Skip to main content
Anéis de formatura

Qual é o símbolo do serviço social, seu significado e anel do curso?

Você sabe reconhecer o símbolo que representa o serviço social? O curso conta com mais de um símbolo para representar o assistente social. Neste artigo, vamos explorar um pouco o significado e da história desses emblemas tão conhecido pelos profissionais da área.

Qual é o símbolo do serviço social?

É importante entender que determinados cursos e profissões possuem símbolos oficiais, definidos por resoluções dos Conselhos Federais, e outros possuem símbolos que são tradicionalmente utilizados para representar a área, porém, que não são oficialmente reconhecidos pelos conselhos profissionais. Esse é o caso do famoso símbolo do curso de serviço social. Nos primórdios da profissão no Brasil, convencionou-se identificá-la por meio da Estrela dos Reis Magos. Posteriormente, um símbolo composto por uma balança da justiça e uma tocha se popularizou entre assistentes sociais.

simbolo-servico-social-2-01

simbolo-servico-social-1-01

No entanto, segundo informações publicadas no Conselho Federal de Serviço Social, embora esses símbolos sejam muito utilizados até os dias atuais, eles têm inspiração em um modelo de profissão que foi superado historicamente, já que, atualmente, as diretrizes da profissão não têm mais referências em valores religiosos ou em movimentos de bases confessionais.

Dessa forma, não existe um símbolo oficial para a profissão de assistente social, sendo que o assunto vem sendo debatido em diversos CRESS. Alguns conselhos regionais de serviço social optaram por manter a tocha com a balança da justiça, enquanto outros optaram por criar logotipos próprios.

Qual significado do símbolo de serviço social?

Embora a balança da justiça com a tocha e a estrela dos Reis Magos não sejam oficiais, são símbolos muito populares entre os profissionais da área, especialmente por causa do significado que os mesmos carregam.

simbolo-da-fisioterapia-significado

No símbolo mais conhecido, a balança representa a justiça, como no símbolo do direito. No entanto, ela carrega uma interpretação ligada à equidade e justiça social, já que reflete o compromisso do assistente social em equilibrar elementos socialmente desiguais, viabilizando os direitos da população a seu acesso às políticas sociais. Já a tocha acesa expressa o calor humano, representando a solidariedade e acolhimento. A tocha também representa a elevação, iluminação e conhecimento.

simbolo-da-fisioterapia-significado

A Estrela dos Reis Magos, ou Estrela de Belém, é associada ao Serviço Social por representar a luz e o caminho, simbolizando o papel do assistente social como guia e orientador para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Qual é a pedra do curso de serviço social?

A pedra que representa o curso de Serviço Social é a turmalina verde. Conhecida também como verdelita, esta gema natural é encontrada em abundância no Brasil. A turmalina verde é muito associada à prosperidade, à amizade e à criatividade.

Como o verde é a cor que representa o curso, a turmalina verde foi escolhida para refletir a esperança de que as condições sociais evoluam propiciando o bem estar geral. Segundo o CFESS, a cor também teria relação com o trabalho do assistente social na área da saúde, uma das áreas que mais demandam a atuação do assistente social, na atualidade.

Modelos de anel de formatura de serviço social

Buscando unir os dois símbolos mais famosos do Serviço Social de maneira moderna e elegante, a Poésie desenvolveu o Anel de Formatura Equity. Delicado e diferente de tudo que você já viu, esta joia apresenta os símbolos da profissão através de um minucioso trabalho no ouro 18k, juntamente com a turmalina verde e os diamantes.

anel-equity-amarelo-serviço-social-estojo

anel-equity-servico-social-amarelo-18k

anel-equity-servico-social-amarelo-18k-diamante

anel-equity-servico-social-caixa-amarelo-turmalina-verde

anel-servico-social-equity-amarelo-turmalina-mao

Uma pequenina balança sustenta uma coroa em forma de tocha com delicadas chamas entalhadas no metal. Ao centro, a beleza da turmalina verde ganha destaque. O aro exibe um delicado padrão inspirado na Estrela dos Reis Magos, que abriga pequenos brilhantes.

anel-equity-servico-social-branco-18k

anel-equity-servico-social-branco-18k-diamantes

anel-equity-servico-social-branco-18k-em-pé

Entendemos, entretanto, que algumas formandas procuram um anel de formatura de serviço social sem os símbolos apresentados neste artigo, já que existem divergências sobre o uso dos mesmos para representar a profissão. Neste caso, sugerimos buscar um anel de turmalina verde com o design atemporal, que resista ao teste do tempo, afinal, o anel de formatura é uma joia para a vida inteira, símbolo de um momento muito especial em sua carreira.

anel-solitaire-turmalina-verde-ouro-amarelo-18k-diamantes

Este é o caso do Anel Solitaire. Seu consagrado design foi criado para dar destaque máximo à beleza da turmalina central de 0,45ct. Sem dúvida, uma joia simples e perfeita para consagrar um momento tão especial como a sua formatura.

anel-solitaire-turmalina-verde-ouro-branco-18k-serviço-social

Você escolheria um anel de formatura de Serviço Social com os símbolos ou prefere um anel sem os emblemas? Se você ainda não sabe qual tipo de anel escolher, recomendamos a seguinte leitura: Anel de formatura: 14 coisas que você precisa saber antes de comprar o seu.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

2 Comentários

  • Edilene disse:

    Anel de formatura serviço social

    • Poésie disse:

      Prezada Edilene,

      Em primeiro lugar, agradecemos o seu contato.

      Nossa coleção de anéis de formatura de serviço social traz um visual inovador e resgata de maneira delicada os principais símbolos da área de assistência social: a turmalina verde, a tocha e a balança. Se você está à procura de uma joia de formatura original, diferente de tudo que você já viu, aqui você encontrará anéis de formatura modernos, graciosos e carregados de significado. Para conferir, acesse: https://www.poesie.com.br/aneis-de-formatura-de-servico-social

      Atenciosamente,

      Equipe Poésie

Deixe uma resposta