Skip to main content
Anéis de formatura

Qual o símbolo da administração, seu significado e anel do curso?

O símbolo que representa o curso de administração é bastante peculiar, além de ser famoso entre os estudantes da área. No entanto, nem todo mundo conhece a história por trás deste emblema. Neste artigo, vamos explorar a origem e o significado do símbolo, além de apresentar alguns modelos de anel de formatura de administração para profissionais da área.

Qual é o símbolo da administração?

O símbolo do curso de administração é único, pois, ao contrário de muitos cursos que ressignificaram símbolos já existentes, foi criado exclusivamente para a profissão.

simbolo-de-administracao-conselho-federal

Em 1979, o Conselho Federal de Administração promoveu um concurso nacional para a criação de um símbolo que representasse a profissão. Na ocasião, especialistas da área de design, artes e personalidades ligadas aos Conselhos Regionais de Administração foram convocados para compor um corpo de jurados responsável por eleger o melhor símbolo.

O concurso recebeu no total 309 artes gráficas, enviadas de quase todos os estados brasileiros. Na primeira fase de seleção, apenas 40 trabalhos foram escolhidos. No dia 9 de abril de 1980, foram selecionados os 10 finalistas na segunda fase de julgamento.

Segundo o Conselho Federal de Administração, a avaliação final foi bastante acirrada devido às diversas linguagens gráficas, bastante distintas e oriundas de diversas regiões do país. Por fim, o símbolo escolhido foi desenvolvido pelo grupo Oficina de Criação, de Curitiba, Paraná.

Qual significado do símbolo da administração?

Segundo os criadores do símbolo, o quadrado foi o ponto de partida para a concepção do símbolo da administração. Para criá-lo, foi utilizado um papel quadrado, que foi dobrado no seguinte formato:

simbolo-de-administracao-conselho-federal-criacao

O símbolo derivado do quadrado, apresenta 4 flechas em diferentes direções. As flechas laterais, que apontam para o exterior, indicam os caminhos, metas e objetivos almejados pelos profissionais da área de administração.

Já as flechas internas, que apontam para o centro, representam algumas características essenciais para os profissionais da área como a organização, planejamento e a coordenação, a fim de atingir as metas representadas pelas flechas laterais.

simbolo-de-administracao-conselho-federal-significado

A cor escolhida para representar o curso é o azul escuro. Esta tonalidade representa a criatividade, a riqueza e a sabedoria. Portanto, perfeita para representar profissionais que trabalham com atividades relacionadas ao raciocínio, análise e criação, como administradores.

Qual é a pedra do curso de administração?

A pedra escolhida para representar a administração foi a safira azul. Conhecida por ser super resistente, esta gema é famosa pelo tom de azul profundo, de tonalidade levemente arroxeada.

Muito desejada para joias, esta gema também carrega diversos significados. Desde a antiguidade, a safira é relacionada ao intelecto, sabedoria e criatividade. Acreditava-se também que as safiras azuis protegiam seus donos da inveja e do mal.

Modelos de anel de formatura de administração

Segundo o Conselho Federal de Administração, o anel de formatura do curso deverá apresentar o símbolo oficial e a safira azul como elementos principais do anel. Buscando apresentar esses símbolos de maneira exclusiva e moderna, a Poésie desenvolveu os seguintes anéis de formatura de administração.

01 anel-formatura-administracao-strategy-ii-safira-azul

02 anel-formatura-administracao-strategy-ouro-amarelo

03 anel-formatura-administracao-strategy-branco

04 anel-de-formatura-administracao-ouro-branco-strategy

Delicado e com traços únicos, o Anel de Formatura Strategy foi cuidadosamente desenhado pela equipe de criação da Poésie Joias para realçar o símbolo de administração, que é apresentado com acabamento granular no aro do anel. Uma bela safira azul ao centro da joia ganha destaque em uma coroa que projeta a pedra central para fora do aro. Certamente, este modelo irá agradar formandas que preferem joias mais sutis e delicadas.

05 anel-de-formatura-administracao-ouro-amarelo-avant-safiras-diamantes

06 anel-de-formatura-administracao-ouro-branco-avant-safiras-diamantes

No entanto, se a formanda já demonstrou interesse por um anel de formatura de administração feminino com presença, o Anel de Formatura Avant tem todos os atributos para agradá-la. Esta joia combina o brilho dos diamantes com o azul das safiras em uma composição harmoniosa, apresentando o símbolo de administração de uma maneira única.

07 anel-de-formatura-administracao-ouro-amarelo-leader-safira-azul

08 anel-de-formatura-administracao-ouro-amarelo-leader-safiras

Se você está em busca de um anel de formatura com um visual tradicional e que dê o devido destaque ao símbolo da administração, o Anel de Formatura Leader pode ser a escolha perfeita. Desenvolvido para agradar formandas e formandos do curso de administração, o símbolo do curso é cuidadosamente posicionado entre delicadas safiras azuis no aro.

anel-solitario

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

KADU

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta