Skip to main content
NoivadoPedidos de Casamento

Como fazer o pedido de noivado? Inspire-se com 10 dicas

O momento do pedido de noivado é único na vida de um casal. É o momento em que aquele sentimento do namoro se torna mais maduro e dá indícios de que sim, ela é a mulher que você quer ao seu lado para o resto da vida.

Mas como dizer isso a ela? Como fazer o pedido de noivado ser inesquecível? Essa é uma dúvida muito mais comum do que você pensa. No desejo de tornar tudo perfeito, muita gente acaba adiando demais esse momento ou até mesmo deixando de vivê-lo.

11-pedido-casamento-ponte

foto: Sarah Becker Photograpy

A vida a dois é feita desses momentos, não desista deles. Não abra mão de ver a pessoa que você ama abrindo um lindo sorriso para te aceitar e para sonhar um futuro juntos. E para te ajudar e inspirá-lo, separamos 10 dicas para fazer pedido de noivado ser perfeito:

1. Anel de noivado

Não tem pedido de noivado sem um anel para representar e marcar aquele momento. Escolha o anel de acordo com a personalidade da noiva, mas também com o seu coração, afinal, ele não é somente uma joia, mas também é uma representação dos seus sentimentos e do seu compromisso com o relacionamento. Entenda melhor o significado do anel de noivado.

aliança-de-noivado

Anel de Noivado Solitaire I

2. Surpresa

O fator surpresa é que dá todo o encantamento ao pedido de noivado. Quando a futura noiva não espera, nem faz ideia do que vai acontecer, tudo fica mais romântico e marcante. Por isso, depois que tomar sua decisão, tome todos os cuidados para que ela não perceba o que vai acontecer. Parece óbvio, mas quando você decide que vai fazer o pedido de casamento, é natural ficar bastante ansioso. Portanto, cuidado para sua ansiedade não deixar que ela perceba que algo diferente está acontecendo.

3. Escolha do local

Se ainda não sabe qual o melhor cenário para realizar o pedido, tente lembrar de algum lugar marcante para vocês dois, pode ser o local do primeiro beijo ou de uma viagem que fizeram juntos. O importante é saber que o local escolhido vai ser pra sempre lembrado.

pedido-de-casamento-na-praia

foto: Michelle Scotti

4. Prepare o ambiente

Depois de escolhido o local, é importante prepará-lo, seja com flores, velas, um perfume especial ou com objetos pessoais de vocês.

Sua busca pelo anel perfeito acabou

O que você está esperando?

5. Em público ou privado

Essa é uma escolha muito pessoal. O importante é saber com qual tipo de situação ela se sentirá mais confortável. Caso opte por um lugar público com amigos e parentes, certifique-se para que a futura noiva não desconfie do que vai acontecer antes da hora.

pedido-de-casamento-família

foto: Elsie Photography

6. O pedido

Algumas pessoas preferem escrever palavras e decorar, outras gostam de ler e ainda há aquelas que deixam as palavras surgirem no momento do pedido. Veja dicas detalhadas em O que dizer no pedido de casamento.

7. O pai da noiva

Antigamente, antes do pedido de noivado, o rapaz pedia permissão diretamente para o pai da noiva. Atualmente, algumas família preferem seguir a tradição e outras não se importam tanto. O importante é ter o bom senso de avaliar a importância desse gesto para a sua nova família. De qualquer modo, lembrar-se de comunicar as famílias sobre sua decisão é sempre uma atitude respeitosa e especial.

pedido-de-noivado-barco

foto: Molly Gilholm Photography

8. Detalhes

Todo momento é marcante quando se foca nos detalhes. Eles são a essência de qualquer relacionamento e podem ser o grande diferencial do seu pedido de noivado. Coisas como uma música que lembre o começo do namoro, por exemplo, podem fazer toda a diferença.

