A Diavik é uma peculiar mina de diamantes, localizada no nordeste do Canadá, em uma ilha de 20 km², mais conhecida como Ilha do Leste, no Lago de Gras. A mina de diamantes pertence a uma joint venture entre a Diavik Diamond Mines Inc., uma subsidiária da Rio Tinto de Londres, e a Harry Winston Diamond Corporation.
Durante o inverno, a mina fica totalmente rodeada de gelo:
Os primeiros diamantes foram descobertos em 1990. No entanto, a construção para exploração econômica da Diavik só foi iniciada em 2001. Em janeiro de 2003, a mina começou a sua produção, com uma estimativa de extração de 16 a 22 anos. Hoje, emprega mais de 800 funcionários e produz cerca de 8 milhões de quilates de diamantes por ano.
Devido às características da mina, como profundidade, condições climáticas adversas e estar localizada sob um lago, foram necessários investimentos tecnológicos jamais vistos em qualquer outra mina de diamantes do mundo. A pesquisa para exploração da mina criou novas tecnologias e metodologias de construção.
A Diavik possui 3 depósitos de minério que são trabalhados a céu aberto. No entanto, US$800 milhões estão sendo investidos para que o foco da produção passe a ser subterrâneo.
No mercado Internacional, os diamantes Diavik são considerados pedras brutas de qualidade, com peso médio de 1 quilate, bom formato, pureza e cor. Possuem uma ótima reputação, pois são extraídos de área limpa e fora de zona de conflito.
Fotos: Reprodução