Skip to main content
Anéis de formatura

Qual o símbolo do direito, seu significado e anel de formatura do curso?

Quando mencionamos a advocacia, qual é o primeiro símbolo que vem à sua mente? Muito provavelmente você deve ter visualizado a famosa Balança da Justiça. Comum em escritórios de advocacia, este não é o único símbolo que representa o direito e a justiça. Neste artigo, vamos explorar as principais insígnias do universo jurídico e qual o melhor símbolo para o anel de formatura de direito.

aneis-de-formatura-de-direito-juris-amarelo-legi-branco

Quais são os símbolos da justiça?

A história do Direito é intrinsecamente ligada à história do desenvolvimento das civilizações. Desde o Egito Antigo (3000 a.C), o conceito do Direito é definido pela imparcialidade, igualdade social e retórica. Muito do que conhecemos atualmente sobre o direito veio da Grécia Antiga. E foi justamente neste período que surgiu grande parte dos símbolos hoje usados para representar o direito e a justiça.

Segundo o Supremo Tribunal Federal, estes são os símbolos mais comuns utilizados para representar a justiça:

Balança da Justiça

A balança é um utensílio originado na Caldeia e, desde a antiguidade, é considerado um símbolo da justiça. Ela simboliza o equilíbrio, a igualdade e a equação entre o castigo e a culpa.

No Antigo Egito, por exemplo, existia a crença de que o julgamento dos mortos era feito através da balança de Osíris. Na presença de Maat, deusa da justiça, Osíris pesa o coração do morto contra uma pena de avestruz e decide o seu destino pós-morte. E alegorias similares eram também utilizadas em sociedades antigas, como a Persa, Tibetana e Grega.

simbolo-de-direito-balanca

Deusa da Justiça

Popularmente, a imagem da Deusa da Justiça de olhos vendados, segurando a balança e uma espada, é atribuída à titânide Têmis, divindade do panteão grego. No entanto, essa imagem representaria, na verdade, sua filha Diké (Dice), que possui uma equivalente romana, a Deusa Justitia (Justiça).

Têmis é a deusa e guardiã dos juramentos dos homens e da lei. Era costumeiro invocá-la em julgamentos perante os magistrados. Ela é representada segurando uma balança e com uma cornucópia, porém, nunca é representada segurando uma espada.

simbolo-de-direito-deusa-da-justica-temis-dice-dike-astreia-justitia

Diké, filha de Têmis e Zeus, é a vigia dos atos dos homens, que procura punir a injustiça e recompensar a virtude. A mão direita leva uma espada, que simboliza a força das suas deliberações. Na mão esquerda, ela segura uma balança, que representa a busca pela igualdade e a justiça. Geralmente, Diké é representada descalça e com olhos abertos, metaforizando a busca pela verdade. Já Justitia, sua equivalente romana, é representada com os olhos vendados, representando a imparcialidade e objetividade, a fim de dispensar o mesmo tratamento às partes em um julgamento.

Martelo

Também conhecido como malhete, o martelo do juiz é um dos símbolos mais conhecidos do direito. A origem da sua simbologia é incerta. Alguns autores o relacionam à mitologia grega, outros à mitologia nórdica. No entanto, seu uso é uma referência aos antigos cajados, utilizados por judeus e cristãos em cultos ou reuniões públicas para chamar a atenção da assembléia.

O martelo representa o sinal de alerta, o respeito, a ordem e princialmente o cumprimento da norma jurídica.

simbolo-de-direito-martelo

Espada

A espada, quando associada com o símbolo da Justiça, simboliza a decisão, a separação entre o bem e o mal, a punição do culpado e a misericórdia perante o inocente. Simboliza o poder da Justiça e a aplicação das leis.

simbolo-de-direito-espada-01

Lei das Doze Tábuas

A Lei das Doze Tábuas (Lex Duodecim Tabularum) é parte de uma antiga legislação, com origem no direito romano. Foi uma das primeiras leis que eliminava algumas diferenças de classes com a finalidade de diminuir a tensão entre patrícios e plebeus. Ela representa a luta pela igualdade entre classes.

simbolo-de-direito-leis-das-doze-tabuas

Trono

O trono sempre simbolizou a autoridade de um soberano, representando o poder de quem dita as regras a serem obedecidas pelos membros da sociedade. No direito, ele representa a soberania das instituições judiciárias, a glória e o poder do direito.

simbolo-de-direito-trono

Beca

A beca é uma veste talar, que vai do pescoço até os pés, geralmente preta, usada como uma capa pelos advogados. Ela tem origem nos trajes sacerdotais da antiga Roma. Ela representa o prestígio da profissão e, juntamente com a toga, é um símbolo para o advogado e o magistrado do compromisso que assumiu com a justiça.

simbolo-de-direito-beca-veste-talar

Qual é o símbolo do anel de formatura direito?

Neste artigo, exploramos os diversos símbolos que representam o direito e a advocacia. No entanto, para anéis de formatura, os símbolos mais comuns são a Balança da Justiça e a Lei das Doze Tábuas.

Em todos os modelos de anel de formatura de direito da Poésie, a balança é um elemento importante no design das peças:

anel-de-formatura-de-direito-juris-lex-rubi-ouro-18k

No entanto, o universo do design de joias é intimamente ligado à criatividade e à arte, sendo que alguns símbolos podem ganhar releituras originais, como é o caso do símbolo do parágrafo, muito presente nos textos legais, que se transforma em um padrão gracioso e moderno no aro do Anel de Formatura de Direito Legi.

anel-de-formatura-de-direito-com-rubi

Qual é a pedra do curso de direito?

O rubi é uma das pedras mais valorizadas e desejadas do mundo. Amplamente utilizada para criar joias de beleza única, ela é a gema preciosa que representa o curso de direito. Sempre vermelho e muito raro, o rubi simboliza o dom da palavra, escrita ou falada. Ele também é relacionado à proteção, força e ao entusiasmo. Por carregar este simbolismos, o rubi é a pedra perfeita para representar os futuros bacharéis em direito.

anel-de-formatura-de-rubi-direito

Modelos de anel de formatura de Direito

Buscando criar joias com design moderno e fugir dos antiquados modelos de anéis de formatura disponíveis no mercado, a Poésie desenvolveu uma coleção de anéis de direito com design autoral e exclusivo.

00 anel-de-direito-juris-balanca-ouro-amarelo-rubi

Com um design bastante peculiar e diferente de tudo que você já viu, o Anel de Formatura Juris apresenta um aro vazado com uma padronagem formada por pequeninas balanças de ouro 18k. Essas pequenas balanças abrigam 5 delicados rubis, distribuídos pelo aro.

01 anel-de-direito-juris-balanca-ouro-amarelo-rubi

02 anel-de-formatura-direito-juris-balanca-ouro-branco-rubi

O Anel Juris foi concebido para atender às formandas de direito. No entanto, por ser uma joia robusta e com características neutras, ela costuma agradar também ao público masculino.

01 anel-de-direito-juris-masculino-balanca-ouro-amarelo-rubi

O Anel de Formatura Têmis é um dos modelos mais desejados pelas formandas de direito. A mistura harmônica de traços clássicos com linhas modernas fazem desta joia uma peça atemporal.

03 anel-de-formatura-de-direito-temis-balanca-ouro-amarelo

04 anel-de-formatura-de-direito-temis-balanca

05 anel-de-formatura-de-direito-temis-balanca-ouro-branco

Com 34 diamantes cravados na coroa e no aro, esta joia apresenta um brilho inigualável, que destaca o tom de vermelho profundo do rubi ao centro do anel.

Em seguida, apresentamos o Anel de Formatura Legi, que é indicado para formandas que buscam um anel de direito com design delicado e sofisticado.

06 anel-formatura-direito-feminino-legi-amarelo-rubi-balança

07 anel-formatura-direito-legi-amarelo-rubi-balança

08 anel-formatura-direito-legi-ouro-branco-rubi

O tradicional solitário ganha um design singular através de pequenos detalhes: uma pequena balança abaixo da coroa e o aro formado pelo símbolo do parágrafo adicionam exclusividade a esta magnífica joia.

09 anel-formatura-direito-legi-ouro-branco-rubi

Criado para atender formandas e formandos do curso de direito, o Anel Lex apresenta linhas minimalistas e precisas.

10 anel-formatura-direito-lex-ouro-amarelo-balança

11 anel-formatura-direito-unissex-lex-ouro-amarelo-balança

Com pequenas balanças desenhadas em baixo-relevo, esta joia robusta apresenta cinco pequenos rubis cravados no aro.

12 anel-formatura-direito-masculino-lex-ouro-amarelo-balança

Qual modelo de anel de formatura de direito da Poésie Joias possui o estilo que te agrada mais? Você também pode conferir outras opções de anéis no artigo 10 anéis de formatura de direito para formandas de gosto refinado.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

6 Comentários

Deixe uma resposta