9. Recordações

Mesmo que o pedido seja feito a sós, não esqueça de se programar para registrá-lo. Dependendo do local, dá para instalar uma câmera, pedir ajuda ou contratar para alguém para fotografar. Um momento desses não pode passar sem boas recordações. Se possível, fotografe e filme! Garantimos que terá uma das melhores recordações de sua vida.

pedido-noivado-romântico

foto: Anna Matoon

10. Ajuda

Não importa como será o pedido, um pouquinho de ajuda vai reduzir um pouco a ansiedade e garantir que o momento será inesquecível. Você pode conversar com alguém próximo ou ainda contratar empresas especializadas em pedido de noivado. O mais importante é estar seguro e feliz para que este momento carregue sempre esses sentimentos. Apenas tome cuidado para concentrar sua ajuda em poucas pessoas de confiança, afinal, você não quer estragar sua surpresa, não é mesmo?

felizes-para-sempre

foto: Jon Hauge

E sejam felizes!

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

14 Comentários

  • Edinho disse:

    O anel é maravilhoso, acabou de chegar e o atendimento foi excepcional. Obrigado!!!

  • jandira parente disse:

    Noivado pra mim o noivo deve pedir aos pais da noiva ao contrario fica a sensaçao de que a noiva não tem familia

  • Thiago disse:

    Quero noivar e não sei o que fazer , me ajudem

    • Poésie disse:

      Olá Thiago, tudo bem?

      Em se tratando de pedidos de casamento, todos seremos sempre principiantes. Em sua jornada, você certamente terá que lidar com muitos sentimentos, escolha da joia, saber mais sobre as tradições e planejar cada detalhe. Para te auxiliar, sugerimos a leitura dos seguintes artigos:

      – 40 coisas que você precisa saber antes de fazer o pedido de casamento: https://bit.ly/2KkXqBF
      – O que não dizer no pedido de casamento: https://bit.ly/2AbX4bU
      – Devo fazer um pedido de casamento simples ou extravagante?: https://bit.ly/2TvwZgs
      – 10 datas mais populares para fazer o pedido de casamento: https://bit.ly/2D9SrCf

      Estamos à disposição.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • lucass disse:

    para pedir a namorada em noivado, é alianca de ouro? ou quando é alinca de ouro?

    • Poésie disse:

      Olá, tudo bem?

      No Brasil, muitos casais costumam noivar com alianças. Assim, durante todo o noivado, ele e ela usarão as alianças no dedo anelar da mão direita e após o casamento, as alianças passam para o dedo anelar da mão esquerda. Contudo, há também uma outra opção: o pedido de casamento com anel de noivado. Quando o pedido é feito com um anel solitário, a noiva utiliza a joia no anelar esquerdo. Após o casamento, ela poderá escolher se usará esta joia junto com a aliança de casamento ou se irá transferi-la para o anelar da mão direita.

      Em relação ao material utilizado, tradicionalmente o ouro é o mais requisitado para joias de casamento. Contudo, nada impede que você prossiga com outro tipo de metal.

      Sugerimos a leitura dos seguintes artigos:

      – Anel de Noivado x Aliança – Qual a Diferença? – https://bit.ly/2KKZPpq
      – Comprar um anel de noivado: 5 conselhos práticos que vão facilitar a sua vida – https://bit.ly/2KtyKJr
      – 40 coisas que você precisa saber antes de fazer o pedido de casamento – https://bit.ly/2KkXqBF

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Ricardo disse:

    Qdo se faz o pedido de noivado com o anel solitário não se usa aliança de noivado???

  • Gleisy disse:

    Esse mês vou noivar. Tô feliz demais. Porém isso de ter que chamar a família não vai muito do meu agrado. Sou uma pessoa mais distante da minha família e moro sozinha. Me acostumei assim.

  • MIRCIANA RIBEIRO DA SILVA CRISPOLIN disse:

    Eu sou mãe da noiva e gostaria de ajuda para fazer o noivado da minha, pois quero agradar tb os pais do noivo

Deixe uma resposta