Pedras Preciosas

Descubra qual é a sua pedra de aniversário e seu significado

Por 27/10/2020Sem comentários

Você sabe qual é a sua pedra de aniversário? Talvez você ainda não saiba qual é a gema que representa o mês que você nasceu, mas provavelmente você já deve ter ouvido falar neste costume que utiliza pedras naturais para representar cada um dos doze meses do ano. As pedras que fazem parte desta seleção são chamadas de birthstones ou pedras de aniversário.

Desde os tempos mais remotos, pedras preciosas recebem diversos significados, mas a ideia de associá-las a meses do ano é um costume moderno, que se disseminou há poucos séculos atrás. Entretanto, acredita-se que a origem deste costume venha de tempos bíblicos e remonta ao peitoral de Arão que, segundo as passagens bíblicas, possuía doze pedras para representar cada uma das tribos de Israel.

couraca-do-sumo-sacerdote

Recriação da couraça do sumo sacerdote em frente à sinagoga sefardita central em Ramat Gan, Israel – Autor: Dr. Avishai Teicher Pikiwiki Israel

Com o passar do tempo e com culturas adotando a ideia de associar pedras a meses do ano, organizações da indústria joalheria criaram suas próprias listas de pedras de aniversário (birthstones) e tentaram disseminá-las. Inicialmente, havia várias versões e nenhum um consenso de qual era a seleção oficial. A fim de padronizar uma seleção de pedras de aniversário, a Jewelers of America criou uma lista, em 1912, que se popularizou nos Estados Unidos e, a partir dela, tivemos um padrão que foi seguido ao redor do mundo.

Desde a criação desta lista até os tempos atuais, empresas do ramo joalheiro sugeriam pequenas alterações, como retirar, substituir ou acrescentar pedras. Algumas mudanças foram adotadas, então, a lista moderna de birthstones utilizada atualmente é um pouco diferente daquela que foi publicada em 1912.

birthstones-descubra-sua-pedra-de-aniversario

Devido à origem deste costume e dos caminhos que levaram até a criação de uma lista oficial, sabemos que ainda é comum se confundir para descobrir qual é a pedra correta de cada mês. Por isso, neste artigo, você descobrirá qual é a sua pedra de aniversário, com embasamento na lista moderna de birthstones. A lista que apresentaremos abaixo é utilizada por instituições renomadas mundialmente, como GIA, American Gem Society e Jewelers of America. Vamos explorar também a história, características, simbolismos e os significados de cada pedra de aniversário.

edras-de-aniversario-birthstones

Granada: a pedra de aniversário do mês de janeiro

A granada é a pedra preciosa escolhida para representar os nascidos do mês de janeiro e, consequentemente, a pedra que marca o começo de um novo ano. Seu nome vem da palavra gernet, do inglês antigo, e significa vermelho escuro. Além disso, seu nome tem ligação com a palavra granatum que, em latim, significa semente ou fruto com semente, uma associação feita devido à semelhança da granada com as sementes vermelhas da romã.

birthstones-granada-a-pedra-do-mes-de-janeiro

Como o próprio significado do nome sugere, a cor mais comum desta gema natural é um tom de vermelho acastanhado, entretanto, a granada também pode apresentar outras cores, como amarelo, laranja, vermelho, roxo e verde. Independente da cor, desde a antiguidade até os tempos atuais, a granada está sempre ligada à ideia de poderes curativos, proteção, sucesso, força e purificação.

pedra-granada

A granada é muito apreciada no universo da joalheria, sendo usada para dar vida a belíssimas peças e, principalmente, para a confecção de anéis de formatura de odontologia. Nossa coleção autoral de anéis de formatura, por exemplo, conta com modelos exclusivos que carregam a granada, pedra que representa o curso de odontologia.

anel-formatura-com-granada

Anel de Formatura de Odontologia Asclepius II

Ametista: a pedra do mês de fevereiro

A ametista é a pedra do mês de fevereiro. Esta gema natural, que é a variedade do quartzo mais valiosa do mundo, é historicamente conhecida e admirada. Ela é citada na mitologia grega, na passagem em que Dionísio transforma um cristal branco em ametista. Ela já foi utilizada por sacerdotes como talismã de proteção espiritual. No passado, a ametista era comumente utilizada pela realeza e, atualmente, é amplamente utilizada como artigo de decoração ou para confecção de belas joias.

birthstones-ametista-pedra-do-mes-de-fevereiro

Naturalmente roxa, a ametista pode apresentar variação na tonalidade, podendo ir de um delicado lilás até um roxo intenso. Sua cor exuberante conquistou muitos admiradores, mas a fama desta pedra deve-se também aos poderes místicos atribuídas a ela. Acredita-se, por exemplo, que a ametista possui o poder de elevação espiritual, de afastar energias negativas e de aumentar a intuição.

pedra-preciosa-roxa-ametista-roxa

Por ser uma gema facilmente encontrada no Brasil, os nascidos em fevereiro não terão dificuldades em encontrar lindos exemplares de ametista para decorar a casa ou sofisticadas joias para a sua coleção. Esta gema apresenta uma ótima resistência a riscos, por isso, é amplamente utilizada para confecção de anéis. Além da beleza da cor, um anel de ametista carrega todo o simbolismo associado a esta pedra, dando significado e um toque de personalidade.

anel-de-noivado-com-ametista-natural

Anel de Noivado Destiny I-Am

Além de representar o mês de fevereiro, a ametista também é a pedra símbolo de diversos cursos da área de ciências humanas e sociais, uma vez que seus significados místicos estão relacionados ao conhecimento, criatividade, esclarecimento e espiritualidade. Por isso, em nossa coleção autoral de anéis de formatura, esta gema está presente nos anéis de letras e de design de moda.

anel-de-formatura-com-ametista

Anel de Formatura de Letras Lis I

Água-marinha e Pedra do sangue: pedras do mês de março

Na lista oficial de birthstones, alguns meses ano foram contemplados com mais de uma pedra. Este é o caso do mês de março, que possui a água-marinha e a pedra do sangue como pedra de aniversário. As duas pedras possuem estética e características completamente diferentes uma da outra, contudo, possuem particulares encantadoras.

pedra-de-aniversario-do-mes-de-marco-agua-marinha-e-pedra-do-sangue

A água-marinha possui uma fascinante tonalidade de azul claro e, devido a sua semelhança com a cor de águas cristalinas, esta pedra recebeu o nome de “aquamarine”, palavra de origem latina que significa água do mar. Esta gema é encontrada em vários lugares ao redor do mundo, mas a maior concentração está localizada no Brasil.

Acredita-se que os antigos pescadores romanos usavam a água-marinha como talismã da sorte, para garantir uma viagem de barco segura e uma boa pesca. Desde então, ela ganhou fama como a pedra da boa sorte nas viagens marítimas. Atualmente, a delicada tonalidade desta pedra preciosa também está ligada à ideia de tranquilidade, purificação, espiritualidade, clareza e bem estar.

pedra-preciosa-agua-marinha-bruta-e-lapidada

GIA

Para quem se identifica com características e significados mais intensos, a segunda pedra do mês de março certamente irá agradar. A pedra do sangue, também conhecida heliotrópio, heliotropo ou jaspe sanguíneo, é uma variedade de calcedônia de cor verde escuro com pequenos pontos vermelhos.

Uma das crenças mais conhecidas que esta gema carrega é que ela se formou a partir do sangue de Cristo. Acredita-se que, no momento da crucificação, o sangue de Jesus gotejou sobre uma jaspe e a manchou de vermelho. Por essa razão, a pedra do sangue ficou fortemente ligada à ideia de purificação, justiça e proteção espiritual. Além dessas atribuições, ela também é usada como uma pedra poderosa para melhorar a saúde física, mental e emocional.

pedra-do-sangue-significado

GIA

Diamante: a pedra de aniversário de abril

O mês de abril é representado por uma das pedras preciosas mais admiradas do mundo, o diamante. Além de uma beleza incontestável, esta admirada pedra é muito utilizada para confecções de joias devido a sua impressionante dureza e capacidade de dispersão da luz, ou seja, brilho. Na escala de Mohs (escala que mede a dureza dos minerais), o diamante apresenta dureza 10, que é o valor máximo da escala. Por esta razão, ele é considerado o mineral mais duro já conhecido pelo homem.

birthstones-diamante-a-pedra-do-mes-de-abril

A durabilidade e o brilho do diamante encantaram diversos povos ao longo da história, sendo que, desde a antiguidade, recebe associações ligadas à ideia de prosperidade, riqueza e proteção. Ao longo do tempo, esta pedra também ganhou significados místicos como pureza, perfeição, verdade e fidelidade.

Além da sua beleza, raridade, durabilidade e significados especiais, outro ponto que faz esta pedra ser tão estimada é a sua versatilidade. Seu brilho translúcido permite fáceis combinações com pedras coloridas, enriquece os mais diversos designs de joias e costuma agradar a pessoas de todos os estilos. Todas estas características do diamante o tornam valioso e desejado para a confecção de joias sofisticadas.

diamante-caracteristicas-e-significado

Com uma breve pesquisa, os nascidos em abril encontrarão diversas opções de anéis de diamantes para representar o aniversário. Na Poésie, esta pedra preciosa é muito apreciada e está presente em grande parte das peças da nossa coleção, desde anéis de noivado e alianças até anéis de formatura.

anel-de-diamantes

Anel de Noivado Uni Princess II

Esmeralda: a pedra de aniversário de maio

O mês de maio é representado pela preciosa gema de cor verde inigualável: a esmeralda. Não é possível afirmar a verdadeira origem da palavra esmeralda, mas existem algumas opções possíveis, que costumam relacionar a palavra à cor da pedra. Na cultura grega, por exemplo, o nome deriva da palavra smaragdos, cujo significado é pedra verde. Na cultura indiana, o nome desta pedra vem da palavra marakata, palavra sânscrita (antiga língua indiana) que significa “o verde que cresce nas coisas”.

birthstones-esmeralda-a-pedra-do-mes-de-maio

Ao longo da história da humanidade, a esmeralda teve grande importância em diversas culturas e tem sido desejo de consumo há séculos. Na antiguidade, os gregos, por exemplo, chegaram a se referir a esta pedra como “a deusa verde de todas as pedras”. Já os antigos egípcios acreditavam que a esmeralda representava a fertilidade e renascimento. Hoje, a esmeralda está entre as pedras coloridas mais admiradas do mundo, acompanhada do rubi e da safira. Ela é considera uma pedra com energias poderosas, capaz de atrair prosperidade, riqueza, proteção, saúde, felicidade e amor.

pedra-esmeralda-significado

Se você estiver em busca de uma joia de esmeralda para presentear uma pessoa nascida em maio, você encontrará em nossa coleção opções de colar de esmeralda, anel de formatura de esmeralda e anel de esmeralda.

anel-de-noivado-de-esmeralda-e-anel-de-formatura-de-esmeralda

Anel de Formatura de Saúde Angitia II e Anel de Noivado Wish II-Es

Pérola, Alexandrita e Pedra da Lua: pedras do mês de junho

Os nascidos em junho não possuem apenas uma pedra, mas sim três gemas naturais para representar o mês do aniversário: pérola, alexandrita e pedra da lua. Assim, é possível decidir qual opção se encaixa melhor com o estilo do aniversariante ou no orçamento.

pedras-de-aniversario-do-mes-de-junho-perola-alexandrita-e-pedra-da-lua

Mais singular do que a beleza de uma pérola é a sua formação. Ao contrário das demais pedras que compõem a lista de birthstones, a pérola é a única gema de origem animal, formada dentro do corpo de um molusco. Geralmente, com um tom clarinho, que varia entre branco, bege e um rosa pálido, e com uma delicada cintilância, a pérola conquistou admiradores ao redor do mundo e se tornou um clássico no universo da joalheria.

Se na antiguidade os romanos viam as pérolas como um símbolo de riqueza e eram consideradas dignas de um Deus, com o passar do tempo esta gema ganhou ainda mais atribuições místicas. Acredita-se que a pérola possui o poder de atrair prosperidade, amor e felicidade. Em muitas culturas ela está associada também à feminilidade.

perola-gema-do-mes-de-junho-significado

GIA

Rara e valiosa, a alexandrita é a opção perfeita para presentar um aniversariante de junho que preza por sofisticação. Essa pedra foi descoberta na Rússia, em uma mina de esmeralda. Os relatos históricos contam que o descobridor notou que se tratava de algo novo quando percebeu que a gema apresentava coloração diferente sob a luz solar e a luz incandescente, indo do verde-oliva ao vermelho.

Acredita-se que o nome desta pedra é uma homenagem ao czar russo Alexandre II e que o fato da sua coloração coincidir com as cores do exército do czar fez com que a alexandrita se tornasse um símbolo nacional da Rússia. Atualmente, esta pedra rara está muito ligada à espiritualidade, ao poder de atração, ao amor e à intuição.

pedra-alexandrita-historia-e-significado

GIA

A pedra da lua é uma gema com estética delicada, cor branca e reflexos azulados. Ela recebeu este nome do historiador romano Plínio, o responsável também por disseminar a ideia de que a aparência cintilante desta pedra modificava conforme as fases da lua, crença que foi descartada tempos depois.

Civilizações antigas usavam a pedra da lua como talismã. Os romanos e os gregos chegaram a associar esta encantadora pedra às suas divindades lunares. No tempos atuais, a pedra da lua não é tão valorizada quanto um dia já foi, todavia, ainda é muito admirada. Na Flórida, por exemplo, esta gema foi adotada como a pedra preciosa oficial do estado. Esse acontecimento ocorreu em 1970 e tinha o intuito de homenagear o pouso da Apollo 11 na lua.

pedra-da-lua-significado-e-poderes-misticos

GIA

Famosa por ser uma fonte de energias místicas, a pedra da lua possui uma forte conexão com o universo feminino e é considerada por muitos como a pedra que simboliza o poder da mulher. Entretanto, ela também é conhecida por elevar a intuição, aumentar o nosso poder de atração e ajudar a alcançar equilíbrio emocional.

Rubi: a pedra de aniversário de julho

A pedra de aniversário dos nascidos em julho é uma das gemas mais apreciadas do mundo: o rubi. Sua intensa cor vermelha encantou diversos povos ao longo da história e chegou até mesmo a ser chamada de ratnaraj que, na antiga língua indiana, significava “o rei das pedras preciosas”.

birthstones-rubi-a-pedra-de-julho-pedra-de-aniversario

Desde os tempos mais remotos, o rubi era visto como uma pedra poderosa, fortemente ligada à ideia de proteção, cura, vitalidade, sucesso e amor. Ele já foi muito utilizado para atrair proteção e para demonstrar poder, mas durante os séculos XVII e XVIII, o rubi ficou conhecido como o símbolo perfeito do amor verdadeiro, sendo então amplamente utilizado em anéis de noivado.

rubi-natural-significado-e-poderes-misticos

Ainda hoje, essa pedra de beleza extraordinária e visual imponente tem lugar de destaque no universo joalheiro, sendo uma das pedras coloridas mais admirados do mundo, ao lado da safira e da esmeralda. Na coleção da Poésie, por exemplo, esta pedra vermelha é utilizada para dar vida a belíssimos anéis de rubi, sejam para representar o noivado, coroar a formatura ou para celebrar outras ocasiões especiais.

