Uma das joias mais importantes do Império Mogol está à venda e a Bonhams será a intermediária. A joia em questão é um colar do século XVII, com diamantes espelho e esmeraldas, todos amarrados em um cordão de seda. O colar de diamantes está avaliado em US$20 milhões – R$38,14 milhões.
O colar é confeccionado com cinco enormes diamantes – 96 quilates – com lapidação espelho ou pastilha. Essa técnica de corte é rara e antiga, o que adiciona muito ao valor a joia. Antigamente, a maioria dos lapidadores procurava eliminar algumas poucas imperfeições e conservar o máximo de peso possível. Como resultado, muitos diamantes ganhavam um aspecto irregular e assimétrico. Poucos diamantes com lapidação antiga conseguiram sobreviver ao avanço tecnológico do século XIX, quando técnicas mais modernas de corte foram desenvolvidas. Assim, se possuir apenas um diamante espelho já seria muita sorte, imagine cinco!
O diamante central, com 24,3 mm e impressionantes 28 quilates, é considerado o maior diamante espelho do mundo. Todos os cinco diamantes são provenientes de Golgonda, famosa região da Índia onde foram encontrados importantes diamantes, como o Koh-i-Noor. Cada diamante está acompanhado de uma esmeralda. Elas foram adicionadas posteriormente, provavelmente no século XVIII.
Joias como o colar de diamante Mogol eram importantes elementos da cultura Mogol. Além de adornos e símbolos de poder, esse tipo de joia também era usada como talismã.
Foto: Reprodução