Skip to main content
Alianças

Aliança Rainbow: os significados do arco-íris e modelos para você se inspirar

O arco-íris não é apenas um dos fenômenos ópticos e meteorológicos mais conhecidos ao redor do mundo, mas também é um símbolo cheio de significado. Por isso, ele é a base do conceito da incrível Aliança Rainbow.

Embora nem todos saibam, o arco-íris está presente em tópicos importantes da história da humanidade. Ao longo dos anos, ele foi citado na mitologia, na bíblia, se tornou símbolo de movimento social e até mesmo foi usado em termo popular. Portanto, atualmente, esse símbolo possui muitas referências e muitos significados. Neste artigo, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre os significados do arco-íris e identificar qual deles combina mais com você.

Os significados do arco-íris

A origem do nome arco-íris vem da mitologia grega e faz referência à deusa Íris, conhecida por deixar um rastro multicolorido ao atravessar o céu. Ela exerce o papel de mensageira dos deuses do Olimpo, mas também é muito apontada como mensageira pessoal de Hera, a rainha do Olimpo. Esta divindade do arco-íris é responsável por levar mensagens dos deuses aos seres humanos, então, neste contexto, representa a ligação entre o céu e a terra.

os-significados-do-arco-iris

Na bíblia, o arco-íris ganha significado espiritual, quando citado no Livro de Gênesis como uma representação da aliança entre Deus e todos os seres vivos que habitam a Terra. Na passagem bíblica, Deus afirmava que não enviaria um novo dilúvio a Terra e que colocaria um arco no céu para que todos se lembrassem desta promessa. Por essa razão, no âmbito religioso, este arco colorido é comumente chamado de Arco de Deus ou Arco Celeste, simbolizando a fidelidade divina e a ligação entre o céu e a terra.

Já no âmbito social, o símbolo de arco-íris ou suas cores estão fortemente associados ao movimento LGBT+ (esta abreviação é muito conhecida, no entanto, ela ganhou atualizações ao longo do tempo, como LGBTQIAP+, para maior inclusão). Este movimento, que defende o reconhecimento da diversidade sexual e de gênero, lutando por direitos a pessoas desta comunidade, ganhou um símbolo alegre e multicolorido em 1978, quando o designer Gilbert Baker criou uma bandeira inspirada nas cores do arco-íris, originalmente com linhas horizontais e oito cores. A criação atendia a um pedido de Harvey Milk, o primeiro homem gay a ocupar um cargo público na Califórnia, e foi apresentada oficialmente no Dia da Liberdade Gay em São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos.

bandeira-do-arco-iris-orgulho-lgbt

Versão original com oito cores de Gilbert Baker (1978)

Acredita-se que a criação de Gilbert teve como inspiração a canção “Over the Rainbow” e o movimento hippie, em que o arco-íris estava ligado à ideia de paz e harmonia. Confira abaixo as cores da bandeira original e seus respectivos significados:

  • Rosa: sexualidade
  • Vermelho: vida
  • Laranja: saúde
  • Amarelo: luz do sol
  • Verde: natureza
  • Turquesa: mágica e arte
  • Anil: harmonia e serenidade
  • Violeta: espírito humano

Hoje, há diversas versões de bandeiras com cores e formatos diferentes para celebrar as mais diversas expressões dentro da comunidade LGBTQIAP+. Entretendo, ainda assim, a tão disseminada bandeira do arco-íris ainda funciona como um símbolo abrangente do movimento.

O arco-íris também ganhou um novo significado com o surgimento do termo bebê arco-íris, designado aos bebês que nascem de uma mãe que sofreu anteriormente um aborto espontâneo. A ideia por trás desta simbologia é que, assim como um arco-íris pode surgir no céu após uma tempestade, na vida, momentos de alegria podem surgir após momentos de tristeza. Então, nesta comparação, a tempestade representa o momento delicado e triste que a família, e principalmente a mãe, passa ao descobrir a perda gestacional e o arco-íris representa a renovação da esperança, alegria e superação do momento de luto com a chegada de outro bebê.

