Você sabe reconhecer o símbolo que representa o curso de enfermagem? Ele possui origens em uma personalidade bastante importante da área e se tornou popular entre enfermeiras e enfermeiros. Neste artigo, vamos explorar um pouquinho da história deste emblema que representa o amor pela enfermagem para muitos profissionais da área.
Qual é o símbolo da enfermagem?
Em uma resolução do Conselho Federal de Enfermagem de 1999 (Resolução COFEN-218/1999), ficou definido que o símbolo da enfermagem seria composto de uma lâmpada a óleo, uma cruz vermelha e uma serpente.
Também foi definido que símbolo que representa o Técnico e Auxiliar de Enfermagem seria composto de uma lâmpada a óleo e uma seringa.
Por que o símbolo de enfermagem é uma lâmpada?
Embora a lâmpada seja um símbolo bastante conhecido entre os profissionais de enfermagem, nem todo mundo entende o motivo de sua relação com a área. Para entender melhor esta associação, antes, é preciso conhecer a história de Florence Nightingale.
Florence Nightingale por volta de 1850 – Foto: Wikimedia Commons
Florence Nightingale foi uma enfermeira, estatística, reformadora social, escritora e é considerada a criadora da enfermagem moderna. Britânica e de família tradicional, Florence abdicou de sua posição privilegiada para se dedicar ao tratamento de doentes pobres, indigentes e feridos de guerra.
Desde muito jovem, Florence Nightingale demonstrava um comportamento atípico em relação às pessoas da sua idade: seus principais interesses eram matemática e estatística. Ela utilizava esses conhecimentos para coletar e analisar dados populacionais.
Em 1837, aos 16 anos, ela disse ter recebido um chamado divino. Seus pais ficaram horrorizados quando ela revelou que o chamado seria prestar socorro em enfermarias para os mais necessitados. Naquela época, o trabalho de enfermeira era executado por mulheres pobres e marginalizadas pela sociedade. Sua família esperava que ela se casasse e levasse uma vida próspera ao lado de um nobre. Florence levou mais de uma década até finalmente conseguir permissão de seu pai para receber o treinamento de enfermagem na Alemanha, em 1850, após recusar um pedido de casamento.
Sua contribuição mais notável foi durante a Guerra da Crimeia: ela e uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias, treinadas por Florence, partiram para os Campos de Scutari, no Império Otomano, para atender os feridos. Durante este período, Nightingale ficou conhecida como a Dama da Lâmpada, pois era constantemente vista em suas rondas noturnas segurando uma lâmpada a óleo, prestando o socorro aos doentes.
O icônico retrato a “Dama da Lâmpada” foi apresentado no Illustrated London News em 24 de fevereiro de 1855 – Foto: Getty
E a enorme contribuição de Florence Nightingale para a área da saúde não parou por aí. Ela retornou para a Inglaterra como heroína em agosto de 1857 e, de acordo com a BBC, se tornou a pessoa mais famosa da era vitoriana, além da própria rainha Vitória. Ela usou a sua fama como uma arma poderosa em usa missão de salvar vidas.
Por conta de seu prestígio, ela pôde se encontrar com a Rainha Vitória e a convenceu de criar uma Comissão Real para cuidar da saúde do exército. Com a ajuda do estatístico William Farr e John Sutherland da Comissão Sanitária, Nightingale constatou que 16.000 das 18.000 mortes não foram causadas por feridas de batalha, mas por doenças disseminadas pelo mau saneamento.
Florence Nightingale (ao centro) em 1886 com sua turma de graduação de enfermagem em St. Thomas – Foto: Wikimedia Commons
Em 1959, fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, com curso de um ano. Seu trabalho nas décadas seguintes ajudou a estabelecer a enfermagem como uma carreira respeitável para as mulheres e implementou melhorias em hospitais, para que se tornassem lugares limpos e espaçosos, criando um ambiente ideal para a recuperação dos pacientes.
Em 1883, a rainha Vitória concedeu-lhe a Real Cruz Vermelha, condecoração militar concedida aos excepcionais serviços prestados na enfermagem militar. Por fim, antes de morrer aos 90 anos, ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem de Mérito, em 1907.
Qual significado do símbolo da enfermagem?
A lâmpada que compõe o símbolo de enfermagem é uma forte referência à Florence Nightingale. No entanto, ela também representa a iluminação do caminho a ser traçado pelos profissionais da área.
A serpente, assim como em outros cursos da área da saúde, representa a cura e o renascimento. Existe uma lenda antiga que relaciona as serpentes à sabedoria, à capacidade de se regenerar (a troca de pele) e à capacidade de curar (através de seu veneno). Além disso, em algumas culturas, este animal é relacionado à imortalidade e ao ciclo da vida.
A Cruz Vermelha indica os primeiros socorros enquanto a seringa representa o conhecimento técnico e a precisão.
Qual é a pedra do curso de enfermagem?
Assim como em outros cursos da área da saúde como medicina, biomedicina e fisioterapia a esmeralda é a pedra escolhida para representar a área da enfermagem. Seu tom de verde único simboliza a natureza, a vida e o poder de cura. Algumas civilizações, acreditavam que esmeralda tinha a capacidade de restaurar a saúde.
Portanto, os modelos de anel de formatura de enfermagem costumam apresentar uma esmeralda em destaque em de designs que exploram toda a simbologia deste nobre curso.
Modelos de anel de formatura de enfermagem
Buscando explorar de maneira moderna e elegante os símbolos da Enfermagem, a Poésie Joias desenvolveu alguns modelos que podem ser usados como anéis de formatura de enfermagem.
O Anel Lamp traz o icônico simbolo de enfermagem em uma interpretação poética e graciosa. Esta joia é ideal para quem busca um anel de formatura feminino sutil e delicado.
A cruz, o símbolo universal dos primeiro socorros, ganha destaque em meio a 22 pequenos brilhantes no Anel de Formatura de Enfermagem Nightingale. Uma bela esmeralda ganha destaque ao centro desta coroa com design único.
Um dos modelos de anel de enfermagem mais desejados da Poésie, o Anel Angitia, apresenta as serpentes, símbolo da área da saúde, de maneira delicada, graciosa e fluida. O verde da esmeralda ganha mais beleza com o brilho dos pequenos diamantes na coroa e no aro.
Lindos, encantadores… Logo em breve comprarei pra vestir-me ao símbolo da minha vida.
Como faço pra adquirir um de enfermagem? Valor? Tempo de entrega?
Olá Morganna, tudo bem?
Nossa equipe encaminhou as informações via e-mail. Em caso de dúvidas, não hesite em contatar.
Atenciosamente,
Equipe Poésie
Gostaria de saber o valor desses lindos anéis, e como faço para adquirir?
Olá, Marlene. Tudo bem?
Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e interesse nos produtos Poésie.
No momento, nossa coleção autoral de anéis de formatura conta com 2 modelos exclusivos para o curso de enfermagem, além de 2 modelos que foram criados e pensados para todas as profissionais da área da saúde. Para conferir fotos, vídeos, valores e mais informações sobre os anéis dessa coleção, acesse: https://www.poesie.com.br/aneis-de-formatura-de-enfermagem
Não possuímos loja física. Somos uma joalheria exclusivamente virtual. Portanto, todas as compras são realizadas através do nosso site.
Atenciosamente,
Equipe Poésie
Muito bom conteúdo , deu pra pareder Muito com eles.
Olá , vocês enviam para fora do Brasil?
Olá, Adriana!
No momento, não trabalhamos com entregas internacionais. Entregamos apenas em território brasileiro.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos!
Atenciosamente,
Equipe Poésie