Anéis de formatura

Um anel de formatura que ela certamente vai usar: 5 dicas para escolher

Por 06/05/2019 Sem comentários

Alguém especial está prestes a se formar e você deu início às buscas de um presente especial? As famílias mais tradicionais logo pensam em um anel de formatura para presentear os formandos de cursos do ensino superior. No entanto, este presente tão tradicional vem, desde a década de 80, perdendo um pouco a relevância para marcar esse momento tão especial. Afinal, qual a razão para essa tendência?

Design dos anéis de formatura não evoluiu

Em um mundo pós revolução que a Apple causou nos designs de produtos, parece que a joalheria tradicional ficou um pouco para trás! Isso está mais do que claro para as novas gerações.

Geralmente, um modelo de anel de formatura tradicional apresenta um formato padrão, trazendo a pedra que representa a profissão e uma plaqueta com o símbolo colocado sobre o aro do anel. Os traços costumam ser um pouco pesados, pouco delicados e, de certa forma, brutos. Ocorre, no entanto, que este “padrão” visual de anéis de formatura ficou ultrapassado demais para representar um momento tão especial.

Por essa razão, não é incomum ouvir histórias em que o formando deixa o anel de formatura bem guardado no fundo da caixa de joias por simplesmente não sentir que a joia o representa, o que não faz nenhum sentido.

Por isso, aqui na Poésie, pensamos todos os modelos com carinho, trazendo designs revolucionários, preparados para carregar a memória desse momento tão especial da carreira de uma pessoa. Todavia, design é apenas um pedaço da equação. Portanto, separamos algumas dicas para escolher um anel que a formanda certamente usará!

Você já sabe qual a pedra do curso?

Antes de começar a procurar modelos de anéis de formatura é importante entender quais os símbolos que representam o curso da formanda. Sem dúvida, um elemento chave é a pedra do curso.

Cada curso é relacionado a uma gema natural específica, que geralmente carrega diversos significados relacionados à profissão que representa.

anel-de-formatura-angitia-saúde-medicina-odontologia-granada-esmeralda

Anel de Formatura de Saúde Angitia I | Anel de Formatura de Odontologia Angitia II

A esmeralda, por exemplo, é uma pedra preciosa relacionada à cura e à proteção. Por essa razão, esta pedra costuma representar os cursos da área da saúde. No entanto, atente-se às exceções: o curso de odontologia, por exemplo, embora seja uma profissão da área da saúde, é representado pela granada.

Também é importante entender que nem sempre existe um consenso sobre qual a pedra oficial de determinados cursos. Um exemplo é o curso de Relações Internacionais. Embora o curso seja tradicionalmente relacionado à safira azul, algumas faculdades utilizam e recomendam o uso do rubi, uma pedra vermelha. Neste caso, é importante confirmar com a pessoa presenteada se ela tem alguma preferência por alguma gema ou cor específica.

aneis-de-noivado-insignia-rubi-florence-safira-anel-de-formatura

Anel Insígnia II-Ru | Anel Florence I-Sa

Além disso, existem casos em que é mais comum trocar a pedra oficial do curso por outra pedra similar com a finalidade de garantir uma joia de formatura mais robusta e resistente. Por exemplo, a pedra oficial do curso de Psicologia é o lápis-lazúli. No entanto, é bastante comum o uso da safira azul em anéis de formatura de psicologia. Isso acontece porque o lápis-lazúli é uma pedra natural relativamente frágil, que não suporta uma grande variação de lapidações e formatos de corte. Assim, buscando garantir um anel com design agradável e com uma estrutura resistente, muitos joalheiros recomendam a troca do lápis-lazúli pela safira azul.

anel-formatura-psicologia-anima-amarelo-safira

Se você ainda não tem certeza qual é a pedra do anel de formatura recomendamos que leia o artigo “Anéis de formatura: descubra qual é a pedra do seu curso“.

Você já sabe o tamanho do aro do anel de formatura?

Aqui na Poésie, muitos pais e familiares chegam decididos a comprar o anel de formatura mais bonito e memorável para presentear seus entes queridos. No entanto, na ansiedade de surpreender quem se ama, muitos acabam esquecendo de confirmar uma informação muito importante: o tamanho do aro.

anel-formatura-de-medicina-mao-direita-dedo-anelar

Para confirmar essa informação, é importante verificar com a pessoa que vai receber o anel de formatura em que dedo ela usará a joia. Embora a tradição indique o uso da joia no dedo anelar esquerdo, algumas formandas optam por utilizar o anel de formatura em outro dedo.

É claro que nem sempre é possível confirmar com a pessoa que irá receber o presente, afinal, em muitos casos, o anel de formatura é um presente surpresa. No artigo “9 métodos para descobrir o tamanho do aro do anel dela“, você encontra diversas dicas de como conseguir essa informação sem estragar a surpresa.

Anel de formatura com ou sem símbolo do curso?

A maioria dos anéis de formatura disponíveis no mercado de joias apresenta o mesmo formato padrão: uma pequena placa com o símbolo do curso colocado sobre o aro do anel. Nem sempre este formato agrada todas as formandas. Em busca de joias com um visual moderno e versátil, muita gente questiona se é o anel, necessariamente, deve apresentar o emblema do curso.

wish-esmeralda-angitia-anel-de-formatura-medicina

Anel de Formatura de Saúde Angitia II | Anel de Noivado Wish II-Es

Nossa experiência indica que a maioria das formandas gostaria de receber um anel de formatura com o símbolo inserido no design da joia. No entanto, desde que faça sentido para o formando, não há problema algum em utilizar um anel de formatura sem os símbolos.

Aqui na Poésie, algumas formandas adquirem nossos anéis com pedras coloridas sem símbolos para serem utilizados como anéis de formatura, pois se identificam mais com um design clássico e atemporal. Entretanto, sempre buscamos criar joias de formatura modernas e exclusivas, que apresentem o símbolo dos cursos de maneira criativa e original. Veja alguns exemplos abaixo:

anel-formatura-veterinaria-ophidia-ii-feminino

03 anel-formatura-biomedicina-feminino-helix-dna

04 anel-de-formatura-de-nutrição-esmeraldas-diamantes-ouro-18k

05 anel-formatura-fisioterapia-kinesis-ouro-18k

06 anel-formatura-administracao-feminina-strategy-ouro-safira-azul

061 anel-formatura-design-de-moda-moulage-amarelo

07 anel-formatura-engenharia-feminino-engrenagem-exacta

Se você quiser se aprofundar no assunto, recomendamos a leitura do seguinte artigo: Posso comprar um anel de formatura sem o símbolo do curso? Inspire-se com estes designs modernos.

Conheça o estilo da formanda

Escolher uma joia para presentear alguém especial nem sempre é uma tarefa simples. Assim como roupas e sapatos, joias também exprimem a personalidade e o estilo de quem as utiliza. Conhecer o estilo da formanda é de grande ajuda na jornada em busca do anel de formatura perfeito.

02 anel-de-formatura-de-direito-feminino-delicado-juris-ii-legis-ii

Anel de Formatura de Direito Juris II | Anel de Formatura de Direito Legi II

Ela usa acessórios mais delicados ou mais robustos? Ela gosta de peças que brilham bastante ou prefere as joias mais discretas? Ela gosta mais de ouro branco ou de ouro amarelo? Ela usa roupas modernas ou tem preferência por peças mais clássicas? Responder esses questionamentos pode ser a chave para descobrir qual modelo de anel de formatura vai agradá-la mais.

Aposte em modelos atemporais

O anel de formatura é uma joia que eterniza um momento muito especial da carreira de um profissional. No entanto, embora ele esteja muito ligado a um evento específico, é importante lembrar que ele será usado por anos e anos e pode até mesmo se tornar uma joia da família.

01 aneis-de-formatura-engenharia-direito-medicina

Anel de Formatura de Direito Têmis II | Anel de Formatura de Engenharia Gear II | Anel de Formatura de Medicina Asclepius II

Com o passar do tempo, nossos gostos e a percepção do que é belo mudam. Portanto, ao escolher o anel de formatura, é importante ter em mente que este anel deve ter um design que sobreviva ao teste do tempo e agrade a formanda ao longo de toda a sua vida. Apostar em modelos atemporais, como o anel solitário, por exemplo, são escolhas seguras que costumam agradar a maioria das mulheres e dificilmente vão “sair de moda”.

Por isso, aqui na Poésie, utilizamos traços clássicos como principal orientação para o design de muitos modelos. A partir dessas linhas tradicionais, trabalhamos detalhes modernos para dar um toque de exclusividade único a cada joia, criando, assim, anéis prontos para registrar eternamente uma das maiores conquistas de sua carreira profissional!

Sucesso!

Procurei muito em várias joalherias um anel que estivesse à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência e com muito orgulho: 'este é o anel mais bonito de todos que já vi'.

Kadu

Ver coleção de anéis

Deixe uma resposta

Compartilhe com um amigo