Portanto, se você pretende presentear um aniversariante do mês de julho com uma joia que carregue um significado especial, sem dúvida, uma joia de rubi é a opção ideal.

anel-de-rubi-natural-pedra-do-mes-de-julho

Anel de Noivado Valentine I-Ru

Peridoto, Sardônica e Espinélio: pedras de aniversário do mês de agosto

Agosto é um dos poucos meses do ano que foram contemplados com três pedras de aniversário. Sendo assim, os aniversariantes deste mês poderão escolher qual pedra combina mais com o seu estilo: peridoto, sardônica ou espinélio.

birthstones-pedras-do-mes-de-agosto-peridoto-sardonica-e-espinelio

O peridoto foi a segunda opção de pedra de aniversário selecionada para o mês de agosto, mas rapidamente se tornou a pedra principal deste mês. Sua cor é sempre verde, podendo variar a tonalidade entre verde-claro, verde-limão, verde-oliva e verde-acastanhado. Devido à sua cor e ao seu belo efeito óptico, o peridoto já foi muitas vezes confundido com esmeralda e com topázio mas, ainda assim, conseguiu marcar sua presença na história e conquistar admiradores.

No antigo Egito, o peridoto era usado como talismã. Os egípcios o chamavam de “gema do sol”, pois acreditavam que ela garantia proteção durante a noite. Entre as figuras mais famosas da história, uma possível admiradora do peridoto pode ter sido Cleópatra, que detinha uma famosa coleção de pedras esverdeadas. Por um longo período, consideraram que esta coleção era de esmeraldas, no entanto, muitos historiadores defendem que as joias eram de peridoto.

peridoto-cor-significado-e-historia

GIA

A sardônica é uma variedade de calcedônia. Sua aparência inusitada apresenta faixas brancas em meio aos tons de laranja, vermelho ou marrom.

Relativamente comum e financeiramente acessível, esta pedra é muito utilizada para fins decorativos e místicos. Assim como muitas gemas naturais, a sardônica também está associada à ideia de poderes energéticos e terapêuticos. Durante o Renascimento, surgiu a crença de que ela proporcionava clareza de pensamentos e favorecia a comunicação. Atualmente, além da ligação com a comunicação clara, acredita-se também que ela atrai coragem e felicidade.

pedra-sardonica-cor-significado

GIA

O espinélio ou espinela é uma pedra preciosa muito apreciada na joalheria em virtude da beleza das suas cores, o brilho e a dureza (dureza 8 na escala de Mohs). Embora essa gema natural seja mais conhecida na cor vermelha, ela também pode aparecer em lindos tons de rosa, roxo e azul.

Ao longo da história, a espinélio na cor vermelha foi diversas vezes confundida com o rubi. Embora as características e estrutura sejam distintas, de fato, a aparência visual entre as duas pedras pode ser bastante similar. Inclusive, duas das joias de pedra vermelha mais famosas do mundo foram consideradas, na época, como joias de rubi. Hoje, sabe-se que a coroa “Black Prince’s Ruby” e o colar “Timur Ruby” são, na realidade, joias de espinélios.

pedra-espinela-espinelio-cores-significado-e-historia

GIA

Safira: a pedra de aniversário de setembro

A pedra que representa o mês de setembro é uma das três pedras coloridas mais admiradas ao redor do mundo: a clássica e elegante safira. Essa pedra preciosa pertencem à família do mineral coríndon, sendo popularmente conhecida em tons de azul. No entanto, é possível encontrá-la em todas as cores imagináveis, exceto na cor vermelha, pois nesta tonalidade este mineral é classificado como rubi.

birthstones-safira-pedra-do-mes-de-setembro

Desde a Idade Média, a safira tem grande importância na história e carrega muitos significados. Sua cor azul era associada ao céu, ao divino e ao julgamento sábio. Ao longo do tempo, ela ficou conhecida com a pedra da sabedoria, mas também foi amplamente utilizada em diversas religiões para alcançar iluminação espiritual e proteção.

safira-cor-significado-poderes-e-historia

GIA

Nos tempos atuais, a beleza sofisticada desta pedra rara ainda é muito apreciada e valorizada em todo o mundo. Na indústria joalheira, a safira é muito requisitada para a confecção de joias requintadas, como anéis de formatura, colares e anéis de safira.

anel-de-ouro-branco-e-safira

Anel de Noivado Uni I-Sa

Opala e Turmalina: pedras do mês de outubro

O mês de outubro é representado pela opala e pela turmalina, duas pedras fascinantes. Enquanto a opala pode simular as cores do arco-íris em uma única gema, a turmalina pode aparecer em diversas opções de cores. Com essas duas opções, os nascidos deste mês poderão escolher entre a singularidade da opala e a versatilidade da turmalina.

birthstones-pedras-do-mes-de-outubro

O significado do nome opala descreve muito bem a principal características desta pedra. O nome vem da palavra grega opallios, que significa “ver uma mudança na cor”. Existem diversas variedades de opala, por isso, a cor predominante desta pedra pode ser branca, incolor, azul com aparência leitosa ou até mesmo tons escuros, como vermelho, verde, marrom e preto.

Durante séculos, esta gema esteve associada à boa sorte. Hoje, acredita-se que a opala seja uma pedra poderosa para elevar a espiritualidade, atrair amor e proporcionar paz.

pedra-opala-cor-e-significado

GIA

A turmalina é uma gema muito popular em virtude de sua beleza, dureza (dureza 7 na escala de Mohs) e, principalmente, devido à sua vasta opções de cores. Para esta pedra, existem inúmeras atribuições místicas, que variam de acordo com a cor. A turmalina negra, por exemplo, já foi usada no passado como proteção contra forças malignas e se consolidou como uma poderosa pedra de proteção energética. Já a turmalina verde, por exemplo, é muito associada à ideia de prosperidade e a turmalina rosa está fortemente ligada ao amor e à cura emocional.

turmalina-cores-e-significados

GIA

Se a ideia é presentear um aniversariante do mês de outubro com uma joia de turmalina, você certamente encontrará muitas opções. Na coleção da Poésie, por exemplo, a turmalina aparece em nossas joias nas cores verde, rosa e no tom azul esverdeado, que é uma variedade rara e valiosa chamada turmalina paraíba (pedra descoberta no Brasil, no estado da Paraíba). A turmalina na cor verde representa o curso de serviço social, por isso, esta pedra dá vida ao nosso Anel de Formatura de Serviço Social Equity. Já a turmalina rosa, além de ganhar destaque nos nossos anéis de formatura de ciências contábeis, também está presente em anéis de noivado e colares.

anel-de-ouro-com-turmalina-rosa

Anel de Noivado Sakura I-Tu

Topázio e Citrino: pedras de aniversário de novembro

O mês de novembro é representado pelo topázio e pelo citrino. Comumente, estas duas pedras são relacionadas à cor amarela, no entanto, ao contrário do citrino, o topázio pode ser encontrado em qualquer cor do arco-íris. Ambas são amplamente utilizadas no universo da joalheria e costumam agradar aos que buscam um balanço entre qualidade e custo benefício.

birthstones-pedras-do-mes-de-novembro

O topázio faz sucesso devido à ampla gama de cores disponíveis. Entre tantas opções, a cor mais apreciada é o laranja com um tom levemente rosado, que recebe o nome de topázio imperial. Outra característica que impressiona os fãs de topázio é a sua resistência a riscos, pois ele possui dureza 8 na escala de Mohs.

Essa gema é encontrada em diversos lugares ao redor do mundo, porém, o Brasil é apontado como o país onde se encontram os topázios de melhor qualidade.

topazio-cores-e-significados

No universo da joalheria, o topázio na cor azul é muito utilizado na confecção de joias e costuma agradar públicos de todos o estilos. Na nossa coleção, por exemplo, um modelo clássico de anel solitário ganhou um toque de cor e personalidade com o magnífico topázio swiss.

anel-de-noivado-topazio-swiss-azul

Anel de Noivado Solitaire II-tp

O citrino é uma variedade de quartzo na cor amarela e laranja, podendo variar do amarelo claro ao laranja vibrante. Ele é considerado o cristal da prosperidade e é indicado para energizar outros cristais. Por seu visual que remete ao sol, acredita-se que o citrino tem poderes energéticos capazes de afastar tristeza e estimular alegria.

citrino-pedra-de-aniversario-significado-e-poderes-misticos

Esta pedra encantadora e durável é perfeita para a criação de lindas joias. O citrino pode brilhar em anéis de noivado, alianças, colares e em joias casuais para aniversariantes do mês novembro. Entretanto, a grande demanda se concentra, sem dúvida, na confecção de anéis de formatura de farmácia. Embora o topázio imperial seja a pedra que simboliza este curso, há uma grande dificuldade em encontrar esta gema na cor desejada. Por isso, o belo tom amarelo do citrino tornou-se popular entre os formandos de farmácia.

anel-formatura-de-farmacia-pedra-natural

Anel de Formatura de Farmácia Angitia I

Tanzanita, Turquesa e Zircão: pedras de aniversário de dezembro

Os nascidos em dezembro são prestigiados com três pedras incríveis para representá-los: tanzanita, turquesa e zircão. Embora cada uma possua suas características e sua gama de cores, as pedras de aniversário de dezembro têm em comum a disponibilidade na cor azul.

birthstones-pedras-de-aniversario-de-dezembro

A tanzanita é uma extraordinária pedra preciosa encontrada exclusivamente na Tanzânia e recebe este nome em homenagem ao seu país de origem. Esta gema é uma variedade rara e valiosa do mineral zoisite, que apresenta uma coloração azul combinada com nuances de púrpura ou violeta.

No universo místico, a tanzanita é associada à elevação espiritual. Acredita-se que esta pedra é capaz de nos conectar com guias espirituais e de auxiliar no processo de evolução do ser. No universo da joalheria, esta gema é muito admirada tanto por sua beleza quanto pela sua raridade.

tanzanita-singificados-da-pedra-do-mes-de-dezembro

GIA

Apreciada há milênios, a turquesa é a pedra preciosa que se tornou mundialmente conhecida por sua cor marcante. Seu azul é tão singular que, atualmente, é comum utilizar o nome desta pedra para se referir a uma cor, assim, invés de dizer azul esverdeado, comumente se usa o termo azul turquesa.

Desde a antiguidade até os tempos atuais, esta gema é considerada a pedra da boa sorte, da saúde e da proteção. Acredita-se que a turquesa afasta energias negativas, abre os caminhos e promove o bem-estar dos que portam esta pedra. Por isso, é uma gema admirada não só pelos aniversariantes de dezembro quanto por fãs de joias e de pedras preciosas.

pedra-turquesa-significados

O zircão, também conhecido como zirconita, é frequentemente confundido com a zircônia cubica sintética devido à semelhança dos nomes. No entanto, o zircão é uma gema natural de beleza espetacular e disponível em uma grande variedade de cores. O zircão pode ser encontrado nas seguintes colorações: incolor, amarelo, laranja, vermelho, marrom, azul ou verde.

Alguns estudiosos acreditam que a origem do nome desta pedra vem da palavra árabe zarkun, que significa “vermelhão”. Outros defendem que o nome zircão deriva da palavra persa zargun, que significa “cor de ouro”. Ainda que não exista um consenso sobre a origem do nome, as duas opções são plausíveis, pois o zircão é bastante associado a estas duas cores: vermelho intenso e amarelo dourado.

zircao-pedra-do-mes-de-dezembro

Agora que você já conhece a lista de pedras de aniversário ou birthstones, ficará mais fácil escolher uma joia com significado especial para representar o mês do seu aniversário. Ter em mente quais são as pedras que representam cada mês do ano e conhecer as simbologias a que elas são relacionadas também vai ser de grande ajuda para identificar a pedra perfeita para presentear alguém que você ama e admira.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta