Skip to main content
Anéis de formatura

Qual o símbolo da enfermagem, seu significado e anel do curso?

Você sabe reconhecer o símbolo que representa o curso de enfermagem? Ele possui origens em uma personalidade bastante importante da área e se tornou popular entre enfermeiras e enfermeiros. Neste artigo, vamos explorar um pouquinho da história deste emblema que representa o amor pela enfermagem para muitos profissionais da área.

Qual é o símbolo da enfermagem?

Em uma resolução do Conselho Federal de Enfermagem de 1999 (Resolução COFEN-218/1999), ficou definido que o símbolo da enfermagem seria composto de uma lâmpada a óleo, uma cruz vermelha e uma serpente.

simbolo-da-enfermagem

Também foi definido que símbolo que representa o Técnico e Auxiliar de Enfermagem seria composto de uma lâmpada a óleo e uma seringa.

simbolo-auxiliar-tecnico-enfermagem

Por que o símbolo de enfermagem é uma lâmpada?

Embora a lâmpada seja um símbolo bastante conhecido entre os profissionais de enfermagem, nem todo mundo entende o motivo de sua relação com a área. Para entender melhor esta associação, antes, é preciso conhecer a história de Florence Nightingale.

quem-foi-florence-nightingale

Florence Nightingale por volta de 1850 – Foto: Wikimedia Commons

Florence Nightingale foi uma enfermeira, estatística, reformadora social, escritora e é considerada a criadora da enfermagem moderna. Britânica e de família tradicional, Florence abdicou de sua posição privilegiada para se dedicar ao tratamento de doentes pobres, indigentes e feridos de guerra.

Desde muito jovem, Florence Nightingale demonstrava um comportamento atípico em relação às pessoas da sua idade: seus principais interesses eram matemática e estatística. Ela utilizava esses conhecimentos para coletar e analisar dados populacionais.

Em 1837, aos 16 anos, ela disse ter recebido um chamado divino. Seus pais ficaram horrorizados quando ela revelou que o chamado seria prestar socorro em enfermarias para os mais necessitados. Naquela época, o trabalho de enfermeira era executado por mulheres pobres e marginalizadas pela sociedade. Sua família esperava que ela se casasse e levasse uma vida próspera ao lado de um nobre. Florence levou mais de uma década até finalmente conseguir permissão de seu pai para receber o treinamento de enfermagem na Alemanha, em 1850, após recusar um pedido de casamento.

Sua contribuição mais notável foi durante a Guerra da Crimeia: ela e uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias, treinadas por Florence, partiram para os Campos de Scutari, no Império Otomano, para atender os feridos. Durante este período, Nightingale ficou conhecida como a Dama da Lâmpada, pois era constantemente vista em suas rondas noturnas segurando uma lâmpada a óleo, prestando o socorro aos doentes.

florence-nightingale-dama-da-lampada

O icônico retrato a “Dama da Lâmpada” foi apresentado no Illustrated London News em 24 de fevereiro de 1855 – Foto: Getty

E a enorme contribuição de Florence Nightingale para a área da saúde não parou por aí. Ela retornou para a Inglaterra como heroína em agosto de 1857 e, de acordo com a BBC, se tornou a pessoa mais famosa da era vitoriana, além da própria rainha Vitória. Ela usou a sua fama como uma arma poderosa em usa missão de salvar vidas.

Por conta de seu prestígio, ela pôde se encontrar com a Rainha Vitória e a convenceu de criar uma Comissão Real para cuidar da saúde do exército. Com a ajuda do estatístico William Farr e John Sutherland da Comissão Sanitária, Nightingale constatou que 16.000 das 18.000 mortes não foram causadas por feridas de batalha, mas por doenças disseminadas pelo mau saneamento.

florence-nightingale-alunas-escola-de-enfermagem-st-thomas

Florence Nightingale (ao centro) em 1886 com sua turma de graduação de enfermagem em St. Thomas – Foto: Wikimedia Commons

Em 1959, fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, com curso de um ano. Seu trabalho nas décadas seguintes ajudou a estabelecer a enfermagem como uma carreira respeitável para as mulheres e implementou melhorias em hospitais, para que se tornassem lugares limpos e espaçosos, criando um ambiente ideal para a recuperação dos pacientes.

Em 1883, a rainha Vitória concedeu-lhe a Real Cruz Vermelha, condecoração militar concedida aos excepcionais serviços prestados na enfermagem militar. Por fim, antes de morrer aos 90 anos, ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem de Mérito, em 1907.

Qual significado do símbolo da enfermagem?

A lâmpada que compõe o símbolo de enfermagem é uma forte referência à Florence Nightingale. No entanto, ela também representa a iluminação do caminho a ser traçado pelos profissionais da área.

A serpente, assim como em outros cursos da área da saúde, representa a cura e o renascimento. Existe uma lenda antiga que relaciona as serpentes à sabedoria, à capacidade de se regenerar (a troca de pele) e à capacidade de curar (através de seu veneno). Além disso, em algumas culturas, este animal é relacionado à imortalidade e ao ciclo da vida.

A Cruz Vermelha indica os primeiros socorros enquanto a seringa representa o conhecimento técnico e a precisão.

simbolo-da-fisioterapia-significado

Qual é a pedra do curso de enfermagem?

Assim como em outros cursos da área da saúde como medicina, biomedicina e fisioterapia a esmeralda é a pedra escolhida para representar a área da enfermagem. Seu tom de verde único simboliza a natureza, a vida e o poder de cura. Algumas civilizações, acreditavam que esmeralda tinha a capacidade de restaurar a saúde.

Portanto, os modelos de anel de formatura de enfermagem costumam apresentar uma esmeralda em destaque em de designs que exploram toda a simbologia deste nobre curso.

Modelos de anel de formatura de enfermagem

Buscando explorar de maneira moderna e elegante os símbolos da Enfermagem, a Poésie Joias desenvolveu alguns modelos que podem ser usados como anéis de formatura de enfermagem.

01 - anel-de-formatura-de-enfermagem-lamp-ouro-amarelo

02 - anel-de-formatura-de-enfermagem-lamp-ouro-branco

O Anel Lamp traz o icônico simbolo de enfermagem em uma interpretação poética e graciosa. Esta joia é ideal para quem busca um anel de formatura feminino sutil e delicado.

03 anel-de-formatura-de-enfermagem-nightingale-ouro-amarelo

04 anel-de-formatura-de-enfermagem-nightingale-ouro-branco

05 anel-de-formatura-de-enfermagem-nightingale-ouro-amarelo-mão

A cruz, o símbolo universal dos primeiro socorros, ganha destaque em meio a 22 pequenos brilhantes no Anel de Formatura de Enfermagem Nightingale. Uma bela esmeralda ganha destaque ao centro desta coroa com design único.

06 anel-de-formatura-de-enfermagem-saude-angitia-ouro-amarelo-esmeralda

07 anel-de-formatura-de-enfermagem-saude-angitia-ouro-amarelo-esmeralda

08 anel-de-formatura-de-enfermagem-saude-angitia-ouro-branco-esmeralda

09 anel-de-formatura-de-enfermagem-saude-angitia-ouro-branco-18k

Um dos modelos de anel de enfermagem mais desejados da Poésie, o Anel Angitia, apresenta as serpentes, símbolo da área da saúde, de maneira delicada, graciosa e fluida. O verde da esmeralda ganha mais beleza com o brilho dos pequenos diamantes na coroa e no aro.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

8 Comentários

  • Karla Melo disse:

    Lindos, encantadores… Logo em breve comprarei pra vestir-me ao símbolo da minha vida.

  • Morganna rebelo disse:

    Como faço pra adquirir um de enfermagem? Valor? Tempo de entrega?

    • Poésie disse:

      Olá Morganna, tudo bem?

      Nossa equipe encaminhou as informações via e-mail. Em caso de dúvidas, não hesite em contatar.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Marlene disse:

    Gostaria de saber o valor desses lindos anéis, e como faço para adquirir?

    • Poésie disse:

      Olá, Marlene. Tudo bem?

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato e interesse nos produtos Poésie.

      No momento, nossa coleção autoral de anéis de formatura conta com 2 modelos exclusivos para o curso de enfermagem, além de 2 modelos que foram criados e pensados para todas as profissionais da área da saúde. Para conferir fotos, vídeos, valores e mais informações sobre os anéis dessa coleção, acesse: https://www.poesie.com.br/aneis-de-formatura-de-enfermagem

      Não possuímos loja física. Somos uma joalheria exclusivamente virtual. Portanto, todas as compras são realizadas através do nosso site.

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

  • Herlander francisco disse:

    Muito bom conteúdo , deu pra pareder Muito com eles.

  • Adriana disse:

    Olá , vocês enviam para fora do Brasil?

    • Poésie disse:

      Olá, Adriana!

      No momento, não trabalhamos com entregas internacionais. Entregamos apenas em território brasileiro.

      Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos!

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

Deixe uma resposta