Anéis e alianças rainbow

Conhecidas como rainbow rings (anéis arco-íris, em português), os anéis e alianças desse estilo podem aparecer em inúmeros designs diferentes, porém, apresentam uma característica em comum: pedras coloridas que simulam o arco-íris. Em nossa coleção de alianças, por exemplo, os modelos que seguem esta estética ganham uma seleção criteriosa de pedras coloridas naturais, especificamente citrino, ametista, granada, turmalinas e topázios.

significados-do-arco-iris-aliancas-rainbow

Confira abaixo algumas sugestões de alianças arco-íris que poderão brilhar em momentos importantes da sua vida, como pedido de casamento, renovação de votos, bodas de casamento, aniversário, comemoração da chegada de um filho ou até mesmo para presentear-se.

1. Aliança Rainbow

Fabricada em ouro 18k e com um aro de 4,90mm de largura, a fabulosa Aliança Rainbow combina a simplicidade do design clássico com a exuberância de 8 pedras coloridas. O arco-íris é representado por estas gemas naturais em cores variadas.

alianca-rainbow-com-pedras-coloridas.jpg

Esta joia possui 2,10mm de espessura, tamanho suficiente para receber a graciosa inscrição “love is love”, um lembrete do que esta aliança realmente representa: o amor.

alianca-com-inscricao-love-is-love

Com traços que remetem às clássicas alianças de casamento, a Aliança Rainbow pode ser utilizada tanto pelo público feminino quanto pelo público masculino. Por ser uma aliança robusta, esta joia garante um visual imponente e marcante na mão.

alianca-feminina-rainbow-ouro-amarelo-e-pedras-naturais

alianca-masculina-rainbow

Além do tradicional ouro amarelo, que é uma das opções de cor de ouro mais indicadas e desejadas para alianças de casamento, a Aliança Rainbow também está disponível em ouro branco. Esta cor prateada pode não ser a favorita da grande maioria, entretanto, é admirada por muitos amantes de joias, principalmente aqueles que não se identificam com a cor dourada.

Sem dúvida, o gosto pessoal é a principal questão a ser considerada no momento da escolha da cor do ouro da aliança, entretanto, também é válido levar em consideração que peças em ouro branco demandam maior manutenção. Isso ocorre porque não existe ouro da cor branca na natureza. O visual brilhoso e prateado das joias de ouro branco é alcançado através do famoso banho ródio. Com o uso, o banho sofre desgaste, demandando manutenção, isto é, um novo banho.

anel-rainbow-ouro-18k

2. Aliança Arc-en-ceil

A robusta e encantadora Aliança Arc-en-ceil apresenta um aro de 5,40mm de largura e um design exuberante. A riqueza de detalhes presente nesta joia pode ser vista de quase todos os ângulos. No topo, 8 pedras naturais de cores distintas dão ainda mais vida a esta aliança inovadora.

alianca-arco-iris-com-pedras-coloridas

As laterais do aro combinam o delicado acabamento granular com o encantador detalhe em formato de arco-íris. Portanto, o simbolismo desta joia está presente tanto na padronagem inspirada no arco-íris quanto nas pedras coloridas, que foram cuidadosamente selecionadas para simular as cores deste fenômeno óptico.

alianca-inspirada-no-arco-iris

Para aqueles que se identificam mais com a cor prateada, a Aliança Arc-en-ceil também está disponível em ouro branco.

anel-rainbow-ouro-branco

3. Alianças Kaleido

A Alianças Kaleido é ideal para busca um anel arco-íris delicado e com aro fino. Esta joia possui 3,50mm de largura e 8 pedras coloridas, especificamente citrino, ametista, granada, turmalinas e topázios.

aliança-rainbow-delicada

Ao redor das pedras, a estrutura em ouro 18k ganha acabamento granular. Os grânulos são praticamente uma marca registrada da Poésie, pois grande parte dos modelos da nossa coleção apresenta este delicado detalhe.

aparador-rainbow-aro-fino

Aqui na Poésie, costumamos dizer que são as pessoas que dão significado às joias e não o contrário. Assim, embora o arco-íris seja um símbolo que carrega diversos significados, você pode utilizar uma joia inspirada nesse fenômeno natural com o intuito de representar algo peculiar, que você se identifica mais ou até mesmo dar um sentido novo para o seu anel arco-íris.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta