Skip to main content
AnéisPedras Preciosas

Anel de topázio: significado, cores e curiosidades

Por 11/12/2020Sem comentários

Com cores marcantes, brilho encantador e dureza ideal para confecções de joias, o topázio teve um caminho de glória ao longo da história. Esta pedra, que é um mineral de silicato de alumínio e flúor, agradou desde antigos gregos a egípcios. Desde a antiguidade, ela é considerada uma pedra de proteção e, nos tempos atuais, está associada a muitos outros poderes místicos.

A seguir, você descobrirá informações importantes sobre o topázio e, no final do artigo, poderá conferir inspirações de anéis com esta gema.

Qual o significado do topázio?

Acredita-se que a origem do nome topázio seja grega, derivado de Topazios, antigo nome de uma ilha desabitada do Mar Vermelho, que atualmente se chama Zabargad, mas também é conhecida como Zebirget ou Ilha de São João. No passado, era minerada nesta ilha uma gema de tonalidade amarelada. Embora os fatos indiquem que tal mineral não era topázio, na época, antes do desenvolvimento da mineralogia moderna, tornou-se comum chamar pedras amarelas de topázio.

Historiadores também não descartam que a origem do nome desta pedra venha do sânscrito, uma língua antiga da Índia. No sânscrito, a palavra tapas significa “aquecer” e o verbo tap significa “queimar”. Portanto, o nome dado à gema poderia ser uma referência ao seu belo brilho ou à sua cor.

Conheça as cores do topázio

O topázio possui uma gama de cores impressionante. São diversas tonalidades e saturações de azul, verde, amarelo, laranja, rosa, roxo, marrom e, muito raramente, vermelho. A variedade de cores desta pedra inclui também incolor.

Normalmente, elas são identificadas simplesmente pela cor como, por exemplo, topázio azul, topázio amarelo e assim por diante. No entanto, existem também alguns nomes comerciais. Os topázios de cor azul podem ser categorizados como topázio swiss, london ou sky, dependendo da tonalidade apresentada. Já os topázios que apresentam a tão estimada cor laranja avermelhado, podendo apresentar também tons de amarelo ou rosa, são chamados de topázio imperial, famosos por serem uma das cores mais caras da gema.

pedra-topazio-cores

Da esquerda para a direita: um topázio incolor da Nigéria, um topázio azul claro do Brasil, um topázio rosa arroxeado do Paquistão e um topázio vermelho alaranjado do Brasil. – GIA

O topázio azul é muito apreciado e amplamente utilizado no universo da joalheria. Encontrado em várias tonalidades de azul, desde um tom claro e quase cristalino até um azul mais vívido. Na antiguidade, o topázio na cor azul era usado como proteção contra bruxaria. Hoje, ele ainda está associado à ideia de proteção, mas também é conhecido por alcançar outros benefícios, como purificação, comunicação, clareza e harmonia da vida emocional.

poderes-misticos-do-topazio-azul

GIA

A rara, valiosa e admirada classificação chamada de topázio imperial recebeu este nome no século XIX, na Rússia. Naquela época, descobriram topázios laranjas com tons rosados nos montes Urais. Então, batizaram aquela variedade de topázio imperial, em homenagem ao czar russo. Alguns acreditam que, na realidade, o termo imperial surgiu porque estes topázios de coloração rara encontrados nos montes Urais eram de uso restrito à família real russa.

Uma outra explicação alternativa para o termo imperial, que é mais popular no Brasil, é que a gema recebeu este nome em 1881, quando o imperador Dom Pedro II visitou a cidade Ouro Preto, localizada em Minas Gerais, e foi presenteado com um topázio avermelhado.

topazio-imperial-cores-e-origem-do-nome

GIA

Em comparação com algumas cores de topázio, o topázio incolor é encontrado com facilidade. É muito comum o seu uso como artigo de decoração, mas ele também é utilizado na confecção de joias.

Os poderes místicos do topázio

Desde a antiguidade, acredita-se que pedras possuem propriedades energéticas capazes de agir positivamente no campo mental, emocional e físico. O topázio é uma destas pedras vistas como uma poderosa fonte de energia. Os antigos gregos, por exemplo, usaram o topázio com o intuito de atrair força. Os antigos egípcios chamavam o topázio de “joia do sol”, pois acreditavam que os tons dourados da pedra provinham de Rá, o deus do sol. Durante a Renascença, os europeus acreditavam que o topázio protegia contra feitiços e afastava a raiva. Na Índia, o topázio era usado acima do coração, pois acreditava-se que ele garantia vida longa, beleza e inteligência.

De um modo geral, hoje, o topázio está muito ligado à ideia de união e proteção, mas algumas cores desta pedra também são conhecidas por suas próprias vibrações energéticas. Para os amantes de pedras coloridas que acreditam na energia que elas emanam, listamos abaixo os principais poderes místicos associados ao topázio azul, verde, laranja, amarelo e incolor.

principais-poderes-misticos-do-topazio

  • Topázio Azul: proteção, comunicação, clareza e harmonia
  • Topázio Verde: saúde, otimismo e purificação
  • Topázio Amarelo e laranja: vitalidade, força, otimismo e prosperidade
  • Topázio Incolor: luz, equilíbrio e cura

Qual a dureza do topázio?

Na escala de Mohs, escala que quantifica a dureza dos minerais, ou seja, a sua resistência a riscos, o topázio apresenta dureza 8. Trata-se então de uma pedra muito dura e resistente, ficando logo atrás do rubi e da safira, que possuem dureza 9 na escala de Mohs. Entretanto, assim como toda gema natural, o topázio também requer cuidados básicos de uso para evitar impactos, afinal, embora duro, ele pode lascar, rachar ou quebrar.

Onde encontrar topázio?

O Brasil é o país onde se encontram os topázios de maior qualidade no mundo e o estado de Minas Gerais é, há anos, uma das fontes mais importantes. Inclusive, a variedade mais valorizada de topázio, o topázio imperial, é encontrado exclusivamente em solo brasileiro, especificamente em Ouro Preto, Minas Gerais. No passado, esta variedade também era encontrado na Rússia, no entanto, a mina esgotou e a extração encerrou na região.

Outros países onde também encontram-se topázios são: Paquistão, Índia, Sri Lanka, Rússia, Austrália, Nigéria, Alemanha, México e os EUA.

topázio-pedra-bruta

GIA

Topázios famosos

Ao longo dos anos, alguns exemplares de topázio ganharam destaque na mídia devido à coloração rara ou o tamanho impressionante. Conheça alguns deles.

O maior topázio azul do mundo pesa cerca de 2 quilos, cerca de 9,381 quilates, e é conhecido como pedra Ostro. Trata-se de uma pedra belíssima e de valor inestimável. A gema foi encontrada em 1980, na Floresta Amazônica, pelo britânico Max Ostro. Em 2016, a família que tem a posse desta preciosidade decidiu colocá-la em exibição, temporariamente, no Natural History Museum, em Londres.

pedra-ostro-maior-topazio-azul

Foto: Peter Nicholls/REUTERS

Outro topázio famoso é o Imperial Flame, um topázio brasileiro com a rara cor vermelha predominante combinado com nuances de tons alaranjado, amarelado e rosado. Para a família Carsten Kreis, detentora da pedra adquirida em Ouro Preto, o que faz o Imperial Flame ser um exemplar único e espetacular é justamente o fato dele exibir a gama de cores que um topázio imperial pode ter e, para completar, com uma intensidade de cor admirável.

A pedra do mês de novembro

Ao lado do citrino, o topázio é a pedra que representa os aniversariantes do mês de novembro. Esse costume de relacionar pedras preciosas e não preciosas aos meses do ano é antigo, mas uma lista oficial da relação das pedras que representa cada mês só entrou em vigência em 1912. Desde então, tornou-se comum levar em consideração a lista de pedras de aniversário ou birthstone na hora de presentear alguém com uma joia.

Ao contrário do citrino que é sempre amarelo ou laranja, o topázio possui uma grande gama de cores. Portanto, os nascidos neste mês conseguem escolher livremente a opção que mais combina com o seu estilo e personalidade.

anel-solitario-topazio-swiss-azul-claro

Anel de Noivado Solitaire II-Tp – Ouro 18k, diamantes e topázio swiss

Anel de topázio: modelos e inspirações

A nossa coleção autoral de anéis de noivado conta com modelos de diversos estilos e com uma ótima variedade de pedras. Entre as opções disponíveis, há modelos de anel de noivado de topázio. Estas peças exibem de maneira sublime a beleza do topázio swiss, um topázio azul de tonalidade clara, porém, vibrante.

anel-de-noivado-com-topázio-azul

Embora nossos anéis de topázio swiss estejam na categoria anéis de noivado, é muito comum por aqui a aquisição destas joias para outras ocasiões, como aniversário, bodas de casamento ou para marcar alguma celebração. Para te inspirar, confira abaixo alguns anéis de topázio swiss.

anel-ouro-branco-e-topazio-swiss

Anel de Noivado Solitaire I-Tp

anel-solitario-ouro-amarelo-topazio-azul

Anel de Noivado One II-Tp

Cuidados com o seu topázio

Assim como qualquer outra gema utilizada na joalheria, o topázio requer cuidados básicos. Não importa se você possui uma gema para uso decorativo, para fins místicos ou uma pedra lapidada e cravada em uma joia de ouro, é importante ter em mente que haverá sempre questões a serem evitadas e passos a serem seguidos para garantir a beleza e a integridade da pedra. Confira algumas dicas:

– Cuidados de uso: é indicado retirar a joia de topázio para realizar atividades domésticas, exercícios físicos e para dormir. Além disso, sempre evite o contato da joia com produtos químicos.

– Limpeza: para limpar a sua joia de topázio, utilize apenas uma solução composta de água morna e sabão neutro.

– Energização: para a limpeza e energização do cristal, é indicado lavar com água corrente e um pouco sal grosso. Você poderá deixá-lo ligeiramente sob a luz do sol. Todavia, é importante evitar a exposição excessiva a luz do sol, pois quando expostos ao calor intenso, os topázios podem sofrer alteração na cor.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta