da medicina e da cura. Trata-se de uma simbologia muito conhecida entre acadêmicos e profissionais da área da saúde, pois ela é utilizada para representar diversos cursos dessa área, inclusive, esse símbolo também é utilizado no emblema da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1946.

De um modo geral, o bastão de Esculápio está associado à ideia de sabedoria, vitalidade, cura, regeneração e saúde. Portanto, trata-se de uma simbologia apropriada para representar o curso de medicina veterinária.

simbolo-da-veterinária-significado

Como a grande maioria dos cursos da área da saúde possuem a serpente como símbolo, o CFMV criou um emblema com a letra “V” em destaque, com o intuito de facilitar a identificação e deixar evidente que se trata de um símbolo do curso de medicina veterinária. Já o hexágono que abriga o bastão de Esculápio e a letra “V” foi adicionado ao símbolo por ser um detalhe tradicionalmente utilizado em brasões.

Esmeralda, a pedra de medicina veterinária

Embora a Resolução Nº 609 ou outras resoluções do CFMV não faça menções sobre a pedra do curso, por coerência com a história e com os significados atribuídos a cada gema natural, a esmeralda é considerada a pedra do curso de medicina veterinária.

Desde o início da história da humanidade, a esmeralda é considerada uma pedra preciosa e de grande poder místico. Seu nome deriva da palavra smaragdos, que, em grego, significa pedra verde. Na cultura grega, há relatos de que os gregos se referiam à esmeralda como a “deusa verde de todas as pedras”. Na cultura indiana, a esmeralda era chamada de marakata, que, em sânscrito, significa “o verde que cresce nas coisas”.

esmeralda-pedra-do-curso-de-veterinaria

Foto: Robert Weldon – GIA

De um modo geral, a cor verde remete à natureza, vitalidade, renovação e plenitude. Mas a esmeralda não é uma pedra verde comum e sim uma das mais admiradas em todo mundo. Por esta razão, há muitos significados especiais acerca dessa pedra preciosa, como prosperidade, saúde, proteção, felicidade, amor e riqueza. Para saber mais, sugerimos a leitura do seguinte artigo: Saiba tudo sobre a esmeralda e seus significados.

5 modelos de anel de formatura de medicina veterinária

Pelo o que se tem registro, o costume dos anéis de formatura teve início em 1835, na Academia Militar de West Point, Estados Unidos. O anel utilizado pelos formandos daquela época era robusto, similar ao um anel de sinete, e tinha o intuito de identificar a turma e a instituição de ensino. Não demorou para que os anéis de formatura do pessoal de West Point se tornassem fonte de inspiração para faculdades e acadêmicos de todo o mundo.

Aqui no Brasil, os anéis de formatura convencionais que conhecemos hoje são uma releitura dos anéis de formatura criados em 1835. Normalmente, eles apresentam um design padrão, levemente quadrado, carregando os emblemas do curso nas laterais do aro e uma pedra central correspondente ao curso. Até hoje, esses modelos são a preferência de alguns pais, familiares e formandos. Contrapartida, há um público que não se identifica com esse estilo de anel ou até mesmo o vê como ultrapassado. Pensando sempre em inovação e modernidade, a Poésie criou uma coleção de anéis de formatura com design exclusivo, onde os símbolos dos cursos aparecem repaginados e o visual de cada joia exala sofisticação.

aneis-de-formatura-com-esmeralda-e-simbolo-do-curso

Confira abaixo algumas sugestões de anéis de formatura para medicina veterinária. Trata-se de joias elegantes, com design autoral, fabricadas em ouro 18k e pedras naturais.

1. Anel de Formatura de Veterinária Ophidia

Nossa consagrada coleção de anéis de formatura conta com um modelo exclusivo e inovador para o curso de medicina veterinária, o Anel Ophidia. Na contramão de tudo que existe no mercado em relação a anel de formatura para médicas veterinárias, a Poésie criou um anel que transmite delicadeza, sofisticação e apresenta as simbologias do curso de forma nunca visto antes.

anel-de-formatura-de-medicina-veterinaria

Embora seja uma estrutura única, esse anel dá a impressão de ser composto por duas partes, sendo a parte debaixo um aro em forma de serpentes, símbolo universal da saúde e da regeneração, e a parte superior um aro em forma da letra v, já que a letra é um dos principais elementos do símbolo oficial da medicina veterinária.

anel-de-formatura-de-veterinaria-feminino

Na mão, os detalhes do Anel Ophidia ficam ainda mais em evidência. As serpentes possuem textura delicada e o aro no formato de v ganha vida com o brilho encantador de pequenos diamantes naturais e uma deslumbrante esmeralda de aproximadamente 0,14ct.

anel-de-formatura-de-medicina-veterinaria-com-design-moderno

Essa joia está disponível nas duas cores de ouro mais desejadas para anéis de formatura: o ouro amarelo e o ouro branco.

anel-de-veterinaria-ouro-branco-e-esmeralda

Além do Anel Ophidia, que foi criado e pensado especialmente para o curso de medicina veterinária, nossa coleção também conta com outras opções de anéis que se encaixam perfeitamente nessa demanda. Confira as sugestões abaixo, como o anel de formatura de saúde, criado para representar as profissionais que atuam nessa área. Veja também nossos modelos da categoria Anel de Formatura de Medicina. Cada um dos anéis sugeridos abaixo apresenta os símbolos universais da saúde de forma moderna e com muita sofisticação.

2. Anel de Formatura de Saúde Angitia

O modelo Angitia foi cuidadosamente pensando para as profissionais da área da saúde que, independentemente da área de atuação, tem o curso representado pelo símbolo da serpente e pela esmeralda. Por isso, trata-se de um modelo que pode ser utilizados para vários cursos como, por exemplo, medicina, medicina veterinária, enfermagem, fisioterapia, nutrição, entre outros.

anel-de-formatura-delicado-area-da-saude

Com design inovador e graciosamente delicado, esse modelo autoral da Poésie coloca as serpentes e a esmeralda em destaque no centro da joia. Assim, não haverá dúvidas de que a detentora da joia é uma profissional da saúde, independentemente da sua área de atuação.

anel-delicado-simbolo-serpentes-esmeralda

Delicadeza é a palavra que melhor define esse anel de formatura. Ele possui aro fino cravejado de diamantes onde serpentes se entrelaçam e se encontram no centro da joia, ao redor das pedras centrais. O Anel Angitia possui diamantes naturais e uma bela esmeralda natural de aproximadamente 0,11ct.

anel-de-formatura-esmeralda-ouro-18k

anel-de-formatura-esmeralda-e-ouro-branco

Nossas criações da categoria Anéis de Formatura de Medicina também podem ser usadas como joia de formatura para medicina veterinária. Eles apresentam os símbolos universais da saúde, em modelos com design moderno e sofisticado. Confira abaixo as sugestões!

3. Anel de Formatura de Medicina Serpens

O Anel Serpens é um modelo unissex, com características neutras, que costuma agradar tanto formandos quanto formandas da área da saúde. Ele é a opção perfeita para profissionais de medicina veterinária que sonham com uma joia de formatura robusta e diferente do comum.

anel-de-formatura-feminina-e-masculina

Esse anel de formatura possui um inesperado design estilo aliança, com aro vazado e um minucioso detalhe de serpentes cujo movimento remete ao símbolo do infinito. A peça é fabricada em ouro 18k e possui três esmeraldas naturais de aproximadamente 0,10ct cada uma.

anel-de-formatura-esmeraldas-naturais

O visual do Anel de Formatura Serpens na mão transmite ares de seriedade, modernidade e sofisticação. Sem dúvida, um anel com todos os atributos para selar um grande marco da sua vida profissional.

anel-de-formatura-masculino-ouro-e-esmeralda

anel-de-formatura-aro-largo

4. Anel de Formatura de Medicina Asclepius

O Anel Asclepius é um clássico da Poésie e um dos modelos mais admirados da nossa coleção de anéis de formatura. Ele é fabricado em ouro 18k, possui um bela esmeralda natural e 30 diamantes naturais por toda a extensão da joia. A simbologia da serpente está inserida de forma discreta na parte interna do aro, tornando esse modelo um anel de formatura de beleza ímpar.

anel-de-formatura-de-simbolo-da-saude

anel-de-formatura-de-medicina-ouro-amarelo-e-esmeralda

A criação do Anel Asclepius teve como inspiração os clássicos anéis de noivado com halo de diamantes, onde a coroa é composta pela pedra central e pequenos diamantes ao redor. Combinado ao seu design, temos o brilho exuberante dos diamantes e o verde encantador da esmeralda. O resultado é um anel com visual imponente e elegante.

anel-de-formatura-simbolo-de-serpente

anel-de-formatura-diamantes-e-esmeralda-natural

5. Anel de Formatura de Medicina Python

Com aro fino e traços delicados, o Anel Python é a opção ideal para quem busca um anel de formatura delicado, moderno e que carregue a simbologia do curso de medicina veterinária. Nesse modelo, a serpente, símbolo de vitalidade e cura, é apresentada de forma inusitada: cada lado do aro do anel simula a forma de uma cobra e ambas se entrelaçam em torno da esmeralda central.

anel-delicado-para-formatura

As serpentes do Anel de Formatura Python possuem textura. Trata-se de um detalhe sutil, porém, que faz toda a diferença no visual da joia.

anel-de-formatura-esmeralda-aro-fino

Esse modelo remete aos clássicos anéis solitários, estilo de anel que apresenta uma única pedra central em destaque e, normalmente, levemente projetada para fora do aro. Por esta razão, ainda que possua um design inovador, o Anel Python garante um visual clássico e elegante. Perfeito para formandas delicadas que preferem joias discretas.

anel-de-formatura-para-medica-veterinaria

Anel de esmeralda e cuidados básicos de uso

Na escala de Mohs, que mensura a resistência que um determinado mineral tem a riscos, a esmeralda apresenta dureza entre 7 e 8. Essa gema encantadora é utilizada amplamente em todo o mundo para criação de joias deslumbrantes, contudo, é importante que o(a) detentor(a) de um anel de formatura de esmeralda saiba das peculiaridades dessa pedra e os cuidados que se deve ter para conservar a beleza da sua joia.

A esmeralda possui muitas inclusões internas, o que a torna consequentemente mais frágil. Informações como essa são comumente expostas em sites especializados, como no trecho a seguir, publicado pela Academia Brasileira de Joalheria: “Todas as esmeraldas possuem uma certa fragilidade em razão de fissuras muito frequentes devidas às tensões internas…”.

Pela nossa experiência, podemos dizer que um anel de formatura de esmeralda é para a vida toda mas, sem dúvidas, é essencial seguir cuidados básicos de uso e evitar impactos que possam causar dano à gema.

cuidados-basicos-de-uso-anel-de-formatura

Gostou de conhecer tantas curiosidades envolvendo o curso de medicina veterinária? Se você está em fase de pesquisa mas ainda tem dúvidas sobre modelos de anéis de formatura de veterinária e valores, envie-nos uma mensagem: entre em contato com a Poésie.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

2 Comentários

Deixe uma resposta