Skip to main content
Anéis de Noivado

Anel solitário: conheça sua história e inspire-se com esses 17 modelos

Elegante e atemporal, o anel solitário é, atualmente, um dos estilos de anéis mais populares e desejados em todo o mundo. Esse modelo, que consiste em dar destaque a uma única pedra, resistiu ao tempo e tornou-se praticamente sinônimo de joia para pedido de casamento. Mas você sabe qual é a origem do aclamado anel solitário? Neste artigo, contamos sobre a sua história, desde a antiguidade até os tempos atuais, e selecionamos 17 modelos incríveis para você se inspirar.

A história do anel solitário

A história por trás dos anéis de noivado remonta à Roma Antiga, pois é o período de onde é possível rastrear evidências do uso de anéis para simbolizar a união ou, de acordo com o Instituto GIA, para “significar um contrato comercial ou para afirmar amor e obediência mútua”. No entanto, acredita-se que muito antes disso, os antigos egípcios já usavam anéis com o mesmo propósito e, posteriormente, os antigos gregos adotaram a tradição.

Dentro do conceito que conhecemos hoje, o primeiro anel de noivado que se tem registros é de 1477, quando Maximiliano I, Arquiduque da Áustria, presenteou sua noiva Maria, a Duquesa de Borgonha, com um anel de diamantes. Tratava-se de uma joia confeccionada em ouro, com coroa na forma da letra “M” e pequenos pedaços de diamantes. Embora esta união envolvesse interesses políticos, o fato é que Maximiliano revolucionou as propostas de casamento ao oferecer um anel de diamante que, além de representar suas intenções e seu compromisso, foi entregue como presente à noiva, antes mesmo do casamento ser oficializado. Desde então, seu gesto inspirou casais da realeza ao longo da história e deu origem à tradição que perdura até hoje.

primeiro-anel-de-noivado-da-historia-Maximiliano-e-Maria-de-Borgonha

Anel de noivado de Maria, Duquesa de Borgonha | Casamento de Maria da Borgonha com Maximiliano da Áustria (imagem digitalizada de livro e lançada pela British Library)

Na época em que Maximiliano presenteou Maria com um anel de noivado, diamantes eram extremamente raros e, consequentemente, valiosos. O custo de um item de luxo como esse não era acessível para a grande maioria das pessoas, portanto, tornou-se primeiramente um costume entre as famílias mais ricas e a realeza. Séculos depois, entre 1720 e 1866, quando depósitos de diamantes foram descobertos no Brasil e na África do Sul, tivemos pela primeira vez um cenário onde o acesso e a aquisição de diamantes não eram mais coisas inalcançáveis. Então, com o aumento da disponibilidade desta pedra preciosa, o uso de anéis de diamantes foi difundido.

Em 1886, a Tiffany & Co apresentou um design de anel de noivado revolucionário para a indústria joalheira, o icônico Tiffany Setting. O modelo consiste em aro liso e seis garras sustentando um único diamante que está acima da altura do aro. Sem barreiras de metal ao redor da pedra e com detalhes perfeitos, esse anel era capaz de explorar ao máximo a beleza e o brilho do diamante. A criação apresentada por Charles Lewis Tiffany há mais de 130 anos atrás foi tão bem aceita que se tornou referência e inspiração para os modelos de anéis de noivado que conhecemos atualmente.

o-classico-anel-de-noivado-solitario

Anel de Noivado Promise I

Anéis solitários modernos: modelos para todos os estilos

Com a repaginação do visual dos anéis de noivado e a tecnologia da era moderna, hoje, o universo joalheiro oferece uma grande variedade de modelos, que vão muito além do anel solitário tradicional. Os novos modelos de anéis solitários aparecem em inúmeros formatos diferentes e exibem detalhes impressionantes. Além disso, eles também podem transitar por diversos estilos, como romântico, vintage, clássico, minimalista, entre tantos outros.

anel-solitario-classico-e-anel-solitario-design-moderno

Anel de Noivado One II e Anel de Noivado Sakura II

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração na hora de escolher um anel solitário é a pedra central. Embora o diamante ainda seja a pedra preciosa mais associada a pedidos de casamento, tornou-se cada vez mais comum o uso de pedras coloridas. Em nossa coleção, por exemplo, há muitas opções de anéis solitários com outras pedras preciosas, como rubi, safira, esmeralda, diamante negro, topázio, turmalina e ametista.

Cada pedra possui seus significados e está ligada a diversos poderes místicos. Portanto, a escolha da pedra influencia na mensagem que você quer passar. Uma pedra colorida pode ser uma forma de revelar a personalidade da pessoa que será presentada, de agradá-la com a um anel que carregue a sua cor favorita ou com uma pedra associada a um significado especial para ela.

anel-solitario-tradicional-pedra-colorida

Anel de Noivado Solitaire I e Anel de Noivado Solitaire I-Tu

Caso tenha interesse em saber mais sobre os significados das pedras, sugerimos a leitura do seguinte artigo: Pedras de anéis de noivado e seus significados.

Inspirações de anéis solitários

Com tantos modelos disponíveis, a escolha da joia ideal para selar o noivado ou outra data especial pode não ser tão simples quanto o esperado. Então, para te ajudar a escolher um anel solitário que combine com o estilo e personalidade da pessoa amada, selecionamos 17 modelos encantadores da nossa coleção para você conhecer.

1. Anel de Noivado One

O Anel de Noivado One possui um design minimalista que sobreviveu ao tempo, tornando-se um dos modelos mais consagrados de anéis de noivado. Nesse modelo, a simplicidade dos traços e do aro liso dá destaque ao verdadeiro protagonista da joia: a pedra central.

anel-solitario-tradicional-ouro-e-diamante

Além da beleza extraordinária do diamante, o Anel One também está disponível em nossa coleção com algumas opções de pedras coloridas.

anel-solitário-aro-liso-e-ametista

alianca-de-noivado-solitario

2. Anel de Noivado Solitaire

O Anel de Noivado Solitaire é o clássico anel de noivado solitário para pedidos de casamento. Normalmente, quando falamos em anel solitário, a imagem de um anel com características similares ao Anel Solitaire é o primeiro que vem à mente de muitos noivos e noivas. Esse design simples, combinado com a exuberância da pedra central e dos diamantes laterai,s conquistou muitos admiradores e se consolidou como a joia perfeita para simbolizar o noivado.

anel-solitario-tradicional-ouro-branco

anel-de-noivado-classico-ouro-amarelo

Em nossa coleção, o estilo clássico e elegante do Anel Solitaire ganhou um toque de cor com várias opções de pedras coloridas: turmalina rosa, topázio swiss, ametista, turmalina verde. Essa proposta é perfeita para quem busca uma joia clássica, porém, que demonstre um pouco mais de personalidade.

anel-de-noivado-solitario-com-diamantes-e-turmalina-rosa

anel-solitario-tradicional-com-topazio-swiss

3. Anel de Noivado Joy

Embora clássico, o Anel de Noivado Joy traz detalhes que o diferenciam dos tradicionais anéis solitários. Nele, os traços são suavemente arredondados e sua coroa é levemente rebaixada, ou seja, a pedra central está um pouco mais próxima da altura do aro. Esses pequenos detalhes garantem um visual minimalista e gracioso. Certamente, a opção perfeita para quem possui um estilo delicado.

anel-de-noivado-para-noivas-classicas

anel-solitario-delicado-ouro-amarelo

anel-solitario-classico-de-diamante-ouro-amarelo-e-ouro-branco

4. Anel de Noivado Destiny

O delicado Anel de Noivado Destiny é uma releitura moderna do clássico anel solitário. Neste modelo, o aro ganha vida com detalhes que remetem ao design romântico de outras épocas.

anel-de-noivado-solitario-delicado-e-moderno

anel-de-noivado-diamante-natural

Esse anel, que é um dos modelos mais admirados da nossa coleção, também está disponível com preciosas gemas coloridas. Assim, é possível escolher a opção que melhor se encaixa na sua demanda, seja ela um pedido de casamento, renovação de votos, bodas de casamento, presente de aniversário ou uma data especial.

anel-solitario-de-safira

anel-delicado-de-esmeralda

5. Anel de Noivado Sweet

O Anel de Noivado Sweet é inspirado no modelo que apresentamos anteriormente, o Anel Destiny. Nele, um inusitado padrão de corações compõe o aro juntamente a pequenos diamantes, resultando em um visual gracioso. Sem dúvida, ele é o tipo de anel solitário de foge do convencional, surpreende pela originalidade e encanta com a sua delicadeza.

anel-de-noivado-com-detalhe-de-coracao

anel-solitario-com-coracoes

6. Anel de Noivado Garden

Simplicidade e riqueza de detalhes contracenam lado a lado no encantador Anel de Noivado Garden. Delicados arabescos e pequenos grânulos trazem ares de romantismo à joia. O resultado está longe de ser extravagante. Trata-se de um anel com estética delicada combinado com detalhes marcantes que não passam despercebidos.

anel-de-noivado-ouro-amarelo-estilo-solitario

alinca-de-noivado-ouro-amarelo

7. Anel de Noivado Celestia

O design do Anel Celestia tem como inspiração os corpos celestes. O aro exibe delicadas estrelas, iluminadas pelo brilho de pequenos diamantes. Uma graciosa lua aparece logo abaixo da coroa. Esses detalhes agregam ainda mais beleza e significado à joia e não tiram o protagonismo do diamante de aproximadamente 0,15ct projetado do centro do anel.

anel-de-noivado-com-detalhe-de-estrela

anel-de-noivado-solitario-na-mao-da-noiva

8. Anel de Noivado Soliste

Para as adeptas de um estilo mais minimalista, sem dúvidas, o Anel de Noivado Soliste é a escolha perfeita. Ele, que é um dos modelos mais delicados da nossa coleção, possui o aro fino e uma coroa levemente projetada para exaltar a beleza e o brilho de um único diamante.

anel-aro-fino-com-diamante-pequeno

anel-fino-para-noivas-delicadas

9. Anel de Noivado Koi

Para quem busca um anel solitário de aro fino com detalhes discretos, a grande aposta é o Anel Koi. Ele traz delicados arabescos em cada ponta do aro para sustentar a coroa e um gracioso detalhe de coração no centro para dar ares de romantismo à joia.

anel-solitario-aro-fino-e-detalhes-delicados

anel-solitario-aro-fino-e-ouro-branco

10. Anel de Noivado Dreamy

Com aro assimétrico, o Anel de Noivado Dreamy traz uma proposta diferenciada de anel solitário. Seu visual é delicado e elegante com um toque de originalidade.

anel-delicado-com-design-diferente

anel-solitario-aro-assimetrico

11. Anel de Noivado Relique

O Anel de Noivado Relique é um anel solitário diferente de tudo o que você já viu. Seu aro é vazado e carrega elementos encantadores, como arabescos, grânulos e um detalhe de coração, resultando em um anel imponente e singular.

anel-solitario-estilo-vitage

Se a ideia é dar ainda mais ênfase ao estilo da pessoa que usará o anel, a sugestão é apostar nas versões desta magnífica joia com pedras coloridas.

anel-com-detalhes-e-pedra-rosa

anel-estilo-vitange-com-topazio

12. Anel de Noivado Sakura

O design do elegante Anel Sakura foge dos tradicionais anéis solitários. Seu aro possui graciosas curvas e delicados arabescos. Abaixo da coroa, um detalhe é responsável por garantir mais charme e significado ao anel: uma flor de cerejeira.

anel-de-noivado-com-flor-de-cerejeira

anel-solitario-com-diamante-de-50-pontos

Na versão com turmalina rosa, a cor da pedra exalta a tonalidade e a beleza das pétalas da flor de cerejeira, que serviram de inspiração para a criação desta joia. No entanto, este modelo também está disponível em outras opções de pedras, como ametista e topázio.

anel-solitario-detalhe-de-flor-e-turmalina-rosa

anel-flor-de-cerejeira-ouro-branco-e-ametista

13. Anel de Noivado Lovely

Em meio ao aro liso e aos belos detalhes de arabescos localizados na parte interna do aro, o Anel de Noivado Lovely exibe no topo da joia uma pedra surpreendente: um rubi natural de aproximadamente 0,55ct em forma de coração. O rubi, por si só, é considerado a pedra do amor. Ainda assim, neste modelo, a pedra ganhou um formato mundialmente conhecido como sinônimo de amor e paixão, reforçando o conceito de romantismo da joia. Certamente, um belo anel solitário de rubi para declarar o seu amor.

anel-solitario-com-pedra-rubi-de-coracao

anel-de-noivado-estilo-romantico-rubi-coracao

14. Anel de Noivado Valentine

O Anel de Noivado Valentine está disponível em duas opções de pedras centrais, esmeralda e rubi, ambas em forma de coração. Ele trabalha de forma harmoniosa a combinação do aro fino e delicado com a imponência da pedra preciosa de aproximadamente 5,00mm.

joia-de-esmeralda-estilo-solitario

anel-delicado-esmeralda-coracao

anel-aro-fino-e-rubi-de-coracao

15. Anel de Noivado Afterlife

O Anel de Noivado Afterlife é um solitário de diamante negro com design inovador. O interior do aro carrega delicados arabescos que remetem ao romantismo de outros épocas. Logo abaixo da coroa, há um detalhe cheio de simbolismos: uma pequena caveira. Enquanto para algumas mulheres a caveira seja um símbolo que não se encaixa no seu estilo, para outras, este é o detalhe que faz o Anel Afterlife ser ainda mais interessante.

anel-de-solitario-com-caveira

anel-de-noivado-diamante-negro

16. Anel de Noivado Sansfin

Sofisticado e com presença marcante, esse é o Anel Solitário Sansfin. Nas laterais do aro, é possível notar a beleza do ouro e o minucioso trabalho de arabescos contracenando com delicados diamantes. Na parte superior, o aro é liso, dando o destaque necessário para a verdadeira estrela desta joia: um magnífico diamante negro de aproximadamente 0,75ct.

anel-aro-liso-e-diamante-negro

anel-elegante-com-diamante-negro

17. Anel de Noivado Persephone

O design do Anel Persephone foge completamente do convencional. Ao invés de uma coroa simples projetando a pedra central, esse modelo possui uma coroa adornada com flores, grânulos e arabescos. A riqueza de detalhes está presente também no interior do aro e na parte superior da joia.

anel-solitario-design-diferente

joia-de-diamante-negro-estilo-vintage

Embora o anel solitário seja muito associado a noivado, nada impede que ele também seja usado em outros momentos especiais. Aqui na Poésie, costumamos dizer que são pessoas que dão significado às joias, e não o oposto. Portanto, assim como um anel solitário pode simbolizar o amor verdadeiro do casal que está decidido em iniciar a vida a dois, ele também pode ser usado para coroar a tão sonhada formatura, celebrar as bodas de casamento ou simplesmente demonstrar amor próprio, brilhando no dedo de alguém que ama se presentear. Então, independente de qual seja a sua demanda, um anel solitário sempre será uma ótima opção.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta