Skip to main content
Pedras Preciosas

Turmalina: significado, cor, anéis e joias com a pedra e curiosidades

Com uma ampla gama de cores, brilho encantador e dureza 7,0 na escala de Mohs, a turmalina está entre as pedras naturais mais apreciadas do mundo. Suas características não são apenas perfeitas para criação de joias sofisticadas, mas também é comum o uso desta pedra para fins terapêuticos, pois ela está ligada a diversos poderes místicos.

Basicamente, a turmalina é um mineral do grupo de silicato, a maior e mais importante classe de minerais. Dentro deste grupo, a turmalina constitui um dos subgrupos mais complexos em relação à composição química, os ciclossilicatos. Portanto, sua composição química é considerada complexa e variável (silicatos de boro e alumínio com outros elementos como ferro, magnésio, sódio, cálcio e lítio). A turmalina possui várias espécies, sendo schorl (rica em ferro), dravita (rica em magnésio) e elbaíta (rica em lítio) as mais comuns. A elbaíta, que é a mais utilizada na confecção de joias, é encontrada nas cores verde, rosa, vermelho, azul e incolor.

turmalina-bruta

GIA

Que tal saber um pouco mais sobre turmalina? Neste artigo, você encontrará informações sobre suas cores, seus significados, joias com turmalina e várias outras curiosidades.

Quais são as cores da turmalina?

O Brasil, que está entre as principais fontes de pedras preciosas do mundo, é um grande produtor de turmalina. Em solos brasileiros, é possível encontrar esta gema natural em diversas cores, inclusive, na mais rara e valiosa azul neon, batizada de Turmalina Paraíba. Outros países de onde também é extraída a turmalina são: Tanzânia, Nigéria, Quênia, Madagascar, Moçambique, Namíbia, Afeganistão, Paquistão, Sri Lanka e Malauí.

Assim como o topázio, a safira e outras gemas naturais, a turmalina também possui uma grande variação de cores. É possível encontrá-la nas seguintes variações: verde, amarelo, vermelho, rosa, azul, preto, marrom e incolor. Ainda em relação à cor, uma curiosidade interessante é que essa pedra pode exibir tonalidades diferentes conforme o ângulo em que é vista. Além disso, turmalinas bicolores e multicoloridas são comuns.

turmalina-cores-e-caracteristicas

GIA

Entre tantas variações de cores de turmalina, há duas que merecem destaque: a magnífica Turmalina Paraíba, devido à sua raridade, e a encantadora turmalina melancia, em razão da sua combinação de cores inusitada.

Nas décadas de 1980 e 1990, o Brasil descobriu no nordeste, especificamente no estado da Paraíba, turmalinas com uma impressionante cor vibrante, quase neon, que transita entre azul e verde. Na época, a descoberta desta raríssima pedra preciosa movimentou o mercado joalheiro e reacendeu o interesse por turmalinas. Esta cor rara de turmalina conquistou muitos admiradores, sendo que a gema ficou conhecida mundialmente pelo nome da região onde a grande maioria é encontrada, portanto, Turmalina Paraíba.

A maior Turmalina Paraíba do mundo, batizada de “Ethereal Carolina Divine Paraíba”, é um bom exemplo da qualidade e beleza das pedras extraídas na região paraibana. Pesando 191,87 quilates, este tesouro natural foi reconhecido em 2009 pelo Guinness World Records como a maior turmalina paraíba lapidada do mundo. Hoje, esta gema brasileira é propriedade da Billionaire Business Enterprises, do canadense Vincent Boucher.

Ethereal-Carolina-Divine-Paraiba-maior-turmalina-paraiba-do-mundo

Ethereal Carolina Divine Paraíba – World Record Academy

A turmalina melancia não é, nem de longe, tão rara e valiosa quanto a turmalina paraíba, mas ainda assim é muito admirada no universo da joalheria. Seu nome se deve à semelhança das suas cores com a fruta, pois ela apresenta coloração verde nas extremidades e o seu interior é rosa. É bastante comum a venda da turmalina melancia em fatias redondas para fins decorativos, pois neste formato é possível preservar a posição das cores.

pedra-turmalina-melancia

GIA

Os nomes comerciais da turmalina

De um modo geral, é comum falar o nome da pedra seguido da sua cor como, por exemplo, turmalina rosa ou turmalina verde. Entretanto, além desta forma convencional de chamar as turmalinas, existem também os nomes comerciais. Confira quais são eles:

  • Verdelita: turmalina verde
  • Rubelita: turmalina vermelha ou rosa
  • Indicolita: turmalina azul
  • Acroíta: turmalina incolor
  • Schorlita (nome similar ao da espécie): turmalina preta
  • Dravita (o mesmo nome da espécie): turmalina marrom

A grande maioria das pessoas usa os nomes comerciais de maneira abrangente, ou seja, eles estão ligados à cor da pedra e não a uma tonalidade específica. No entanto, a instituição de pesquisa e estudo de gemas mais conceituada do mundo, o GIA, explica que existe uma pequena falta de consenso sobre o uso dos nomes comercias. Segundo o instituto, embora o nome rubelita seja comumente utilizado para apontar turmalinas vermelhas ou cor-de-rosa, há quem defenda que ele deveria ser atribuído apenas para turmalinas de cores avermelhadas. Existe a mesma confusão para o uso do nome indicolita que, para alguns, deveria ser usado apenas para turmalinas com tons escuros de azul.

turmalina-azul

GIA

Os significados da turmalina

O nome turmalina vem do cingalês e deriva da palavra tōra-molli, que significa “pedra que atrai cinzas”, referindo-se às suas características piezoelétricas, ou seja, capacidade de gerar tensão elétrica. Inclusive, no Ceilão (atual Sri Lanka), a turmalina já foi chamada de “ímã do Ceilão” devido a sua capacidade de atrair e repelir cinzas. Além do nome, essa gema natural também carrega muitos outros significados e atribuições místicas. Ainda que de maneira generalizada esta pedra esteja ligada à ideia de vitalidade, cura e proteção, cada uma de suas cores promove seus próprios efeitos terapêuticos.

A turmalina negra já foi usada no passado para proteger contra forças malignas e, ainda hoje, é vista como uma grande aliada para dissipar energias negativas. A turmalina verde é conhecida pela sua energia curativa, capacidade de atrair prosperidade e de aumentar a nossa energia vital. A turmalina rosa é um cristal que atua no campo amoroso, mas também está fortemente ligada à cura emocional, libertação e alegria. A turmalina azul é considerada uma pedra com energia espiritual elevada. Acredita-se que ela tenha capacidade de despertar dons psíquicos e trazer clareza e calma para o portador.

turmalina-verde-significado

GIA

A pedra do mês de outubro

Você já ouviu falar em birthstone ou pedra de aniversário? Basicamente, o costume consiste em atribuir pedras preciosas a cada um dos doze meses do ano. A turmalina está dentro da lista oficial de pedras de aniversário, sendo considerada, ao lado da opala, a pedra que representa o mês de outubro. Sendo assim, uma joia de turmalina é a opção perfeita para presentear uma pessoa nascida neste mês.

turmalina-pedra-de-aniversario-do-mes-de-outubro

GIA

Joias com turmalina

Seja para presentear um aniversariante do mês de outubro, para comemorar o oitavo aniversário de casamento ou coroar qualquer outra ocasião especial, o fato é que esta gema natural possui características incríveis e apropriadas para a confecção de lindas joias. Com sua variedade de cores, a turmalina pode brilhar tanto em joias casuais quanto em peças de grande importância, como um anel de noivado ou um anel de formatura.

Anel de noivado com turmalina rosa

Em nossos anéis de noivado de turmalina, essa pedra é apresentada como a protagonista, por isso, é exibida no centro da joia. No caso de modelos com o estilo anel solitário, como o clássico modelo Solitaire e o irreverente modelo Sakura, uma delicada coroa apresenta a pedra de maneira única.

anel-solitario-turmalina-rosa

Nesta versão, o nosso clássico Anel de Noivado Solitaire ganhou vida com a cor vibrante da turmalina rosa. O anel possui 14 pequenos diamantes e uma majestosa pedra central de 0,45ct.

anel-de-noivado-solitario-pedra-rosa

anel-solitario-diamantes-e-turmalina

Ainda que o Anel Sakura possua um design diferente do tradicional anel solitário, seus detalhes não ofuscam o brilho e a beleza da turmalina.

anel-flor-de-cerejeira-turmalina-rosa1

anel-de-noivado-com-turmalina-rosa

anel-solitario-diferente-turmalina-rosa

Outra proposta muito admirada para anéis de noivado são os anéis com halo de diamantes, como o exuberante Anel de Noivado Enchanté. Esta belíssima joia carrega uma turmalina central de aproximadamente 0,45ct, acompanhada de delicados diamantes ao seu redor. Esse detalhe circular que circunda a pedra central é chamado de halo e garante mais destaque para a turmalina.

anel-elegante-diamantes-e-turmalina

Anel de noivado com turmalina verde

Com seu tom intenso e imponente, a turmalina verde é uma ótima opção para quem ama esta cor ou para quem busca uma pedra com visual elegante. Esta pedra certamente atrairá olhares tanto em um clássico anel solitário quanto em um anel com halo de diamantes.

anel-solitario-turmalina-verde

anel-solitario-ouro-branco-e-turmalina-verde

anel-de-noivado-classico-com-turmalina-verde

Anel de noivado com turmalina paraíba

Neste magnífico exemplar, apresentamos a raríssima turmalina paraíba, uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo.

anel-noivado-unique-turmalina-paraiba

Anel com design diferente e turmalina rosa

Em joias casuais, a peça pode apresentar um design diferente e a pedra pode ser colocada em outra disposição. No Anel Hanami, por exemplo, cinco turmalinas rosas estão posicionadas ao redor de um diamante central para representar as pétalas de uma flor de cerejeira.

anel-em-forma-de-flor-com-turmalina-rosa (1)

Colar com turmalina

Turmalinas também são muito utilizadas na confecção de colares, pois sua ampla gama de cores e seu brilho discreto resultam em peças com beleza única. Um colar com turmalina é a joia perfeita para compor desde um visual discreto até uma aparência sofisticada. No Colar Supernova, o design clássico ganha vida com a turmalina, disponível nas cores rosa e verde.

colar-de-diamantes-com-turmalina

colar-de-ouro-18k-e-turmalina-verde

Se o que você procura é uma joia diferente e delicada, o encantador Colar Sakura é uma ótima aposta. Seu design reproduz o formato de uma flor de cerejeira e as turmalinas rosas simulam as pétalas.

colar-flor-de-cerejeira-turmalina-rosa

colar-delicado-turmalina

Anel de Formatura com turmalina

Na cor verde e na cor rosa, a turmalina é responsável por representar diversos cursos. Por isso, além de anéis casuais, anéis de noivado e colares, nossa coleção autoral também conta com modelos de anéis de formatura de turmalina.

De um modo geral, a cor verde remete à natureza e, consequentemente, está ligada à ideia de saúde, esperança, bem-estar e vida. Nesta cor, a turmalina representa cursos que geralmente possuem alguma associação a um desses significados. Alguns desses cursos são: ciências agrícolas, corretor de imóveis, design de produtos, ecologia, magistério, normalista, protético, sanitarista, serviço social, técnico de alimentos e gestão ambiental.

anel-de-formatura-com-turmalina-verde

Em nosso catálogo, o Anel de Formatura Equity traz uma releitura moderna dos símbolos do curso de serviço social e enaltece a beleza da turmalina verde em um modelo estilo solitário.

anel-de-formatura-de-servico-social-turmalina-verde

Ao contrário da turmalina verde, que representa diversos profissionais, apenas três cursos utilizam a turmalina rosa como pedra de formatura: ciências contábeis, comerciário e secretariado.

Embora o curso de ciências contábeis esteja relacionado aos números, a escolha da pedra de formatura levou em consideração a influência das leis e o direito têm sobre este curso. Portanto, nos anéis de formatura de ciências contábeis, o rosa da turmalina é uma referência ao vermelho do rubi, pedra que representa do curso de direito.

anel-de-formatura-de-ciencias-contabeis-turmalina-rosa

No Anel de Ciências Contábeis Ledger, as serpentes Od e Ob, símbolos da sabedoria e do conhecimento, são reproduzidas de maneira inovadora e delicada para envolver a pedra do curso, a turmalina rosa.

anel-de-ciencias-contabeis-turmalina-rosa

O Anel Nummer é uma releitura moderna dos clássicos anéis solitários. Seu aro liso e simples contracena com a exuberância da turmalina rosa de 0,45ct, além do minucioso detalhe de serpentes no interior do aro e do símbolo que remete ao Caduceu de Hermes abaixo da coroa.

anel-de-ciencias-contabeis-com-a-pedra-do-curso

anel-de-formatura-de-ciencias-contabeis-ouro-e-turmalina

Cuidados com a sua turmalina

A dureza que a turmalina apresenta na escala de mohs indica que se trata de uma pedra natural resistente a riscos e que, além de beleza, apresenta a qualidade necessária para confecção de joias refinadas. Todavia, quando o assunto é pedras naturais, é sempre válido ressaltar que elas não são inquebráveis, portanto, é importante seguir cuidados básicos de uso para garantir a durabilidade da sua turmalina. Apesar de resistente a riscos, ela é uma gema um pouco mais frágil do que o diamante ou um rubi, por exemplo.

Caso você possua uma joia de turmalina ou planeje adquirir uma, saiba que é aconselhável retirar joias antes de praticar exercícios físicos, serviços domésticos e atividades que envolvam contato com produtos químicos. Assim, é possível garantir o bom estado da gema e ter a oportunidade de apreciar, ao longo dos anos, a beleza incomparável da sua turmalina.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

2 Comentários

  • Denise Magda Corrêa Thomasi disse:

    Gostaria de rever um conjunto de brincos e pingente em prata e turmalinas verdes, veiculados ontem na internet.

Deixe uma resposta